A place where you need to follow for what happening in world cup

Quem foi Johannes Kepler – Infográfico

0 104

Nosso mundo sempre foi lotado de mentes geniais e brilhantes dentre elas artistas e matemáticos talentosos e notáveis, muitas dessas mentes trouxeram marcos sejam eles intensos ou simplesmente muito contribuintes para nosso avanço científico e histórico, e até mesmo dentre aqueles marcos mais sutis e errôneos foram a porta para a curiosidade de muitos e “eureka” de outros.

Por isso, alguns desses marcos se tornaram úteis por séculos e precisaram ser eternizados para que assim a humanidade pudesse utilizar desse conhecimento quando bem precisar para um avanço mais limpo, prático, impecável e constante. E a mente brilhante que falaremos hoje é Johannes Kepler.

Entendendo mais sobre Johannes Kepler

Johannes nasceu em 1571 em Weil Der Stadt na Alemanha, o pequeno jovem promissor desde pequeno já se mostrava bastante interessado na astronomia já que sempre foi influenciado pelo seu pai, o garoto aos 5 presenciou pela primeira vez um cometa e aos 10 um eclipse lunar, essas definitivamente foram as chaves para despertar Johannes como um Cientista do Renascimento.

O garoto alemão se formou na Universidade de Tübingen e também foi professor de matemática na Universidade de Graz, na Áustria. Casou-se em 97 com Barbara mas seu relacionamento não deu muito certo e assim em 1613 casou-se com Susanna, teve seis filhos mas três deles morreram enquanto ainda bebês. durante esse tempo Johannes já era conhecido como Kepler, por ser um visionário sofreu perseguição da igreja, mas migrou para a alemanha e encontrou segurança.

Ele teve grandes marcos para a ciência e foi extremamente conhecido pelas “leis de Kepler”, onde até mesmo um desentendido já teria ouvido falar das tão famosas leis. Sendo astrólogo, astrônomo e matemático suas leis descreviam o movimento dos planetas do atual sistema solar através de modelos heliocêntricos se tornando de fato uma figura do Renascimento, ao lado de: Copérnico, Galileu, Newton, Descartes, Francis Bacon, Leonardo da Vinci, etc.

Qual foi a importância de Johannes Kepler e o que ele fazia?

Johannes com sua mente brilhante escreveu algumas obras durante seus dias de vida dentre elas são conhecidas como: Mistérios do Universo, Astronomia Nova, Stereometria, Sobre a harmonia do mundo, Compendium da Astronomia Copernicana. Com nomes chamativos e bastante auto-explicativos. Seus estudos servem de impulso para a astrologia e matemática até hoje, provando o movimento elíptico dos planetas em torno do sol, baseado apenas no heliocentrismo copérnico onde o sol é o centro do universo.

Johannes também escreveu diversos almanaques astronômicos possuindo frases marcantes como “Deus provê a cada animal seu meio de sustentação. Para o astrônomo, ele proveu a astrologia.” e também escreveu sobre ótica e geometria euclidiana: “A Geometria existiu antes da criação… Ela forneceu a Deus um modelo de criação… A geometria é Deus.”

Por fim, Johannes Kepler também deixou suas famosas Leis de Kepler onde nelas diziam que os planetas descreviam órbitas elípticas em torno do sol ao invés de circulares sendo essa a primeira lei denominada “Lei das Órbitas”, defendeu que os segmentos ou seja, raio vetor que unem o sol aos planetas correspondem a áreas e intervalos de tempo iguais sendo essa a segunda lei denominada “Lei das Áreas”, por fim Kepler apontou existência da relação entre a distância de cada planeta um com o outro e também seu período de translação sendo essa a terceira lei denominada “Lei dos períodos”.

O que é o Heliocentrismo

Heliocentrismo, um modelo cosmológico em que se presume que o Sol está em ou próximo a um ponto central (por exemplo, do sistema solar ou do universo) enquanto a Terra e outros corpos giram em torno dele. No século 5 aC, os filósofos gregos Filolau e Hicetas especularam separadamente que a Terra era uma esfera girando diariamente em torno de algum “fogo central” místico que regulava o universo. Dois séculos depois, Aristarco de Samos estendeu essa ideia ao propor que a Terra e outros planetas se moviam em torno de um objeto central definido, que ele acreditava ser o sol.

Quem foi Johannes Kepler – Infográfico

Preparamos um pequeno infográfico que vai te ajudar a trazer melhor este tema para os seus alunos e tornar a aula mais interessante.

Quem foi Johannes Kepler

 

Agora seus alunos podem revisar o conteúdo apresentado sobre a vida de um dos maiores nomes da humanidade de forma simples e tornar suas aulas mais eficientes do que nunca.

Conclusão final sobre Johannes Kepler

Após seus grandes avanços e frases marcantes Kepler deixou nosso mundo em 1630 quando era 15 de novembro na Alemanha, na cidade de Ratisbona com 58 anos. Seus feitos assim foram eternizados para sempre no mundo da história

Os maiores nomes da humanidade!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre um dos maiores nomes de todos os tempos e quer saber mais sobre os maiores gênios da humanidade, fique atento ao Minhas Atividades e encontre todo o material de ensino para fazer suas aulas ainda melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.