Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre como desenvolver aulas positivas, mantendo sempre a qualidade da relação com a nossa audiência, ou seja, com nossos alunos, através do uso das afirmativas e de aulas ilustradas.
Acontece que no decorrer dos anos em sala de aula, percebi que muitos professores possuem relações conflituosas com suas turmas, que apesar de serem a se debater em particular são muitas vezes oriundos de problemáticas comuns, como a falta de comunicação efetiva e baixo engajamento da turma nas atividades que o professor acredita serem necessárias para o desenvolvimento da classe. Problemas esses que com a absorção de duas técnicas simples, poderiam garantir a evolução da sala de aula para um ambiente menos conflituoso.
A um tempo atrás O segredo fez muito sucesso nas livrarias mundo afora. Nele, boa parte das soluções estavam na mentalização de coisas positivas, sinônimo da famigerada lei da atração. Em parte, eu acredito nessa filosofia, principalmente para você lidar com situações que não pode evitar e imbuir sua vida de pensamentos positivos e agregadores de suas vontades. Entretanto, quando estamos em sala de aula, apenas pensamentos positivos não vão funcionar, afinal, enquanto o professor tem uma mente, existem outras 30 a 45 do outro lado relacionando diversos outros desejos.
Para isso, acredito que dois componentes, retirados dos mais proeminentes professores sem diplomas – vendedores – podem fazer o nosso diferencial e atrair a comunidade. Eles são: Uso constante de afirmativas, em geral positivas e que encorajem seu estudante; e técnicas de apresentação visual do conteúdo, que podem ir muito além do Datashow.
Gerando crenças e lembranças únicas em sala de aula.
Pode parecer estranho, mas lembre-se que eventos acontecem às centenas na nossa vida, e em geral existem muitas coisas mais interessantes e que naturalmente competem com o que ocorre em sala de aula, nos fazendo ter de criar momentos únicos e que realmente chamem a atenção do aluno.
Sendo assim, educar é uma missão desafiadora, que nos faz ter que criar momentos incríveis, e é por isso que essas técnicas fazem tanto sentido. Ser positivo e encorajar seu aluno faz com que ele siga em frente! Que ele tenha vontade de estudar. Que ele sinta que é importante para você. Que ele não desista quando a dificuldade apareça. Trabalhar com ferramentas visuais e encantar os olhos dos nossos alunos é forçar a tese de que podemos sim criar memórias permanentes e que são justamente nas crenças deles que esses elos se fecham.