Pesquisar

A Onda – Resumo do Filme para Professores: confira no Minhas Atividades!

Olá pessoal, tudo bem? Voltamos com a série de filmes para serem aplicados em sala de aula! A ideia desta série de posts é mostrar como alguns filmes podem elucidar questões simples do aluno, além de complementar os estudos em uma ou mais disciplinas.

a-onda-1-4776938

E para começar de maneira intensa, hoje recomeçaremos com o chocante A Onda, filme alemão de 2008 que chocou pela sua temática forte e no contexto no qual está inserido.

Sempre tive problemas para escrever sobre filmes, isso devido aos spoilers.

Lembro que quando era crítico para alguns jornais e sites meus editores sempre puxavam a minha orelha por falar de mais. Isso que tinha liberdade para falar bem ou mal do filme… Bom, vou tentar ser sucinto e escrever pouco e de maneira que gere curiosidade em vocês.

Como os últimos textos que escrevi foram sobre educação, vou manter a linha e apresentar um dos melhores filmes que já vi relacionando experiências pedagógicas a reflexão política e social dos jovens. Ele alimenta o debate sobre ensino do pensamento político ao mesmo tempo que expõe os perigos dos movimentos radicais. Estou falando sobre “A Onda”, filme alemão, lançado em 2011 e que despertou minha curiosidade quando vi o trailer em um cinema da vizinhança.

No filme  um dos alunos de uma turma do ensino médio questiona o motivo de tantas pessoas acompanharem cegamente figuras ditatoriais como Hitler e o professor para responder essa questão decide cria um movimento secreto onde apenas os membros daquela turma poderiam participar. Utilizando do storytelling ele ambienta regras e adiciona comportamentos parecidos com o  que intitula “A Onda”, colocando os alunos como parte de uma sociedade aparentemente utópica e superior às demais.

O desfecho desse grupo é intenso e impactante, e  acaba servindo como um exercício próprio para que os alunos percebam a que nível o populismo e idolatria irracional, ferramentas do nazi-fascismo, fazem a pessoa chegar.

Acredito que ainda que não tenhamos uma postura geral dos corpos docentes quanto às ferramentas de incentivo a cidadania, e que mesmo que o discurso político em sala de aula seja delicado e complexo, é possível fazer os alunos pensarem em maneiras de fazê-los compreender o motivo de determinadas posturas, avaliando os diferentes movimentos e mostrando como posturas extremistas são perigosas para a sociedade.

A Onda é uma excelente referência e com um roteiro fantástico coloca de maneira sutil e impressionante o tema abordado. Super indico!

A Onda – Detalhes Importantes

Baseado em  fatos reais, este filme nos remete a reflexão sobre como podem surgir sistemas totalitaristas, através de um questionamento muito simples: como uma população praticamente inteira foi capaz de apoiar um líder como Hitler?

Confira as informações técnicas dele:

Nome: A ONDA

Ano: 2008

Diretor: Dennis Gansel

Origem: Alemanha

Tipo de filme: Drama

Sinopse: vocês  acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna? Com este questionamento, o Professor Rainer Wenger começa a sua aula sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Ao perceber o envolvimento  e para conseguir a atenção dos alunos, ele propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura, o que ele não esperava é que isso iria além dos limites e com consequências desastrosas.

Reflexões que o filme possibilita

O filme nos faz refletir de como um grupo pode ser manipulado e, o que é pior, que  sistemas ditatoriais possam ressurgir a qualquer momento. O grande cerne do filme é esclarecer aos alunos que aspectos como o preconceito, a abdicação da própria de escolha, e criar uma cultura exclusivista baseada nas dores de uma população, são alguns dos pontos que podem um governo totalitário.

Levantar o debate é uma das melhores formas de se aproveitar o filme. E um detalhe importante: este é recomendado apenas para estudantes do Ensino Médio, cujo nível de maturidade é mais adequado para uma reflexão do material.

O filme serve como base principalmente para entender como surgem e quais são algumas ideologias e sistemas de governo atuais ou  já existentes.

Devemos estudar ainda, os maiores líderes da nossa história, como eles influenciaram beneficamente ou não seu país (Ex. Mandela e Hitler) e a servidão voluntária. Debater a mesma questão que é levantada no filme, se há possibilidade de surgir um sistema de ditadura novamente no Brasil, considerando  o atual cenário econômico e a revolta da população.

Discutir ainda, os métodos pedagógicos adotados pelo professor.

Se você deseja o resumo da ficha do filme para aplicar em sala de aula para os alunos, baixe a versão em PDF, ou nas imagens a seguir.

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Receber novos membros e visitantes com uma dinâmica de boas...

As dinâmicas para catequese tem a função de unir pessoas...

Dinâmica das Transformações Químicas ocorrem quando há alteração na constituição...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Receber novos membros e visitantes com uma dinâmica de boas...

As dinâmicas para catequese tem a função de unir pessoas...

Dinâmica das Transformações Químicas ocorrem quando há alteração na constituição...

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas evangélicas células que com...

A dinâmica sobre Jesus é uma atividade voltada para a...

Mais um ano acabando e o Demonstre trás uma lista...