A place where you need to follow for what happening in world cup

Guerras no Brasil

0 87

As guerras no Brasil ocorrem repetidamente durante as três formas de governo estabelecidas no país. Desde a ocupação das terras americanas, os portugueses invadiram o país e eclodiram guerras contra os povos indígenas.

Além dos conflitos contra os povos indígenas, muitas outras guerras surgiram ao longo da história. A maioria tem sua origem em questões políticas, étnicas, econômicas e até religiosas e envolvem interesses de ocupação, reivindicações, liberdade, expansão e riqueza dos territórios.

Divisões de períodos de Guerra

Em primeiro lugar, podemos dividir as guerras no Brasil em três períodos, que marcaram as viradas políticas do país. O primeiro está relacionado à colônia brasileira e suas várias lutas para a conquista da terra e das riquezas do território.

Guerras no Brasil

A outra data da invasão portuguesa do Brasil. Ou seja, no Império do Brasil. Esse momento trouxe consigo diversos conflitos relacionados à proteção da colônia e, sobretudo, contra as decisões da coroa por motivos políticos.

Guerras no Brasil

Por fim, o terceiro segmento é o Brasil República. Nesse contexto, o país passou a olhar mais para os problemas externos que afetavam as terras indígenas.

Guerras no Brasil

Vamos conhecer então um pouco sobre como se passaram as diversas guerras ao longo da historia do Brasil.

Conflitos Regionais no Brasil

Ao longo de toda sua historia, o Brasil acabou se envolvendo em diversos conflitos internos, estes conflitos foram espalhados ao longo de séculos e são uma parte do que hoje torna nossa diversidade cultural tão marcante.

Guerras no Brasil

Muitos destes conflitos envolviam nossas muitas tribos indígenas contra inimigos internos e externos.

Guerras indígenas no brasil

Pedro Álvares Cabral acreditava que quando chegou ao Brasil já tinha chegado à Índia, mas na realidade as pessoas que viu eram indígenas. Isso porque os Tupi-Guarani viviam principalmente na região litorânea na época das guerras no Brasil.

Guerras no Brasil

Entre os indígenas havia outros ocupantes mais dentro do território brasileiro, no Maranhão e na Bahia. Portanto, os primeiros passos para a colonização não foram confrontos físicos entre portugueses e índios. Para iniciar a invasão, os colonizadores formaram alianças com os indígenas.

Além de Portugal, a França também tinha em mente o solo fértil dos Estados Unidos. Dessa forma, as duas nações se aliaram às diferentes tribos indígenas. Portanto, as guerras pela conquista territorial começaram no Brasil.

A tribo Tamoios apoiou os franceses para expulsar os portugueses das regiões do Rio de Janeiros. Primeiro conseguiram a vitória, mas em 1567 Portugal venceu a batalha com a ajuda dos Tamimimos, encerrando assim a permanência dos franceses no Brasil.

Ponto de inflexão indígena

Os interesses da aliança não vieram apenas dos europeus. Como resultado, guerras intertribais eclodiram no Brasil e a chegada dos portugueses também foi um motivo para os locais unirem forças com os estrangeiros para lutar contra tribos hostis.

Guerras no Brasil

Os conflitos levaram principalmente à aniquilação dos povos indígenas. Isso tornou muito mais fácil para os portugueses estabelecerem as colônias. Mas começaram a surgir revoltas contra os colonizadores. Este é um marco importante nas guerras brasileiras.

Guerra do Paraguai

Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.

Guerras no Brasil

O Império do Brasil, Argentina mitrista e Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.

Brasil na segunda guerra mundial

No início da Segunda Guerra Mundial, o Brasil era neutro. Eles negociaram com os Aliados e as potências do Eixo. Mas depois de 1939, a guerra tornou o comércio com a Europa difícil. Eles se voltaram para os Estados Unidos como parceiro de negócios.

Guerras no Brasil

Os americanos pressionaram o Brasil a se juntar aos aliados. Isso levou à criação da Comissão de Defesa conjunta Brasil-Estados Unidos, destinada a conter a influência das potências do Eixo na América do Sul. No início de 1942, o Brasil permitiu aos Estados Unidos estabelecer bases aéreas em seu solo.

Guerras no Brasil

Ficou acertado que os Estados Unidos ajudariam a construir uma indústria siderúrgica nacional no Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional. Isso ajudaria inicialmente a atender a demanda industrial dos Aliados por aço e contribuiria para a industrialização e o desenvolvimento do país após a guerra. O Brasil também rompeu relações diplomáticas com Alemanha, Japão e Itália.

Guerras no Brasil

Como resultado da decisão do Brasil, os submarinos da Marinha Alemã afundaram 13 navios mercantes brasileiros do final de janeiro a julho de 1942, causando sérios danos aos navios brasileiros. Um total de 21 submarinos alemães e dois italianos causaram o naufrágio de 36 navios mercantes brasileiros, com 1.691 pessoas afogadas e outras 1.079 mortes.

Os sumidouros foram o principal motivo que levou o governo brasileiro a declarar guerra às potências do Eixo. Finalmente, em 22 de agosto de 1942, Vargas declarou guerra à Alemanha e à Itália. Sabe-se que 9 submarinos foram afundados na costa brasileira durante a guerra.

Brasil em Missões de paz

De 1947 a 2015, o Brasil enviou 48 mil soldados para 47 missões da ONU, segundo relatório de Eduarda Hamann, pesquisadora do Instituto Igarapé. Guerras no Brasil

O relatório também mostrou que o número de brasileiros participando de missões de paz aumentou significativamente nos últimos 15 anos. Em 2000, o Brasil participou de três missões.

Guerras no Brasil

No dia 27 de outubro, o Brasil falou na companhia de estudantes brasileiros da Columbia University, esta apresentação foi um convite a outras nações para visitar a Missão Brasileira na ONU com o objetivo de aprender mais sobre esta organização massiva e às vezes velada.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como foram as participações Brasileiras em diversas guerras e quer continuar aprendendo mais e mais sobre como trabalhar este tipo de tema em sala de aula, fique atento ao Minhas Atividades e encontre os melhores materiais de ensino em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.