Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades para o Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

0 1

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Internacional das Florestas, vamos lá?

Atividades para o Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados “espaços verdes”.

As florestas são apelidadas de “pulmão do mundo”, e não é a toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese – processo de produção de oxigênio a partir da absorvição de dióxido de carbono (CO2).

No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta amazônica.

O que é o Dia Internacional das Florestas?

O dia Internacional das Florestas compõe uma séria de atividades do mês de março que apresenta temáticas ecológicas e de preservação. Esta data é uma forma de abordar o tema natureza, onde o aluno poderá conhecer mais sobre as florestas no Brasil. Acreditamos que introduzir os alunos desde cedo à educação ambiental auxilia na construção de cidadãos mais conscientes. Além disso, ao trazer para os alunos temas como esse de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Nesta atividade, sugerimos o trabalho com material reciclável, onde o lado artístico e criativo do aluno será estimulado, com ênfase no cuidado às florestas. Disciplinas como português, ciências, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

21 de março – Dia Internacional das Florestas

Atividades introdutórias sobre o Dia Internacional das Florestas – 21 de Março

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito FLORESTAS. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre o tema e tudo o que gostariam de aprender.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída um pouco sobre as florestas e como as crianças podem ajudar a proteger as florestas do Brasil e do mundo. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

Atividade de Leitura para o Dia Internacional das Florestas

Para a atividade de leitura os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre os tipos de floresta no Brasil, proteção ambiental e preservação poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita em um parque para observar a natureza e como as pessoas cuidam daquele local. O contato direto do aluno com espaço ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

Atividades para o dia internacional das florestas – 21 de março

Atividade de Produção textual para o Dia Internacional das Florestas – Gênero Lista de Materiais

Nesta atividade os alunos deverão fazer uma lista dos materiais que estão na natureza e podem poluí-la de alguma maneira: como garrafas plásticas, vidro e caixas. Depois, o professor organizará uma coleta com os alunos de todos os materiais na escola que podem ser reciclados. Com esses materiais, os alunos deverão criar novos objetos e usar a criatividade e conhecimento adquirido para reciclar. Assim, em grupos, os estudantes deverão criar uma produção baseada em reciclagem. O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos.

Atividade de Avaliação para o Dia Internacional das Florestas

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar a produção baseada em reciclagem no pátio da escola, introduzindo aos seus colegas e professores o dia Internacional das Florestas. Um cartaz grande com o nome “Dia das Florestas” poderá chamar a atenção do público da escola.

Sugerimos a aplicação da ferramenta de avaliação das estrelas. Os alunos serão convidados a apontar quantas estrelas a atividade merece (de 0 a 5).  Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-4152823-2920084

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-7161324-7415439

Fim das Atividades para o Dia Internacional das Florestas

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Leave A Reply

Your email address will not be published.