Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades para o dia 04 de Janeiro

0 1

Dia Nacional de Abreugrafia – 04 de janeiro

A data homenageia a criação da técnica que permite a impressão de imagens de radiográficas em papéis fotográficos. A técnica foi criada pelo médico brasileiro Manoel Dias de Abreu, origem do nome atribuído a data. Esse procedimento médico foi responsável por possibilitar o correto diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração.

female-chest-x-ray_1101-452-4611231-8265404-5322961

Origem do dia da Abreugrafia – 04 de janeiro

A data foi oficializada pelo presidente Juscelino Kubitschek por meio do Decreto número 42.984 de outubro de 1958, sendo comemorada desde então.

Sugestões de Atividades para o dia da Abreugrafia

Para comemorar em família que tal conhecer a vida do médico Manuel Dias de Abreu. Faça uma pesquisa junto aos seus filhos e familiares, ou programe uma ida a um museu local. Na escola é um bom momento para tratar do assunto nas aulas de ciências, conhecer a biografia do seu criador e as contribuições médico-científicas da técnica por ele criada. No final os alunos podem fazer uma redação ou um desenho temático expressando o que aprenderam!

Dia Mundial do Braile – 04 de janeiro

O método de leitura e escrita em Braile permite as pessoas com deficiência visual o acesso ao conhecimento, sendo uma das principais formas de educação e fonte de aprendizado para os cegos. Tente imaginar viver uma vida toda sem o sentido da visão, difícil, não é mesmo? Agora imagine toda a vasta gama de informações e conhecimentos aos quais estas pessoas estariam privadas se o método Braile não existisse.

25259941-8237470-1949045-4600209

Origem do dia Mundial do Braile – 04 de janeiro

A data marca o nascimento de Louis Braile, que criou o sistema de escrita e leitura para deficientes visuais, o qual ficou conhecido como Método Braile em sua homenagem. Cego desde os três anos, Braile conseguiu formular, aos 20 anos de idade, um alfabeto produzido através da combinação de seis pontos em diferentes posições. O método ficou famoso em todo o mundo até tornar-se a forma oficial de leitura e escrita para os deficientes visuais.

Sugestões de Atividades para o dia Mundial do Braile

A melhor sugestão de atividade para este dia, tanto para famílias quanto para a escola, é dedicar um tempo para aprender o básico sobre como o Braile funciona. O Braille é formado ao todo por 64 sinais, gravados em papel em relevo e arranjados em duas filas verticais justapostas, como uma pedrinha de dominó.

A leitura do braile é feita da esquerda para a direita. Se você é professor pode levar um material em Braile para seus alunos conhecerem, e se a há um deficiente visual incluso na sua turma, vocês podem ser organizar para presenteá-lo com uma lembrança temática neste dia.

Leave A Reply

Your email address will not be published.