Atividades
Os principais pontos de O Sol é para todos
Olá pessoal, tudo bem? Já vamos para os pontos principais do livro O sol é para todos – da Haper Lee, mas antes um contexto:
Caso vocês não saibam, sou formado em Letras Inglês, e durante a minha graduação dei grande enfase a literatura, claro que em um contexto da língua inglês e centrado cultura norte americana, inglesa e irlandesa. Pensando que esse é um conteúdo bacana para compartilhar e depois de quase dois anos longe dos estudos literários, decidi retornar e convidei uma das autoras e professoras mais queridas para me ajudar nessa missão, que é a professora Lia Gonzaga.
Juntos, nós vamos trabalhar mensalmente ou bimestralmente em livros da literatura canônica escrevendo para vocês leitores aqui do demonstre fichas de estudos profundas, com apresentação e análises dos livros, indo desde a ficha resumo, até resenha, apresentação dos personagens, identificação de temas e principais assuntos que possam interessar professores e leitores que queiram compreender o assunto ou levar trabalhos para sala de aula.
Pensando no meu gosto, confesso o egoísmo, decidi começar com To kill a Mockingbird, ou, como é mais conhecido aqui no Brasil, O Sol é para todos, da Haper Lee, livro que recentemente ganhou sua continuação, décadas depois, que aqui no Brasil vai se chamar Vá, coloque um vigia, um título melhor encaminhado em relação com o original: To set a watchman, e que já atingiu grande sucesso de vendas.
Embora eu não concorde com o título traduzido, que entrega muito quando a intenção da autora era justamente não entregar nada, devo avisar que todos os textos vão conter spoilers dos livros. Isso porque nossa intenção aqui é montar fichas de estudos e protótipos de artigos, para em seguida encaminhar a versão e-book e assim oferecer para vocês um material bem profissional de análise do conteúdo, afim de permitir que vocês conheçam como pensa de fato um pesquisador da área.
Neste primeiro texto, antes mesmo da resenha do livro, decidimos montar um esqueleto com os principais tópicos do romance, informando desde o título original, onde foi escrito e personagens principais, até tipo de narrador, tipo textual, gênero literário e assim vai. Antes destas informações vou colocar aqui uma lista de tópicos que no decorrer das semanas estarão sendo publicados, afim de fechar o estudo completo:
Lista de estudos sobre O Sol é para todos
Ficha dos Pontos Principais
Apresentação e Resenha
Visão Geral da Trama
Lista de Personagens
Análise dos Personagens Principais
Temas, Recursos & Símbolos
Análise das Principais Citações
Questões para Estudo
Sugestões de Pesquisas e Exercícios
Ficha dos Pontos Principais de O Sol é para todos
Bom, aqui começamos nossa ficha. Neste momento nosso principal interesse é te oferecer uma base detalhada das informações principais do texto. Ela serve tanto para consulta, quanto para apresentações gerais do romance O sol é para todos, e percepções didáticas que vez ou outra um leitor menos experiente ou que simplesmente não possui o treinamento, precisa para atingir seus objetivos.
Peço que por favor você respeite esse material, usando ele com carinho, não para colar, mas como apoio real em seus estudos literários.
Título do Livro
O sol é para todos (Titulo original em inglês: To kill a mockingbird)
Autora
Harper Lee
Gênero Narrativo
Romance
Gênero
Romance Psicológico; Drama social; Drama de Tribunal (court room drams giram em torno da decisão de culpa ou inocência de alguém); Romance típico do sul dos Estados Unidos.
Idioma Original
Inglês
Época e local em que foi escrito
Meados de 1950 em Nova York, no segundo semestre.
Data da primeira publicação
1960
Editor
JB Lippincott
Narradora
Scout – narra a história olhando em retrospectiva.
Ponto de vista da narrativa
Scout narra em primeira pessoa, contando o que viu e ouviu naquela época e enriquecendo a narrativa com sua experiência.
Apesar de ela não ser uma narradora onisciente, ela amadureceu consideravelmente através dos anos e muitas vezes ao fazer comentários ingênuos ela demonstra em seus pensamentos e ações que era apenas uma garotinha.
Na maioria das vezes ela fala de seus pensamentos, mas também dedica um tempo considerável em recontar e analisar os pensamentos e as ações de Jam.
Tom da narrativa
Infantil, bem-humorada, nostálgica, inocente e no decorrer da historia, pesarosa e incrivelmente obscura com forte criticismo social.
Tempo
Passado
Data em que ocorre a Narrativa
1933 a 1935
Local em que acontece a Narrativa
Cidade fictícia de Maycomb no Alabama.
Protagonista
Scout Finch
Conflito central de O sol é para todos
A infância inocente com a qual Scout e Jem começam o romance é ameaçada por numerosos incidentes que expõe o lado ruim da natureza humana. O mais notável é o veredicto de culpado de Tom Robinson no julgamento e a vingança de Bob Ewell. No decorrer da história Scout e Jam lutam para manter a fé na capacidade humana para a bondade sob a ocorrência desses exemplos recorrentes na maldade humana.
Ações Principais
Scout, Jam e Dill se tornam fascinados por seu misterioso vizinho Boo Radley e provocam uma série misteriosos encontros com ele. Nesse meio tempo Atticus concorda em defender um homem negro Tom Robinson contra a acusação de estupro feita por Bob Ewell.
Observando o julgamento Scout e especialmente Jem não conseguem entender como o júri é capaz de condenar Tom Robinson com base nas historias inventadas de Ewell.
Clímax
Apesar da capacidade de Atticus e de sua defesa ardente, o júri decreta Tom Robson culpado. O veredicto força Scout e Jem a confrontar o fato de que a moral que Atticus lhes ensinou não pode ser sempre conciliada com a realidade do mundo e a maldade da natureza humana.
Desfecho Final
Quando é divulgado que Tom Robson foi baleado enquanto tentava escapar da prisão Jem luta para encontrar um termo entre a injustiça do julgamento e o destino de Robinson.
Depois de fazer uma série de ameaças contra Atticus e outros ligado ao julgamento, Bob Ewell ataca Jem e Scout quando eles voltam para casa certa noite, mas Boo Radley salva as crianças e esfaqueia Ewell fatalmente. O xerife sabendo que Boo, assim como Tom Robson, seria incompreendido e condenado em um julgamento protege Boo dizendo que Ewell tropeçou e caiu em sua própria faca. Após sentar e conversar com Scout bravamente, Boo volta a recolher-se em casa e Scout nunca mais volta a o ver novamente.
Temas Principais da Obra
A Coexistência do Bem e do Mal; A Importância da Educação Moral; As Divisões Sociais
Recursos
Detalhes Góticos; Vida de cidade pequena.
Símbolos
Passarinhos; Boo Radley.
Prenúncios
Os elementos góticos da história (o fogo, o cachorro louco) constrói a tensão e a sutileza dos prenúncios. O julgamento de Tom Robinson e sua trágica morte; O aparecimento Burris Ewells na escola; A loucura de Bob Ewell; O presente que Jem e Scout encontram na árvore; A descoberta da bondade do coração de Boo Radley; A ameaça e o comportamento suspeito de Bob Ewell após o julgamento quando ele ataca as crianças.
Bom, é isso, por favor fique atento para novos posts. Prometo que toda semana teremos algo novo e de qualidade sobre Literatura aqui no Demonstre. <3