A place where you need to follow for what happening in world cup

Poses de yoga para iniciantes

Como utilizar a yoga em sala de aula

0 117

A yoga é um conceito tradicionalmente indiano, trata-se de um conjunto de disciplinas físicas que acredita-se trazerem benefícios para o corpo e a mente. Embora não seja um tratamento médico e não possa ser utilizado como forma de combater doenças, a yoga é sim benéfica para o corpo e por isso mesmo pode ser aplicada em sala de aula.

Vantagens de utilizar a yoga em sala de aula

Tradicionalmente a ioga é utilizada como forma de combater o estresse e ajudar a melhorar o condicionamento físico, em especial a flexibilidade. Embora seja uma disciplina tradicionalmente praticada por adultos, a yoga leva anos para ser dominada e quanto mais cedo for iniciada, melhores são os efeitos benéficos para o corpo.

Quando aplicada em sala de aula a yoga pode ser uma ponte para o aprendizado em diversas disciplinas. A capacidade de concentração e relaxamento ensinada pela yoga podem ser uma forma interessante de melhorar o desempenho dos alunos. Além disso, o aprendizado da yoga como forma de educação física traz um diferencial bem vindo para a disciplina.

Tipos de yoga

Embora a yoga seja um conjunto de conhecimentos, existem diferentes formas de aplicar este conhecimento, por assim dizer, temos diferentes tipos de yoga, cada um dos tipos tem diferenças em filosofia e forma de prática.

Hatha

De acordo com a filosofia tradicional do yoga, existem seis ramos do yoga. “Hatha” significa ioga de sensação ou de movimento. Então, tecnicamente, qualquer ioga em que você move seu corpo é Hatha. (Os outros ramos não são físicos.) Mas no ocidente, quando alguém diz Hatha, significa fluxo lento ou ioga suave.

Vinyasa

Pense em Vinyasa como ioga de uma respiração por movimento. As aulas são organizadas para uma transição suave de uma postura para outra, em coordenação com sua respiração. Os instrutores mudam suas sequências a cada aula para mantê-la atualizada e, frequentemente, tocam música.

Power

Dependendo do instrutor, às vezes power yoga e Vinyasa são exatamente a mesma coisa, é tudo sobre aquele movimento dinâmico e fluido. “Poder”, como um termo de marketing, simplesmente atrai mais o público da academia.

Ashtanga

Alguns consideram Ashtanga a verdadeira forma da yoga, já que é uma das formas mais praticadas e é baseada em ensinamentos antigos. Ashtanga é uma prática fisicamente exigente que sincroniza o movimento com a respiração.

Iyengar

Este estilo de yoga foi desenvolvido pelo proeminente yogue BKS Iyengar. Ele enfatiza o alinhamento adequado e o posicionamento do corpo em cada pose, não o movimento fluido de sequências ou movimentos rápidos.

Kundalini

Kundalini é para aqueles que desejam experimentar o lado espiritual da yoga. É sobre despertar e liberar a energia cósmica que está presa na base da coluna vertebral por meio de uma combinação de movimentos repetitivos rápidos, trabalho de respiração, cânticos (também conhecidos como mantras) e meditação.

Posições de yoga para iniciantes

Trazer a yoga para a sala de aula pode ser divertido e simples, pensando nisso criamos um pequeno guia com algumas posições de yoga que são perfeitas para iniciantes e que vão ser a forma ideal de praticar em grupo e melhorar rapidamente.

Poses de yoga para iniciantes

Vale lembrar que a prática da yoga não deve ser feita sem cuidado, as posições sugeridas neste guia são bem simples, mas é fundamental ter cuidado e fazer um bom aquecimento antes de começar.

Tudo para sala de aula!

Se você gostou de nossas dicas sobre como aplicar a yoga em sala de aula e quer continuar aprendendo cada vez mais com nossas dicas e encontrar material de estudo de qualidade, aproveite para ler um pouco mais de nossos artigos e tenha em mãos tudo para sala de aula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More