A place where you need to follow for what happening in world cup

Quem foi James Clerk Maxwell – Infográfico

0 21

Nosso mundo sempre foi repleto de pessoas geniais com mentes brilhantes que nos ajudaram fortemente a ter grandes avanços em áreas como Artes, Música ou até mesmo Ciências, mas algumas dessas mentes trouxeram avanços tão significativos que em um simples ato de respeito eternizamo-las em livros e artigos sobre quais foram as suas ideias, sua linha de raciocínio e as pessoas que nos trouxeram a resposta para tantos problemas.

A figura que falaremos hoje se chama James Clerk Maxwell, sendo uma pessoa importantíssima que contribuiu para muitos dos nossos marcos, ele era um físico e matemático britânico no qual ofereceu a resposta final à teoria moderna do eletromagnetismo.

Entendendo mais sobre James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell foi importantíssimo na nossa história pois foi ele quem estabeleceu a ligação entre eletricidade, magnetismo e luz. O garoto nasceu em 1831 em Edimburgo na Escócia, era dia 13 de junho, sendo filho de um advogado seu pai não exercia sua profissão para assim dedicar-se na educação do seu filho, James ficou órfão de mãe quando tinha apenas nove anos e assim foi criado com a ajuda de uma tia, aos seus 10 ele já estava se preparando para ingressar na Edinburgh Academy.

James já demonstrava uma grande genialidade desde cedo e assim elaborou seu primeiro trabalho científico sobre como construir uma elipse perfeita com apenas 14 anos, James entrou cedo na Universidade com 16 anos e já era um matemático brilhante, realizando diversas experiências científicas de todos os tipos, ele também adorava escrever poesias, no ano de 1850 o jovem de 19 anos deixou a Escócia para estudar na Universidade de Cambridge, lá ele estudou com o matemático William Hopkins e participou de uma competição de matemática.

O jovem ficou em segundo lugar e foi eleito ao clube que reunia os doze melhores estudantes de Universidade, por fim, formou-se 4 anos mais tarde e permaneceu no colégio trindade realizando pesquisas, após retornar a Escócia ele é nomeado para a cadeira de ciências no Marischal College de Aberdeen, antes de assumir o cargo seu pai acabou falecendo mas o James prometeu a si mesmo seguir em frente e o proporcionar ainda mais orgulho, durante esse tempo conhece a filha do diretor Mary, e ela se torna sua esposa em 1859.

Qual foi a importância de James Clerk Maxwell e o que ele fazia?

Agora que sabemos quem foi James Clerk Maxwell, precisamos entender mais quais foram as escolhas que ele tomou no qual proporcionaram tanto avanço à humanidade. Enquanto ainda mais novo antes de se casar com Katherine Mary, James havia inventado um pião colorido para demonstrar que as três cores primárias sendo elas o vermelho, verde e azul poderiam produzir praticamente qualquer outra cor, pois é, essa descoberta foi uma das mais importantes até a modernidade e foi também a base da criação para televisão à cores, devido a esse estudo James recebeu uma medalha Rumford da Sociedade Real.

Como cientista ele realizou um importante trabalho sobre os anéis de Saturno, analisando matematicamente assim como sobre os gases. Em um ensaio famoso da estabilidade dos anéis de Saturno, afirmou que são feitos de partículas independentes e não de fluídos ou discos sólidos como se acreditava antigamente, também escalou ainda mais na sua carreira durante as pesquisas sobre fenômenos elétricos e também pelo desenvolvimento de questões ligadas à eletrodinâmica e também sobre a natureza da luz.

Por fim, James terminou de trabalhar em sua obra sobre a teoria eletromagnética e escreveu alguns manuais sobre o calor, visão das cores, matemática e física.

Quem foi James Clerk Maxwell – Infográfico

Preparamos um pequeno infográfico que vai te ajudar a trazer melhor este tema para os seus alunos e tornar a aula mais interessante.

Quem foi James Clerk Maxwell

Agora seus alunos podem revisar o conteúdo apresentado sobre a vida de um dos maiores nomes da humanidade de forma simples e tornar suas aulas mais eficientes do que nunca.

Conclusão final sobre James Clerk Maxwell

Após grandes avanços James morreu em 1879 em 6 de novembro aos 48 anos na cidade de Cambridge, Inglaterra. Mesmo dez anos após sua morte, Heinrich Hertz provou a teoria eletromagnética dele após construir o primeiro transmissor e receptor de rádio.

Os maiores nomes da humanidade!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre um dos maiores nomes de todos os tempos e quer saber mais sobre os maiores gênios da humanidade, fique atento ao Minhas Atividades e encontre todo o material de ensino para fazer suas aulas ainda melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More