Como trabalhar atividades do alfabeto com crianças pequenas?

0
Avalie este artigo!

Para trabalhar atividades do alfabeto, você precisa ter organização no seu roteiro de aulas para conseguir ensinar os seus alunos adequadamente, tudo sobre as letras, as formas, maneiras de escrever, além de apresentar a sonorização que cada palavra apresenta quando pronunciada.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Se você faz um planejamento completo, sabe o quão importante é mantê-lo bem organizado para as aulas ocorrerem organizadamente. É a melhor maneira de ensinar as crianças e fazê-las aprenderem o que precisam, sem ficarem confusas ou apresentarem dificuldades.

O que contém no alfabeto?

O alfabeto é o conjunto de letras que ajudam a formar diversos tipos de palavras, que apresentam sons e possuem ordens que devem ser seguidas para fazerem sentidos no momento que forem escritas, sendo o início do estudo das crianças perante a língua portuguesa.

Além disso, para trabalhar atividades do alfabeto, você precisa ensinar ao aluno não apenas as letras e as formas, mas a maneira adequada de pronunciá-las e palavras que existem com todos aqueles conjuntos de letras, usando exemplos didáticos para facilitar o estudo dos pequenos.

Como trabalhar com o alfabeto?

Procure trabalhar mais com brincadeiras do alfabeto, em que você deve dizer uma letra e pedir que as crianças digam palavras que com a inicial. As crianças, conforme forem falando, começam a memorizar adequadamente a forma correta de falar, errando menos, além de aumentar o vocabulário.

Você pode trabalhar atividades do alfabeto com músicas, uma das formas mais divertidas de ensinar os pequenos. O processo de repetição é um dos mais comuns na faixa-etária de 2 a 7 anos, além de ajudar a criança fortalecer a forma como falam, melhorando a dicção integralmente.

inserir um subtitulo
Como trabalhar atividades do alfabeto com crianças pequenas? 3

Vale ressaltar que você pode fazer jogos com as crianças em sala de aula, como o jogo da forca ou caça-palavras mais simples. Não é necessário trabalhar atividades do alfabeto com tanta dificuldade, pois atrapalha no estudo dos pequenos.

Quais atividades ajudam as crianças aprenderem o alfabeto?

Uma forma muito interessante de trabalhar com as atividades, é mostrar aos alunos todas as formas do alfabeto, usando o famoso E.V.A. Este é um material de textura macia, colorido, fácil de recortar e diverte as crianças que estão na inserção do alfabeto.

Além disso, você pode trabalhar atividades do alfabeto com murais, ou seja, imprimir figuras de todas as letras e usar imagens que ajudem a representar cada uma das vogais e consoantes, possibilitando que as crianças liguem a zebra ao Z e saibam a diferença de “S” e “Z”.

Onde encontrar excelentes atividades do alfabeto?

O Minhas Atividades tem uma equipe de qualidade, responsável por desenvolver diversos materiais excelentes para você usar em sala de aula com as crianças. Não há forma mais agradável de divertir as crianças e ensiná-las ao mesmo tempo, do que com os nossos cadernos, disponíveis a seguir:

  • Alfabeto minúsculo na prática: já pensou em trabalhar com barbantes para ensinar as crianças? Com o nosso material, o seu aluno aprende as letras e ainda desenvolve mais a motricidade fina;
  • Alfabeto maiúsculo na prática: desta vez, as crianças precisam trabalhar os barbantes e colar diretamente nas letrinhas de A-Z;
  • Letras cursivas para cobrir: nesta atividade, o seu aluno tem mais de 20 páginas para trabalhar a cobertura dos pontilhados de todas as letrinhas alfabéticas, usando lápis sextavado;
  • Letra D para aprender: a letrinha D possui um formato bem diferente e, você sabia que as crianças costumam escrevê-la invertida? Pensando nisso, preparamos um caderno super legal;
  • Super atividades de português: chegou o momento de ensinar as crianças aprender o alfabeto e outros conteúdos e você não encontra o que precisa? O Minhas Atividades tem o que você necessita para ensinar os pequenos;
  • Quebra-cabeça do alfabeto: para ajudar na concentração e observação, temos um caderno de quebra-cabeças para ajudar no reconhecimento e montagem das letras;
  • Alfabeto para praticar: a prática leva à perfeição, portanto, ensine seus alunos a estudarem as letrinhas e escreverem, observando também as figuras;
  • Caligrafia com alfabeto maiúsculo e minúsculo: as crianças precisam escrever as letras com ajuda de um excelente lápis de escrever, em que fazem de A-Z em tamanho grande e pequeno;
  • Bingo do alfabeto: é muito comum jogarmos com o bingo de números e você já pensou em usar um conteúdo alfabético? O Minhas Atividades preparou o material exclusivamente para você usar em classe com seus alunos;
  • Recorte e cole do alfabeto: trabalhar com artes é fundamental e temos um caderno exclusivo para você usar na escola com as crianças, fazendo-as recortarem as figuras e aprenderem ao mesmo tempo.

Com os cadernos do Minhas Atividades, as crianças estudam sobre vários temas, desenvolvem também a motricidade, memorização, concentração e observação. Características cruciais para os pequenos chegarem nas próximas séries totalmente desenvolvidos.

Quais materiais usar nas atividades?

Dentre os principais e mais recomendados materiais, há lápis de escrever sextavado, borracha, tesoura, barbante, tinta guache e lápis de cor para fazer a pintura das figuras alfabéticas, se houver a necessidade. Lembre de manter os materiais disponíveis para as crianças usarem quando for preciso.

inserir um subtitulo 1
Como trabalhar atividades do alfabeto com crianças pequenas? 4

Todos os conteúdos do Minhas Atividades são feitos especialmente para ajudar seu aluno entender o que significa a letra A, quais palavras ela comporta e como escrevê-la adequadamente. Por esta razão, é que temos cadernos de caligrafia para usar regularmente.

Qual a idade recomendada para aprender o alfabeto?

Crianças de três anos em diante precisam estudar o alfabeto regularmente, e não há forma mais divertida do que trabalhar atividades do alfabeto com brincadeiras, músicas, jogos, pinturas, vídeos, desenhos e aulas de artes.

Vale ressaltar que não existe forma mais divertida e intuitiva de ensinar este conteúdo, do que apresentar os nossos cadernos. Temos muitas opções incríveis, completas, de alta qualidade e preparadas especialmente para as crianças aprenderem com menos dificuldades.

Se você gostou de nossas atividades para trabalhar de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino? Fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar. Acompanhe-nos também pelo Instagram!

Deixe um comentário