Atividades
Neuropsicopedagogia na sala de aula
Nesta resenha iremos falar sobre um blog que trata de um assunto não muito comum em nosso dia-a-dia, que seria a Neurociências em Benefício da Educação.
Assim, conforme descrito em um dos artigos da página, a “Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem”.
Ao entrarmos na página, encontramos um blog com diversas abas e postagens na página inicial, colocadas por ordem cronológica e podemos observar que as postagens não são tão recentes e nem frequentes, o que talvez até se justifique pelo tema.
Conteúdos disponibilizados no blog neuropsicopedagogia na sala de aula
De forma geral, podemos perceber que o site tem um direcionamento mais específico de público, então em relação aos textos publicados, vimos que alguns são artigos científicos, ou até mesmo, tirados de publicações conceituadas da área. Mas, se tratado de neurociência, essa maior formalidade favorece o site, pois acredito que realmente as pessoas que buscam informação nessa área, procuram um maior embasamento teórico.
Assim temos abas que tratam de assuntos teóricos e possuem artigos mais explicativos ou orientativos, nesse sentido temos:
- Neurociências;
- Neuropsicopedagogia;
- Neurociências e Educação;
- Educação;
- Psicologia
- Síndromes, Transtornos e Distúrbios.
- Cérebro
Dentro das outras abas, encontramos conteúdos com maior interatividade e de uso mais abrangentes, como:
- Dicas de Leitura
- Jogos para sala de aula
- Vídeos
- Leitura – Letramento – Alfabetização
- Enigmas para o Cérebro
- Atenção, Percepção e Concentração.
- Reflexão;
- Vamos pensar juntos
- Memórias
Layout e Navegação
Umas das coisas que logo chama nossa atenção ao entrarmos é que o layout é extremamente simples e básico. Apesar de a navegação ser simples e as abas serem facilmente localizadas e não temos problemas nesse sentido, ela não se torna agradável de navegar, acredito que também é um problema que se dá devido à formalidade excessiva da página.
Considerações Finais
Por fim, acredito que faltou também, mais informações institucionais da idealizadora da página, onde podemos encontrar somente na aba de contatos, um e-mail aberto para encaminhamento de conteúdos. Como canais de contato, temos também sua página no facebook, sendo que outra coisa que me chamou atenção, é que nela as postagens são bem mais recentes, inclusive com temas mais atuais.
Contudo, para quem deseja acesso a conteúdos relacionados à área ou mais informações a respeito, o blog pode ser uma boa alternativa de consulta. Então para quem deseja saber mais sobre o tema, o site é: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/ e o Facebook é .