Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de observar algumas coisas, com base no uso de experimentos químicos, e nesse post vamos trabalhar com o “Representação das transformações químicas”.
Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas químicas, que demonstram como estão se sentindo e observando as coisas.
Atividades
Representação das transformações químicas
A representação da transformações químicas é feita de diversas maneiras e por diversos elementos que compõe a química.
Em algumas transformações somente o estado ou a agregação do material são alterados, caracterizando uma transformação física da matéria.
Fórmulas químicas
Fórmula química é uma representação gráfica de um composto químico e representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula.
É o modo abreviado para representar as reações químicas por símbolos químicos.
Formula molecular
A fórmula química sendo uma representação de um composto químico pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa. Por exemplo a fórmula da água H2O. Nesta fórmula aparecem letras e número. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. O número subscrito é chamado de índice e indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula.
Vídeo sobre Fórmulas químicas:
Balanceamento de equações químicas
O balanceamento de equações químicas consiste em ajustar os coeficientes estequiométricos de modo que o número de átomos de cada elemento na equação química seja conservado.
Isto é, o número de átomos de um determinado elemento é o mesmo no reagente e no produto.
Métodos de balanceamento
Consiste na escolha de números arbitrários para os coeficientes estequiométricos. Assim, apesar de mais simples, pode se tornar a forma mais trabalhosa de balancear uma equação.
Vídeo sobre Balanceamento de equações químicas:
Aspectos quantitativos das transformações químicas
Química, como ciência, procura explicar os fatos observáveis, então, foram apresentados modelos explicativos para se poder compreender tais fatos, ampliando seus conhecimentos e sua visão do mundo físico.
Dessa forma, você tem mais subsídios para se posicionar diante de novas situações. Quanto ao aspecto das massas de reagentes e produtos numa transformação química, você sabe estabelecer relações entre elas, através das leis de Lavoisier e Proust.
Diversos aspectos quantitativos
O trabalho com os aspectos quantitativos, isto é, com as concentrações das soluções, envolve o conhecimento de diversos aspectos: Massa do soluto Massa do solvente Massa da solução (é a soma entre a massa do soluto e a massa do solvente) Volume do soluto Volume do solvente Volume da solução (é a soma entre o volume do soluto e o volume do solvente) Número de mols do soluto Número de mols do solvente Número de mols da solução (é a soma entre o número de mols do soluto e o número de mols do solvente)
Vídeo sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas:
Leis ponderais das reações químicas
As Leis Ponderais foram postuladas no século XVIII, sendo essenciais para os estudos da estequiometria e de outras teorias que foram postuladas posteriormente.
Elas estão relacionadas com as massas dos elementos químicos dentro das reações químicas.
As leis
A Lei de Lavoisier é chamada de “Lei de Conservação das Massas” e foi introduzida pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Seu enunciado é: “A soma das massas das substâncias reagentes em um recipiente fechado é igual à soma das massas dos produtos da reação”.
A Lei de Proust é chamada de “Lei das Proporções Constantes” e foi postulada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826). Seu enunciado é: “Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”.
Vídeo sobre Leis ponderais das reações químicas:
Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro
Massa atômica A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) estabeleceu como padrão de massas atômicas o átomo de carbono-12. A massa de 1/12 do isótopo carbono-12 é chamada de unidade de massa atômica. Logo, a massa atômica é o número que indica quantas vezes um átomo de um determinado elemento químico é mais pesado que 1/12 do isótopo carbono-12.
Mol é a quantidade de matéria que contém tantas entidades elementares (átomos, moléculas, íons, etc) quanto são os átomos contidos em 0,012 Kg de carbono-12. Experimentalmente conclui-se que uma amostra de 0,012 Kg de carbono-12 é formada por 6,02*10.
Vídeo sobre Grandezas Químicas:
Cálculos estequiométricos
Estequiometria (ou equações químicas) vem do grego stoikheion (elemento) e metriā (medida, de metron). O termo “estequiométrico” é usado com frequência em Termodinâmica para referir-se à “mistura perfeita” de um combustível e o ar.
A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas, na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante) e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Por exemplo, a quantia de um elemento A no reagente deve ser igual à quantia do mesmo elemento no produto.
Vídeo sobre Cálculos estequiométricos:
FIM
Chegamos ao fim do poste onde fala da Representação das transformações químicas, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.