Para que serve a literatura e o que é?
Entender para que serve a literatura em um país que lê pouco como o Brasil é uma atividade fundamental e urgente.
Saber o papel que essa palavra carrega em uma sociedade que prefere os aparelhos eletrônicos às páginas das obras escritas é um processo necessário para entendermos sobre nosso povo. Você sabe para que serve a literatura? Vamos descobrir!
Atividades
Qual conceito de literatura?
A palavra surgiu há muito tempo, originada do termo em latim “litteratura”, que significa a arte que utiliza a linguagem escrita como forma de manifestação.

Existem diversos conceitos de literatura, um deles é usado quando queremos nos referir a um compilado de textos sobre determinados temas específicos, como: literatura russa, literatura penal, literatura física etc.
Literatura: para que serve?
A literatura serve para emancipar mentes, incentivar a criatividade lúdica, melhorar a escrita pessoal e motivar o pensamento crítico sobre o mundo à nossa volta.

Assim como outras formas de expressões artísticas, a literatura traz consigo uma gama de significados que possuem nas suas entrelinhas diversas ideologias, símbolos e signos linguísticos.
Por que usamos a literatura?
Usar a literatura como forma de expressão artística é uma das infinitas possibilidades de se sentir livre. É um ato de gerar significado em situações, sentimentos, lugares e memórias abstratas. Pois o ser humano precisa da arte para fugir às vezes da realidade, porém a literatura também pode ser usada para representar o cotidiano.
É possível ensinar a literatura?
Ensinar literatura e entender para que ela serve é algo muito discutido hoje dentro das universidades. Ensinar literatura é possível? Sim, porém, é necessário entender onde, como e com qual objetivo final.
Existem barreiras sociais no país que impedem que esse ensino seja acessível para todos. É importante gerar o interesse pelos livros desde muito cedo para que haja uma geração de leitores críticos.
Quais benefícios e vantagens da literatura?
Os maiores benefícios vindos do consumo de literatura é o desenvolvimento das infinitas ligações neurais. Um benefício a longo prazo é saber que em uma idade avançada devido ao hábito contínuo de leitura, as chances de um problema como o alzheimer é 30% menor que nas demais pessoas.
Desenvolver a criatividade
Impulsionar a criatividade é outra vantagem decorrente de se ter o hábito da leitura como um hobbie. A possibilidade de criação de textos e cenários devidos à sua bagagem enquanto leitor é infinita em comparação com quem não lê.
Sair do senso comum
Quando consumimos literatura passamos a ter uma postura diferente para com a nossa realidade. É a forma de nos tornarmos críticos de nossas próprias vidas e do mundo ao nosso redor.
Liberdade
A literatura possui um objetivo central na vida daqueles que passam a desenvolver seu hábito: o de libertação. Libertar-se da visão unidirecional que tendemos a ter desde criança, visto que não somos estimulados desde cedo.
Comece aos poucos, estipule metas fáceis por dia de páginas e veja ao longo do tempo quantas obras literárias você irá devorar.