A place where you need to follow for what happening in world cup

Professor Tibúrcio

0 47

Olá, pessoal, sejam bem vindos a mais um texto do Demonstre. Hoje vamos falar sobre um personagem muito amado dos anos 90 e 200, o Professor Tibúrcio!

Quem era o Professor Tibúrcio?

Você conhece o Professor Tibúrcio? Há 25 anos, um mestre pálido, de beca e capelo, longos cabelos grisalhos e voz estranha cumprimentava alunos invisíveis do “Rá-tim-bum”, programa infantil da TV Cultura. “Olá, classe!”, dizia, arrastado, após uma corridinha aloprada; ao que se ouvia o coro “Olá, Professor Tibúrcio!”.

0-140058-te2oqpvj-4921019-4561969-7877610
Professor Tibúrcio

Era Marcelo Tristão Athayde de Souza num dos seus papéis mais marcantes nessas quase três décadas de carreira como ator, diretor, jornalista, apresentador, escritor e roteirista. Filho de docentes e palestrante em universidades, Marcelo Tas, agora aos 54 anos, também dá uma aula de bom humor e consciência crítica às segundas-feiras, no “CQC”, da Band.

Às vésperas de mais um Dia dos Professores, ele respondeu, com alegria, ao convite para reviver o personagem que permanece na memória afetiva de quem era criança na década de 90. “A primeira coisa que me deixou feliz foi caber no figurino original do Tibúrcio”, brinca Tas, que foi até a sede da emissora paulista, que comemora 45 anos de existência, para a caracterização, especialmente para a Canal Extra.

Depois de formado, o professor tinha em vista uma carreira promissora,vendendo churrasquinho de gato, como o emprego não foi bem sucedido, logo teve que optar por novas carreiras, Pedreiro, Cover do Michael Jackson, Gari, Jornaleiro, etc.

Mas nada o levava ao caminho da fama e do lucro. Então, como Mágica, num ataque de loucura e pura insanidade mental,um diretor da Cultural, o encontrou dormindo debaixo da ponte e ofereceu uma esmola é um bom emprego(ou quase isso) na TV Cultura, durante a TV Rá-Tim-Bum, ganhando um salário bem baixo por mês.

O Marcelo Tas tem saudade da época do Professor Tibúrcio?

ratimbum-696x394-869722-4e8lmugb-5005763-1854962-1280607
Professor Tibúrcio

Em muitas entrevistas o ator que fez o Professor Tibúrcio fala que não sente tanta falta assim mas foi um papel muito importante em sua carreira e ele faz questão de dizer que é grato,”. Engraçado, faz parte do meu temperamento. Tenho carinho pelas minhas memórias e gratidão pelo meu passado, mas saudade é palavra que não faz parte do meu dicionário”.

Ainda hoje o Professor Tibúrcio é conhecido?

Com certeza, o Professor Tibúrcio é mais conhecidos pela criançada da década de 90. O personagem ficou famoso pelas famosas frases de introdução e fim de seu quadro: “Olá, classe” e “Até logo, classe”.

Como o personagem foi pensado?

img-1192-299338-nejylgm2-4596553-9810799-7927012
Professor Tibúrcio

Criei o personagem logo depois de voltar de uma temporada em Nova York, onde fiquei um ano inteiro estudando Buster Keaton, que ao lado do Chaplin foi o gênio do cinema mudo e da comédia. Se você observar, a linguagem do Tibúrcio é de cinema mudo, é uma câmera fixa, não tem corte; eu me aproximo e me afasto da lente.

E ele é quase todo em preto e branco. A ideia inicial era fazer uma corujinha, aquela com roupa de formatura, sabe? Um efeito especial me achava, para eu ficar 30% mais baixo e mais gordo. Por isso, Tibúrcio era meio deformado, assustador. Tinha uma cara que não era humana.

Inspirou-se, também, em algum professor seu para moldar o Professor Tibúrcio?

Minha mãe era professora primária de escola pública e meu pai, professor de Educação Física e diretor de escola em Ituverava, uma cidade pequena, no interior de São Paulo, onde nasci. Então, acho que Freud explica. Vivi dentro de uma casa onde a gente respirava prova, livro, caderno. Conheci a escola muito antes dos 6 anos, porque já vivia lá com meus pais em feiras de ciências e eventos.

Sempre tive uma ligação muito grande com o mundo da educação. Só fui ver televisão com 9 anos, quando meu pai comprou um aparelho para a gente assistir ao homem pisando na Lua. Foi um impacto muito grande a entrada da TV na minha vida.

Professor Tibúrcio e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre o Professor Tibúrcio e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler mais de nossos artigos, por exemplo, separei um especialmente para você: Existe bullying na educação infantil?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More