Como trabalhar atividades de história?

0
5/5 - (1 vote)

Trabalhar atividades de história, em muitas vezes, é um grande desafio aos professores da disciplina que sabem que, os estudantes, não demonstram o verdadeiro interesse nos temas por serem conteúdos antigos e que não possuem a devida relevância.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

No entanto, história, assim como qualquer outra matéria, é de grande importância aos alunos e precisa ser estudado como forma de compreender o período do passado, o que nele aconteceu e quais atitudes serviram para desencadear tantos problemas.

O que o aluno aprende em história?

O aluno aprende as ações dos humanos no tempo e espaço, apresentando todas as mudanças que a humanidade sofreu com o decorrer do tempo, como aconteceu do período paleolítico ao neolítico e o que levou os seres humanos daquela época se desenvolverem.

o que o aluno aprende em historia
Como trabalhar atividades de história? 2

É possível ensinar também sobre localização, como o bairro, o local em que o aluno está inserido e qual o papel dele no mundo, ensinando também sobre datas comemorativas, a importância delas como o dia da Consciência Negra.

Como trabalhar atividades de história?

Para trabalhar atividades de história, você precisa analisar o que os estudantes devem aprender durante as suas aulas, ou seja, montar um plano de aula com todos os temas do bimestre para não se perder ou esquecer dos conteúdos. Com as nossas atividades, você consegue ensiná-los adequadamente:

  • Atividades de história para 3° série: com este material, o seu aluno aprende mais sobre a descoberta do Brasil e como este período foi complicado para muitos povos nativos e não originários do país;
  • Atividades de história para o fundamental I: neste conteúdo, o seu aluno aprende mais sobre a arte da navegação, a respeito das terras indígenas, entre outros. Material essencial e complemento ao primeiro;
  • Atividades sobre a independência do Brasil: a época de independência brasileira é fundamental para o nosso país, trazendo um período de mudanças, embora tenha levado o dobro de tempo para problemas como o racismo e desigualdade entre os sexos se transformarem;
  • Atividades de história sobre os indígenas para 3° série: assim como os negros africanos, os indígenas foram povos massacrados durante a invasão de Portugal ao Brasil. É essencial que o aluno aprenda adequadamente sobre o tema, através de nosso caderno;
  • Atividades sobre a Consciência Negra: este é um conteúdo de extrema importância para todos os alunos, sejam eles novos ou mais velhos. Com o material do Minhas Atividades, eles aprendem mais sobre esta data;
  • Atividades sobre a Índia e Roma Antiga: um material inovador, que ajuda o aluno aprender não apenas sobre duas regiões fundamentais da história, mas a respeito do capitalismo;
  • Atividades de história sobre a Guerra Fria: o período que acompanha a Guerra Fria é marcado por “indiretas”, provocações e desafios. O seu aluno aprende tudo sobre o tema com o Minhas Atividades.

Ao trabalhar atividades de história, você promove um estudo de qualidade aos seus alunos, que começam a entender adequadamente sobre a disciplina, o que ela visa ensinar e o que oferece de inovador.

Estudar história é muito difícil?

No caso dos alunos, o estudo de história não é complexo para se tornar muito complicado aos alunos do ensino fundamental. Isto é, com a devida leitura das informações e interpretação do que é dito nas aulas, auxilia facilmente o estudante aprender sobre o conteúdo proposto.

Além disso, com os materiais certos, você consegue trabalhar atividades de história adequadamente com seus alunos, ajudando-os diretamente no desenvolvimento cognitivo e crítico, características fundamentais para criar uma base de raciocínio mais ampla e bem construída.

Benefícios de aprender história

Há diversos benefícios de ensinar história aos alunos do ensino fundamental e infantil, explicando conceitos lúdicos para facilitar a compreensão e desenvolver corretamente o pensamento mais crítico sobre vários temas. Entenda as vantagens:

  • Compreensão do passado: é através do passado que nos tornamos o que somos hoje;
  • Entendimento da influência do passado no presente: por mais que não pareça, muitas de nossas atitudes permanecem ligadas aos períodos mais antigos, como o simples ato de socializar;
  • Conhecimento dos tipos de sociedades: há na sociedade, uma divisão específica que, quando o aluno a compreende, aprende a importância de estudá-las adequadamente;
  • Análise plena de como era a vida no passado e presente: há muitos anos, as pessoas não viviam em um mundo tecnológico e tão globalizado, porém o motivo para vivermos neste mundo, ocorreu há mais de cinquenta anos.

O ato de trabalhar atividades de história promove um estudo completo e adequado sobre os mais variados temas da disciplina, promovendo compreensão sobre o ensinado e ajudando os alunos a criar uma relação melhor com a história.

Se você gostou de nossas atividades para trabalhar de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino? Fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar. Acompanhe-nos também pelo Instagram!

Deixe um comentário