Uma bela oportunidade para todo professor pode ser encontrada nas chamadas “telonas”. Sim, é isso mesmo!
A 7ª arte tem um poder incrível nos processos formativos, produzidos dentro ou fora da sala de aula. Ela desempenha um papel importantíssimo no trabalho do educador que, cotidianamente, se coloca como mediador no processo de ensino-aprendizagem.
Sabendo disso, preparamos uma lista recheada de dicas para você que está prestes a montar o “açucarado” planejamento de aula. Quer conferir? Ótimo!
Mas, antes, que tal falarmos um pouco sobre o tema desta lista? Os protagonistas de hoje são indivíduos que se dedicam, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos … Os hackers!
Trabalhar hackers em sala de aula tem as suas vantagens: em primeiro lugar, é um tema que alimenta a curiosidade dos adolescentes e, ainda por cima, oferece ao professor condições de abarcar conteúdos variados dentro de um belo debate. Sistema de Computadores, Tecnologia da informação, Seguração de informação, números, histórias.
Professores de diferentes áreas podem e precisam trabalhar este tema que, diga-se de passagem, ainda deixa suas marcas na realidade mundial.
O Demonstre adoraria compartilhar uma atividade que você, professor ou professora, poderá trabalhar com os seus alunos. Vem com a gente.
Já pensou em reunir a turma em grupo? Ao reuni-la, você sentiu que houve uma boa resposta da mesma? Talvez sim, talvez não.
Agora, você já experimentou levá-la na sala de vídeo para uma bela sessão de cinema?
Lá vai uma dica para você: que tal pluralizar as atividades pós-cineminha?
Atividades
Atividades com Filmes sobre hackers
O interessante, antes de se preocupar com o conteúdo do filme, é você se preocupar com a identidade da tua turma e com as suas particularidades. Cada aluno aprende de um jeito e, portanto, nada mais justo do que você propor projetos para que os próprios alunos possam escolher.
Por exemplo: depois da exibição de filmes relacionados a hackers, você pode organizar um debate a ser alimentado por questões pré-elaboradas por você, professor, e por questões levantadas pelos alunos a partir do que eles viram ou não no filme. Gostou da dica?
Lá vai outra. E se você, antes da exibição do filme, resolver introduzir o tema do mesmo? Interessante, não? Isso levantará questões, antes mesmo da tão esperada sessão. Então, com ou sem o debate, você terá “pano pra manga” para explorar o tema de maneira interdisciplinar.
Pensemos numa hipotética divisão do trabalho para filmes sobre hackres:
Nas aulas de Geografia, o professor poderá discutir quais são as regiões que mais sofrem riscos e que são mais afetadas.
Nas aulas de Matemática, o professor poderá fazer um levantamento do número ataques de hackers no mundo. E essa informação poderá ser repassada para os professores de Geografia e de História para que os mesmos possam pensar em questões como: onde foi o começo dos ataques?, em que ano?, que foi?.
Enquanto isso, o professor de Literatura poderá recuperar obras perdidas, de acervos particulares de computadores. Essa recuperação levará o aluno a conhecer um novo mundo: sobre a história dos computadores.
Legal, não é? As possibilidades são infinitas. Então, antes que a gente se perca neste universo, que tal irmos direto aos títulos selecionados?
Filmes sobre hackers: Invasores nenhum sistema está à salvo (2015)
Quem Sou Eu: Nenhum Sistema É Seguro; lançado no Brasil como Os Invasores) é um thriller alemão de 2014 dirigido por Baran bo Odar. Foca em um grupo de hackers de Berlim em sua busca por fama mundial. Foi exibido na seção de Cinema Contemporâneo do Mundo no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2014.
Sinopse filme sobre hackers: Invasores nenhum sistema está à salvo (2015)
Benjamin, um jovem gênio da informática é convidado para se integrar a um subversivo grupo de hackers que procura a atenção por todo o mundo.
Atividade sobre filme de hackers: Invasores nenhum sistema está à salvo
A invasão de sistemas é um crime que ocorre diariamente, com roubo de informações, entre outras, com isso podemos realizar uma atividade de matemática para que os alunos pesquisem na internet a números sobre invasão de sistemas, com essa atividade os alunos podem perceber a quantidade de roubos na internet.
