Neste artigo vamos te deixar por dentro de alguns exercícios sobre propaganda e textos publicitários, quando você começar a se aprofundar um pouco neste tema vai entender que é mais fácil do que parece, então não deixe de acompanhar nossas dicas para ficar por dentro desse assunto.
Atividades
Avaliação de língua portuguesa com Exercícios sobre propaganda
Você quer saber como fazer uma bela avaliação de língua português? olha esse exemplo a baixo e veja como é fácil elaborar.
Leia o texto abaixo:

1. Essa propaganda da marca Philips pretende vender
a) cofrinhos de porquinhos
b) porquinhos cor-de-rosa
c) uma lâmpada mais econômica
d) brinquedos
2. A propaganda oferece economia de energia
a) aos fabricantes da lâmpada
b) aos consumidores
c) às crianças
d) aos concorrentes
3. A lâmpada cor de rosa apresentada na propaganda tem forma de cofrinho por que
a) gasta muita energia
b) é maior que as outras
c) emite luz de cor rosa
d) economiza energia
4. O anúncio desta lâmpada diz que quem comprá-la estará fazendo um ótimo investimento por que
a) gastará mais dinheiro comprando-a
b) economizará dinheiro ao comprá-la
c) ganhará prêmios do fabricante
d) estará perdendo dinheiro ao comprá-la
5. A pergunta inicial do texto “Quer economizar energia?” tem a intenção de
a) fazer uma pesquisa com os leitores da revista
b) duvidar dos leitores
c) atrair a atenção do leitor para a propaganda
d) esperar que o leitor envie uma carta respondendo a pergunta
6. Baseando-se nas regras de acentuação, justifique o uso da acentuação gráfica nas palavras:
- está_____________________________________________________________________________________________________________________________________
- Ótimo___________________________________________________________________________________________________________________________________
- Lâmpada_________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda diz que para algumas crianças o pesadelo chega antes do sono a fim de
a) informar crianças menores de seis anos, vítimas de violência sexual, sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
b) dar a devida dimensão do que é abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia, comparando o abuso sexual com o pesadelo.
c) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
d) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
8. Sobre o texto publicitário propaganda, é correto afirmar:
a) Apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
b) Quanto maiores as frases, mais convincente será o anúncio.
c) Toda propaganda tem como objetivo básico uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social, divulgando uma ideia
d) O público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
9. A propaganda compara o abuso infantil com o pesadelo durante o sono para
a) mostrar que muitas crianças têm terríveis pesadelos ao dormirem
b) enfatizar que não precisa estar dormindo para se ter pesadelos
c) divulgar a ideia de que é preciso dormir cedo para não se ter pesadelo
d) explicar que algumas crianças enfrentam casos de abuso infantil, um grande “pesadelo”.
Leia a propaganda abaixo e responda:

10. A linguagem utilizada na propaganda deve sempre considerar o público-alvo a quem ela está direcionada. Observe os recursos verbais, visuais, cores, letras, utilizados na criação dessa propaganda e responda:
a) O uso dos recursos visuais e verbais apresentam relação com o objetivo e público-alvo dessa propaganda? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual é o apelo/ pedido que pode ser visto na escrita da propaganda?
___________________________________________________________________________________________________________________________
c) Em sua opinião, essa propaganda foi bem elaborada? Ela cumpre o objetivo ao qual se propõe? Explique
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Todas as nossas dicas são bastante relevantes e com uma característica que soma as novas técnicas então você vai ter uma boa clareza quando começar a elaborar as suas.
Exercícios sobre Propaganda e muito mais!
Se você gostou dos nossos Exercícios sobre Propaganda e quer continuar aprendendo sobre diversos temas com exercícios e atividades diversas, aproveite para ler mais artigos e torne suas aulas mais completas.