Logo no início de qualquer curso na faculdade, é comum você se deparar com a atividade de elaborar o fichamento de um texto, e com isso vem a dúvida de como se faz um fichamento.
Em alguns casos, você irá precisar fichar até mesmo um livro INTEIRO. Por isso, é necessário estar preparado. De imediato, pode parecer complicado, mas hoje daremos algumas dicas para lhe ajudar nesse momento.
Um fichamento pode ser definido como um método de armazenamento e consulta de informações principais. É uma ferramenta muito útil na hora do estudo, pois muitas vezes nos deparamos com a leitura de textos extensos que demandam um tempo muito grande. Nesse caso, o fichamento diminui o tempo empenhado na leitura por concentrar apenas as ideias principais que o autor pretendia passar.
Atividades
Tipos de fichamento
Vamos conhecer primeiro os três tipos de fichamento que possivelmente você irá ter contato na faculdade.
Como se faz um Fichamento: Fichamento por citação
É o mais simples de todos, pois consiste no destaque das passagens mais importantes de um texto/livro. Você deve transcrever exatamente como está no texto em questão, atentando para as normas da ABNT na hora de fazer isso. É interessante que os trechos não tenham mais do que três linhas, pois um fichamento desse tipo costuma prezar por passagens curtas e que repassem perfeitamente a ideia central do autor.
Como se faz um Fichamento: Fichamento por resumo
Consiste em uma transcrição resumida da ideia principal do texto. É muito semelhante a um resumo, entretanto, deve-se atentar sempre para manter o trabalho estruturado como uma ficha, visto que esse é o intuito. Você deve escrever com as suas próprias palavras, tendo a possibilidade de incluir algumas citações que lhe ajudem na construção do texto.