Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Sou professor a 8 anos, e desde que assumi a profissão, sempre tive contato com alunos especiais. Embora o meu maior contato seja com alunos com deficiência mental, faz 3 anos que dou aula para uma pequena chamada Vivi. Ela não consegue andar e depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Desde que me deparei com a situação de Vivi, me preocupei em estudar o assunto e fiquei muito mais atento ao ambiente. Acontece que nem as escolas são adaptadas, e muito menos o resto da comunidade.
Um dos maiores instrumentos para me colocar nos olhos de minha aluna, além do diálogo, foram os filmes. E fazia um tempo que queria relacionar eles aqui para passar para vocês. Eis que recebi pelo whatsapp, de uma leitora, uma lista de filmes, divididos por categorias de deficiência. Achei o máximo e decidi trabalhar mais o material, neste post especificamente filmes para deficientes físicos, para que os professores que acompanham o Demonstre e nossa lista de filmes tivessem um material mais completo para que pudessem levar estes filmes para sala de aula.
No decorrer de minhas pesquisas, descobri que o material encaminha pela leitora era do site atividadeparaeducacaoespecial, que oferece muito material para o trabalho com deficientes. Vale conferir pessoal.
Atividades
Filmes que debatem Deficiências Físicas
A lista tem 20 filmes com protagonistas com deficiências físicas das mais variadas. Não precisamos nos limitar aos 20 filmes. Por favor indique outros pelo e-mail: felipobellini@demonstre.com ou aqui pelo comentários, para que eu possa aprofundar este post. Podem contar com muito mais articulações neste post em DESENVOLVIMENTO!
Ferrugem e Osso – De rouille et d’os
Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.
Para saber mais, leia a ótima crítica do Bruno Carmelo no Adoro Cinema!
Espíritos Indômitos – “TheMen”
Ken Wilcheck (Marlon Brando) é um ex-combatente que ficou paraplégico. Ele tenta se adaptar à vida civil, mas, assim como seus companheiros que também ficaram paralíticos, se sente marginalizado, apesar de ser apoiado por Ellen (Teresa Wright), sua noiva.
Veja a ótima resenha e seleção de fotos do blog O cinema Antigo, escrito por Jefferson Vendreme aqui!
Amargo Regresso – Coming Home
Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.
Confira a ótima resenha sobre o filme Amargo regresso no blog O blog do JJ escrito por Jorge Cruz Jr, aqui.
Carne trêmula – Carne Trémula
Este drama de Almodóvar mostra como muitas vidas mudam por causa de um único tiro. Começando em 1970, quando uma prostituta (Penélope Cruz) dá a luz seu filho Victor, a história salta para uma Madri contemporânea. É em cima de Victor Plaza que tudo se desenvolve, quando este se envolve numa confusão na casa de Elena (Francesca Néri), a quem conhecera dias antes. A polícia aparece por lá, um revólver dispara acidentalmente e Victor amarga sete anos na cadeia, onde arma a mais doce das vinganças. Culpa, arrependimento e redenção num thriller sensualíssimo. Adaptado do livro de Ruth Rendell.
Leia a ótima resenha sobre o filme A carne trêmula no blog A quinta essência escrita por Danilo, aqui.
Feliz ano velho
A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.
Leia o ótimo artigo sobre o filme Feliz ano velho no site Contemporânea da UERJ escrito pelo Marcio Alves de Albuquerque, aqui.
Nascido em 4 de Julho – Born on the Fourth of July
Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.
Confira a resenha do blog Internacional Amazônia escrita por Danilo Ebúrneo, aqui!
Você pode comprar o DVD do filme Nascido em 4 de julho aqui!
O óleo de Lorenzo – Lorenzo’s Oil
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Confira essa ótima resenha desenvolvida por Sandra Silva e indexada no site EBAH!
O Homem Elefante
John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.
A professora Danúbia fez uma excelente resenha para o blog de psicologia da faculdade IENH. Confira clicando aqui!
The Other Side of the Mountain – Uma janela para o céu (Parte 1 e 2)
Baseado na história real de Jill Kinmont, trata-se de história passada em 1955, quando a jovem Jill, então com 18 anos de idade, revela-se um enorme talento para o esqui e aposta certa para vencer os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece uma fatalidade: Jill por pouco não perde a vida após uma queda brutal na neve, mas fica paralisada do pescoço para baixo. Ainda que esteja impedida de praticar esportes para sempre, Jill agora tem uma outra batalha: viver e conviver com sua deficiência. Para isso ela vai contar com a ajuda de amigos, dos pais e parentes.
A colaboradora do Café com Vícios, Gabriela Santa’Anna, escreveu uma ótima resenha sobre Uma Janela para o Céu. Vale muito a pena ler!