Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades 05 de Fevereiro

0 3

Dia do Datiloscopista – 05 de fevereiro

Também conhecido como Papiloscopista, esse profissional é especializado em impressões digitais, ou seja, através da coleta e análise das papilas dérmicas (saliências presentes na pele) e das impressões digitais presentes nos dedos das mãos e dos pés, o datiloscopista pode determinar a identidade das pessoas, é o que especialmente útil em investigações criminais.

dia-do-datiloscopista-1960553-7764854-7721198

Origem do Dia do Datiloscopista – 05 de fevereiro

A data foi instituída pelo decreto nº 52.871, de 20 de novembro de 1963 pelo então presidente João Goulart. O dia foi escolhido em homenagem a data de publicação do decreto nº 4.764, de 5 de fevereiro, o qual oficializou no Brasil o uso do sistema datiloscópico.

Sugestão de Atividade para o Dia do Datiloscopista

Aproveite a data para conhecer mais sobre essa profissão. Faça uma pesquisa. Poucas pessoas conhecem o trabalho do datiloscopista, você conhecia?

Como atividade escolar que tal apresentar essa profissão para as crianças? Você pode aproveitar também para discutir com elas sobre impressões digitais, o que são e porque são únicas em cada pessoa. Para terminar, leve tinta guache colorida e folhas sulfite brancas, peça paras crianças imprimirem suas impressões e faça um mural temático, seus alunos vão se divertir e aprender.

Ano Novo Chinês – 05 de fevereiro

Se você já leu nosso primeiro artigo sobre as datas comemorativas, então já sabe que nem todos os povos comemoram o ano novo em 01 de janeiro, se você ainda não leu, sem problemas, nós te contamos aqui. Muitos povos desde a Antiguidade comemoram o ano novo em datas diferentes, e alguns ainda mantém esse costume, esse é o caso dos chineses, que o fazem na primeira lua nova do ano, a qual ocorre usualmente entre final de janeiro e inicio de fevereiro.

Além da China, outros povos do oriente que seguem o calendário chinês também comemoram o Ano Novo nesta mesma data.

lion-dance_23-2148039296-6427314-4677666-3964691

Origem do Ano Novo Chinês – 05 de fevereiro

Em 2019 a primeira lua nova cai no dia 05 de fevereiro, por isso o Ano Novo Chinês comemora-se esse ano nesta data. A festa é comemorada com troca de presentes, eventos de rua com desfiles em roupas tradicionais e danças folclóricas para afastar os maus espíritos, shows de fogos de artifícios, muita música, feiras, bebidas e comidas tradicionais.

Sugestões de Atividade para o Ano Novo Chinês

Você não precisa ser chinês para conhecer mais sobre essa cultura milenar. Nesse dia aproveite para pesquisar sobre o Ano Novo Chinês, conheça o significado dessa tradição e expanda seus horizontes.

Na escola o momento também pode ser aproveitado. Leve um vídeo sobre o Ano Chinês e apresente o universo de uma nova cultura aos seus alunos. Depois, disponibilize para as crianças cartolinas coloridas, papel crepom colorido e cola, divida os alunos em grupos e peça para que eles confeccionem um dragão colorido de papel, elemento comum das tradicionais comemorações do Ano Novo Chinês.

Dia Nacional da Mamografia – 05 de fevereiro

A mamografia é um exame muito importante para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, um dos canceres mais perigosos e que mais vitimam fatalmente as mulheres em todo o mundo. A data visa sensibilizar as mulheres para a importância de fazerem o exame para detecção precoce da doença.

beautiful-woman-breast-examination-by-herself-bse-breast-cancer-awareness-bse_1150-7640-8176542-5290862-1452864

Origem do Dia Nacional da Mamografia – 05 de fevereiro

Foi instituído pela Lei a nº 11.695, de 12 de junho de 2008, criada pela Senadora Maria do Rosário (PT-RS).

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional da Mamografia

Se você é mulher faça o auto exame das mamas e se notar qualquer alteração procure um médico. Incentive também as outras mulheres de seu circulo familiar e amigas a fazerem. Se você é homem incentive sua esposa, filhas e outras mulheres de sua família a fazerem o exame.

Na escola a data pode ser aproveitada como forma de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção do câncer. Leve um pequeno texto explicativo sobre a mamografia e o câncer de mama, faça a leitura com sua turma e peça para que os alunos colem no caderno. Você também pode incentivar suas colegas docentes a fazerem o exame.

Leave A Reply

Your email address will not be published.