Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades 01 de Março

0 3

Aniversário do Rio de Janeiro – 01 de março

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo. Internacionalmente conhecida por suas atrações naturais, especialmente suas praias, e também pelo carnaval, a cidade atrai anualmente milhares de turistas. Neste dia a prefeitura local promove muitas atividades públicas, incluindo shows ao vivo, exposições e atividades culturais.

sugarloaf-mountain-landmark-rio-de-janeiro-view-from-corcovado-hill-brazil_76000-111-3186733-2235012-9567089

Origem do Aniversário do Rio de Janeiro – 01 de março

A data celebra a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro ocorrida em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá.

Sugestão de Atividade para o Aniversário do Rio de Janeiro

Se você mora na capital carioca ou em cidades próximas pode levar sua família e as crianças para participar das atividades comemorativas da cidade, há várias atividades culturais voltadas para todas as idades. Na escola o tema também pode ser trabalhado. Se você for professor de história não deixe de trabalhar com seus alunos a ocasião histórica da fundação da cidade.

Você também pode pedir aos estudantes que façam um desenho da cidade do Rio de Janeiro destacando o que eles consideram como principal símbolo da cidade. Ou se preferir, peça para que escrevam um poema homenageando o aniversário da capital carioca.

Dia Mundial da Oração – 01 de março

Este dia não se destina a celebrar uma religião em específico, mas sim a homenagear a crença na oração como forma de conexão com o divino. A data é celebrada por mais 170 países para promover as trocas de experiências religiosas entre diferentes povos e também para promoção de ações missionárias.

silhouette-muslim-woman-praying_23-2147794139-9465850-6535641-1015051

Origem do Dia Mundial da Oração – 01 de março

Esta no século XIX com um grupo de mulheres cristãs oriundas dos Estados Unidos e do Canadá com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância das orações e também para promover ações efetivas no auxílio a causas sociais, como a caridade. A data cresceu em importância e se espalhou para outras nações, passando a ser celerada no Brasil em 1938 com um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial da Oração

Neste dia faça uma oração pela proteção da sua família e de todos a quem você ama. Lembre-se, não importa qual a sua religião, mas sim que você tenha fé.

Na escola o momento pode ser aproveitado para incentivar os valores de solidariedade e fraternidade. Peça para as crianças escreverem uma carta aberta com o tema “como eu posso tornar o mundo melhor com pequenas ações todos os dias”. No final socialize as produções com a turma.

Dia Mundial de Zero Discriminação – 01 de março

A data visa promover conscientização social sobre o problema da discriminação, incentivando cada pessoa a refletir sobre como pode fazer a sua parte para tornar a sociedade mais justa. No Brasil e no mundo a discriminação, seja por cor, etnia, religião, opção sexual etc., ainda é um problema grave, que causa sofrimento psicológico, emocional a muitas pessoas e gera inclusive atitudes violentas de agressão contra as vítimas.

white-paper-dolls-circle_23-2148144467-7875301-7162269-2092574

Origem do Dia Mundial de Zero Discriminação – 01 de março

A data foi criada em 2013, através de uma campanha promovida pelo programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS, a qual foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU, sendo celebrada e promovida pela ONU e UNAIDS desde então.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial de Zero Discriminação

Neste dia reflita sobre suas atitudes, converse com sua família, especialmente as crianças, sobre a importância dos valores do respeito e da tolerância para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Na escola a data também pode ser aproveitada para o mesmo propósito. Reúna as crianças em grupos e peça para que façam um cartaz com frases, imagens, desenhos, a escolha do grupo, com o tema “somos todos iguais, diga não ao preconceito e a discriminação”.

Leave A Reply

Your email address will not be published.