Olá, pessoal, bem vindos a mais um texto do Demonstre. Aqui nesse post falaremos um pouco sobre reescrita.
Atividades
O termo “reescrita”
O termo “reescrita” deve ser entendido no conceito de escrita como um processo, que é diferente do conceito de escrita como um resultado final apenas. Quando perguntamos “O que é escrever?” Ou “Como a escrita acontece?”, A resposta calma atual se refere ao conceito de talento e inspiração, ou seja, quando alguém tem talento para escrever e alguém tem inspiração para escrever, as pessoas simplesmente escrevem, como um dote divino, etéreo. A outra resposta é mais baseada em pesquisa e afirmou que a escrita é o resultado do trabalho realizado pelo indivíduo, seja na escola ou em diferentes ambientes sociais onde isso acontece.

As teorias que consideram a língua como um fenômeno social possuem a concepção da escrita como um processo, uma forma de interação e ação entre dois sujeitos ou mais, por assim dizer. O trabalho com a língua também existe nas situações de uso oral da linguagem, porém, como não há registros, é na escrita que o processo pedagógico entra.
Como entender o ato de apagar na reescrita
Em termos de pedagogia, a o olhar tradicional para o ato de apagar o que foi escrito imprime um ar de reprovação, porque associa a reescrita com os erros e ignorância do autor. No entanto, a rasura indica as reflexões do autor à língua e a marca no texto escrito. Nessa perspectiva, o apagador pode fazer com que a criança compreenda um pouco mais sobre a linguagem escrita, com suas dúvidas e dificuldades na elaboração do texto.

Embora a reescrita ocorra espontaneamente durante a escrita escolar, é importante entendê-la como parte integrante do ensino da escrita. Como interlocutor privilegiado para os alunos, os professores devem ser incentivados pelo autor e por seus colegas a reescrever o texto. Nesse movimento, reescrever não é apenas corrigir os problemas no texto, mas também reescrever de acordo com as condições do texto: reescrever refere-se a considerar se o texto é adequado para a meta do produtor, do interlocutor e das condições de circulação do texto.
Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre a reescrita
Aproveite e dê uma olhada em mais textos nossos sobre o ato de escrever, experimente esse aqui, um video nosso sobre por que escrever.
Tchauzinho!