Filmes sobre hackers: Piratas de Computador (1995)
Filme de longa metragem | 14 | 1 hr 45 min | Lançamento: 1995. Por que isso é o máximo?: Uma galera acostumada a brincar com computadores tem que aprender a usar a tecnologia para salvar a própria pele.
Sinopse filme sobre hackers: Piratas de Computador (1995)
Um adolescente conhecido como Zero Cool (Jonny Lee Miller) é uma lenda entre os hackers, pois com apenas 11 anos ele inutilizou 1507 computadores em Wall Street, provocando um caos total no mundo das finanças. Por conta deste ato ele ficou proibido de mexer em um computador até chegar aos 18 anos, mas quando pode retorna aos computadores utilizando agora o codinome Crash Override. Até que se depara com um gigantesco plano que, além de tornar o autor muito rico, pode incriminá-lo. Assim, com a ajuda de seus companheiros, ele tenta salvar sua pele.
Atividade sobre filme de hackers: Piratas de Computador
Nos dias atuais é constante o aumento da tecnologia isso trás coisas boas com o referido tema, podemos realizar uma dinâmica com os alunos, para discutir coisas boas e ruins que tem trazido para as pessoas.
Filmes sobre hackers: A Senha: Swordfish
O mais perigoso espião do planeta tem por missão coagir um hacker que recentemente saiu da prisão a auxiliar no roubo de US$ 9,5 bilhões de dólares em fundos governamentais. Há um mundo oculto por baixo daquilo que chamamos de ciberespaço, que é protegido por firewalls, senhas e os mais avançados sistemas de segurança.
Sinopse filme sobre hackers: A Senha: Swordfish
Depois de ser condenado à prisão por praticar atividades ilegais envolvendo operações tecnológicas do FBI, Stanley Jobson, interpretado por Hugh Jackman, precisa cumprir à risca os termos da liberdade condicional a que foi submetido, que o proíbe inclusive de se aproximar de lojas de eletrônicos. Sem dinheiro, Jobson perde a guarda da filha e é obrigado a ver sua ex-mulher virar atriz pornô. Quando ele menos espera, é convocado pelo agente do governo Gabriel Shear (John Travolta) para participar um grandioso plano que pode lhe render 10 milhões de dólares: o roubo de um banco, onde só se pode entrar usando a senha que leva o nome do filme, “swordfish”.
Atividade sobre filme de hackers: A Senha: Swordfish
Um filme que pode ser passado em sala de aula, para ser trabalhado na disciplina de matemática,
Materiais: quadro da sala de aula.
Passo a passo atividade sobre o filme A senha: swordfish
- Comente com os alunos sobre criação de senha.
- Utilizando probabilidade de combinação de letras e números, coloque 5 questões no quadro sobre criação de senhas usando probabilidade.
- Responda junto aos alunos, assim os alunos vão aprender a calcular probabilidade e como funciona os sistemas de segurança.
Filmes sobre hackers: Hacker Blackhat (2015)
Trata-se, basicamente, de Michael Mann filmando algo que diz respeito à era cibernética; o difícil seria imaginar outra pessoa fazendo isso sem cair no lugar-comum (dito isso: poucos usam o formato digital com tanta propriedade; esse artifício, somado a esse ponto temático, naturalmente que daria poucas chances para que algo de errado pudesse ter acontecido).
Sinopse filme sobre hackers: Hacker Blackhat (2015)
Conhecido por interpretar o personagem da Marvel Thor, Chris Hemsworth faz o papel de Nicholas Hathaway, um gênio do mundo da informática e ex-prisioneiro. Quando recebe a proposta para reduzir a pena em troca de auxiliar no trabalho de investigação de um caso que envolve um hacker que causou danos virtuais terríveis, Nicholas se mete em uma emboscada tramada por um grupo criminoso. Ao longo da trama, ele viaja para Chicago, Los Angeles, Hong Kong e Jacarta, para tentar solucionar o caso.
Atividade sobre filme de hackers: Hacker Blackhat
Com o Filme podemos observar o real valor da informação, com esse filme podemos trabalhar a matéria de geografia.
Materiais: caderno dos alunos.
Passo a passo atividade sobre o filme hacker blackhat
- Converse com os alunos sobre a informação, como é tratada.
- Logo após peça que os aluno faça um texto com base no filme sobre o quanto vale uma informação.
- Depois corrija comente sobre os textos com os alunos.