É quase certo que você já tenha visto uma, ou pelo menos tenha ouvido falar da Matrioska – a boneca russa. Ela é uma boneca de madeira que, por ser oca, comporta dentro de si mais outras bonecas de tamanho menor, parecidas com ela própria, uma dentro da outra.
Há quem diga que as Matrioskas foram inspiradas em bonecas criadas no Japão, mas não se sabe ao certo como elas teriam ido parar na Rússia. Talvez algum viajante japonês tenha levado consigo alguns exemplares ao viajar para a Rússia.
O nome Matrioska origina-se do nome Matriona – que no final do século XIX era um dos nomes mais comuns entre as meninas russas.
As bonecas possuem uma simbologia relacionada à vida, maternidade e fertilidade: muitas pessoas associam o fato de as bonecas saírem uma de dentro da outra à ideia de dar à luz uma nova vida.
Mas também são um símbolo de eternidade, amor e amizade.
Já houve um tempo em que as Matrioskas foram fabricadas em série, porém atualmente elas são consideradas como verdadeiras obras de arte.
Por serem esculpidas e pintadas à mão cada uma delas é única e possui o estilo único do artista que a produziu.
Se você um dia visitar a Rússia, não deixe de trazer na bagagem uma legítima Matrioska feita à mão.
Atividades
A lenda da Matrioska
Diz a lenda que vivia na Rússia um carpinteiro muito habilidoso chamado Serguei.
Ele ganhava a vida escupindo novas peças de madeira e vendendo-as.
Serguei saía algumas vezes no mês para ir até a floresta e cortar madeira que pudesse ser usada em seu trabalho. Mas aconteceu que um certo ano o inverno foi muito severo que ao sair para procurar madeira Serguei encontrou a floresta sob uma densa camada de neve e não conseguiu recolher madeira para trabalhar.
Porém, voltando para casa ele encontrou um pedaço de tronco de madeira de muito boa qualidade e o levou para seu atelier.
Após muito meditar no que produzir daquele pedaço de madeira, acabou por decidir-se a fazer uma boneca.
Ela ficou tão bela que ele negou-se a vendê-la e resolveu mantê-la em sua casa para fazer-lhe companhia. Batizou-a então pelo nome Matrioska.
Serguei ganha o costume de todos os dias ao amanhecer dizer bom dia à boneca. Até que certo dia ela lhe responde seu bom dia e se tornam muito companheiros.
Porém conforme o tempo vai passando Serguei nota que Matrioska parece estar triste e lhe pergunta o motivo.
Ela lhe conta que viu as mulheres humanas felizes ao ter filhos, mas ela, uma boneca de madeira jamais poderia ter um filho.
Comovido, Serguei tem uma ideia. Ele diz a Matrioska que ela poderia ter um filho mas isso lhe causaria dor.
Ela responde que as coisas de grande valor na vida valem um sacrifício.
Então Serguei abre a boneca, tira parte da madeira de dentro dela e produz uma boneca menor e a batiza pelo nome de Trioska.
Com o tempo o mesmo aconteceu com Trioska, e Serguei realiza o mesmo processo, criando uma terceira boneca que batiza com o nome Oska.
Por sua vez, após um tempo Oska também deseja um filho e recebe pela mesma forma uma boneca de madeira ainda menor, que chama pelo nome de Ka.
Porém Ka é um boneco (masculino) e Serguei lhe explica que ele não pode dar à luz filhos.
Com isso o carpinteiro coloca Ka dentro de Oska, depois Oska dentro de Trioska e por fim guarda todos dentro de Matrioska.
Passado algum tempo Matrioska desaparece, deixando Serguei outra vez sozinho e desolado.
Curiosidades sobre as Bonecas Russas
- Todas as bonecas são ocas, com exceção da última e menor que fica no centro de todas. Isso porque conforme a lenda de Serguei, a última boneca – a menor de todas – é do sexo masculino e por isso não pode dar à luz.
- As bonecas japonesas geralmente são 7 encaixadas uma dentro da outra, representando 7 deuses da cultura japonesa. Porém a Matrioska da Rússia pode variar de quantidade, indo de 4 bonecas – como na lenda do carpinteiro – até algumas bem grandes que podem trazer até algumas dezenas de bonecas em seu conjunto!
- Atualmente a Matrioska é um item tão difundido mundialmente que é possível encontrá-la nos mais diversos temas, como papai noel na época do natal, coelhos, na época da páscoa e até personagens de filmes.
- Em 2001 foi aberto o Museu da Matrioska em Moscou.
Sugestão de Atividade com a Matrioska
Uma boa ideia é sugerir aos alunos que pesquisem produtos artesanais de nosso país que também tenham uma lenda ou história interessante sobre sua origem.
Outra ideia legal é trabalhar na criação de bonequinhas artesanais a partir de materiais recicláveis.
Sites, textos e livros sobre a Matrioska
Site do Museu da Matrioska (em inglês): http://www.russiandolls.narod.ru/museum.html
Site brasileiro dedicado às Matrioskas: http://www.casadasmatryoshkas.org.br/