Para que possamos entender a importância da música na educação infantil, é importante que saibamos qual o seu contexto e seus antecedentes na história do país. Para isso produzi um texto aprofundado para nos debruçarmos e resolvermos diversas questões sobre como a música influencia na aprendizagem.
No início, se torna impossível dizer que existia uma educação musical, já que o objetivo da educação infantil na época, era meramente assistencialista. As crianças de baixa renda, em 1899, tiveram acesso ao acolhimento delas, quando possuíam a faixa etária de 0 a 6 anos.
Desse modo, a música entrava somente como uma ferramenta para controlar e integrar os alunos na sala de aula, tendo pouca ou praticamente nenhuma perspectiva pedagógica.
Somente coma criação da LDBEN no ano de 1996, com a lei n° 9.394 que o ensino de artes incluindo a música ganhou uma nova visão. O Art. 26 diz o seguinte: “componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma que promova desenvolvimento cultural dos alunos”.
E para reforçar essa ideia, surge em 1998, criado pelo MEC (Ministério da Educação), o RCNEI – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, ele orienta de forma metodológica, o ensino da música na educação infantil, trabalhando assim com a criança a interpretação, improvisação e a composição, contribuindo para o aprendizado e a distinção do silêncio e do som, além das estruturas da organização musical.
Como o RCNEI mudou a visão do professor para a música na educação infantil
O RCNEI, aponta para o professor de forma clara, a importância da música para a educação infantil, ele traz orientações, bem como os objetivos e quais os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
O documento trata a música como uma linguagem e área de conhecimento, e que o estudo dela, possui características e estruturas próprias, por exemplo, a produção, apreciação e a reflexão.
É possível encontrar ainda nesse documento, orientações que são referentes aos conteúdos a serem trabalhados no âmbito musical. O RCNEI o divide em dois blocos: o fazer musical, que ele apresenta como o ato da improvisação, composição e interpretação da música; e a apreciação musical, como uma reflexão da música.
Desse modo podemos concluir que o documento busca a inovação da metodologia da educação musical na educação infantil, fugindo de paradigmas pré-definidos.
A criação do RCNEI foi muito importante para o desenvolvimento da música na educação infantil. Ela deixou de ser usada somente para “matar o tempo” ou manter as crianças ocupadas, e passou a ser uma propriedade pedagógica.
A música se torna fundamental para o desenvolvimento da inteligência e para a interação social da criança com o meio onde ela está inserida, bem como a sua harmonia pessoal.
E mesmo com toda essa inovação é preciso refletir a respeito de como se pode trabalhar a música na educação infantil de forma motivadora, sempre buscando inovações.