Não há no mundo quem não goste de brinquedos musicais, certo? Afinal, é através desses itens que se pode trabalhar com sons variados como as canções de ninar, além de auxiliar na imaginação, criatividade e coordenação motora fina das crianças.
Muitas pesquisas já foram realizadas sobre esse assunto e todas comprovam que são muitos os benefícios, tanto no desenvolvimento motor, quanto cognitivo e social das crianças. Os ensinamentos podem ser feitos por meio de aulas de musicalização ou apresentando e oferecendo brinquedos musicais para elas.
Atividades
Musicalização na infância com brinquedos musicais: vantagens
As principais vantagens de inserir a musicalização para as crianças é que, a capacidade de concentração aumenta por meio dessa prática, a dicção e a articulação da fala são aperfeiçoadas e as habilidades sociais e afetivas são melhor desenvolvidas.
Como as crianças precisam ouvir para aprender, o desenvolvimento da escuta e da atenção também é favorecido por meio das aulas de musicalização. Além disso, o senso rítmico e de coletividade também são aprimorados por meio da música.
Brinquedos musicais infantis
Nós já explicamos neste post sobre a importância de oferecer brinquedos educativos para as crianças. Além dos jogos, bonecas de pano, blocos de montar e móbiles, os brinquedos musicais infantis são opções excelentes para despertar a criatividade dos pequenos.
Existem diversos tipos de instrumentos que podem ser entregues às crianças e é uma das principais maneiras de trabalhar a criatividade e coordenação motora fina. Entenda quais são aplicar esse tipo de ludicidade aos pequenos:
- Pandeiros;
- Xilofones;
- Flautas;
- Triângulos;
- Violinhas;
- Chocalhos;
- Tambores.
Estimular a descoberta de novas sonoridades ajuda a mudar a percepção de mundo das crianças. Existem alguns brinquedos parecidos com teclados que produzem sons de diversos tipos, desde músicas até sons de animais. O estímulo a sonoridade irá ajudar a criança a associar os sons com o que eles representam.
Composição com brinquedos musicais
Os brinquedos musicais infantis podem ser feitos de diversos materiais, como plástico, tecidos, madeira, vinil e pelúcia. A vantagem de comprar instrumentos musicais infantis em madeira é que eles são atóxicos e mais resistentes, ou seja, duram mais tempo do que os brinquedos de outros materiais.
É importante observar com atenção a classificação indicativa do brinquedo, estar sempre atento se ele não possui pequenas peças que podem soltar ou quebrar e acabar sendo engolidas pela criança.
Canções de ninar, cantigas de roda e as músicas que eram sucessos na sua fita K7 (ou ainda são na playlist) são relembradas com nostalgia e, muitas vezes, deixadas como herança simbólica para as crianças. Mas, tão importante quanto as músicas em si, é a musicalização na infância.