Nada como ter brincadeiras para realizar na piscina em dias de recreação, ainda mais no verão. Por isso trago 5 brincadeiras bem legais que vão nos ajudar a desenvolver as crianças da melhor maneira possível, na mesma medida que elas se divertem.
Veja também outros de nossas textos, como o nosso plano de aula sobre o dia da árvore, dia da navegação ou dia da compreensão mundial, todos bem legais.
Atividades
Dia da Natação: cinco brincadeiras para realizar na piscina
No Brasil o Dia da Natação é comemorado em 8 de abril. É importante prestigiar essa data para lembrarmo-nos dos benefícios que este esporte pode proporcionar para a saúde e bem estar geral. A natação é tida por especialistas como a modalidade esportiva mais completa que existe em razão de utilizar quase todos os músculos do corpo humano durante sua prática.
Como se não bastasse; esse esporte ainda proporciona o desenvolvimento da respiração, do condicionamento físico e combate a doenças respiratórias, tais como a bronquite e a asma. Em vista dos benefícios deste esporte e da comemoração do seu dia, elencamos cinco brincadeiras que podem ser realizadas na piscina – uma ótima maneira de comemorar essa data!
Marco Polo
Para participar dessa brincadeira, vale dizer que o participante deve possuir a idade mínima de cinco anos.
A brincadeira do Marco Polo funciona da seguinte maneira: o professor ou o supervisor tapa a lente dos óculos de natação com fita isolante do aluno que for escolhido como o caçador, que deverá encontrar seus amigos com base na sua audição e percepção sensorial.
Quando ele disser “Marco!” todos os outros participantes devem responder “Polo!” e com base nos sons das vozes ele procura por alguém e quando finalmente o pega, os óculos passarão para o respectivo jogador. A regra fundamental é que quando se disser “Marco!”, obrigatoriamente todos os participantes precisam responder.
Mãe da rua
Nessa brincadeira um dos alunos deve ficar fora da piscina. Já o restante dos participantes permanece dentro d’água. Esse aluno deve ficar o menor lado da piscina e os demais na borda dos maiores lados, divididos pela metade, uma de cada lado.
Ao comando do professor ou líder, o jogador que está fora d’água mergulha e todos os outros precisam trocar de lado. Nesse momento é que a diversão acontece, sendo que o jogador que mergulhou deve pegar alguém. Quando isso acontece, quem for pego torna-se o jogador!
Mergulhadores de resgate
Essa brincadeira pode funcionar de duas maneiras: com mergulhos em si até o fundo da piscina ou apenas com o nado.
Tratando-se do nado, distribua alguns itens que boiam pela piscina e ao seu sinal os participantes deverão adentrar as águas, ir até estes objetos e trazê-los até a borda, deixando-os no chão seco. É possível realizar essa modalidade da brincadeira com duplas, trios, equipes maiores ou até mesmo individualmente. Tudo depende do tamanho da piscina e da quantidade de pessoas que irão participar da brincadeira.
Aqueles que resgatarem a maior quantidade de objetos serão os vencedores. A disputa pode seguir individualmente ou pode funcionar como um torneio por equipes.
Já na modalidade do mergulho propriamente dito, devem ser escolhidos itens que afundam para que sejam resgatados do fundo da piscina. Vale lembrar que para o desenvolvimento dessa modalidade da brincadeira é necessário que os participantes possuam habilidades mínimas de natação e mergulho para a sua realização. É imprescindível a presença de um adulto para monitorar as crianças e os jovens.
Corrida de focas com bola de praia
Essa é uma das brincadeiras mais divertidas para se realizar no Dia da Natação! Cada jogador se tornará uma foca, no sentido humorístico da palavra. Sabe-se que as focas são conhecidas pelas apresentações nas quais equilibram bolas no “nariz”. E é exatamente isso o que a brincadeira propõe!
Todos os participantes devem começar de um lado da piscina, sendo que cada um conta com uma bola de praia ou de vôlei e deve empurrá-la e guia-la com o nariz até o outro lado da piscina. Quem conseguir terminar o trajeto mais rapidamente torna-se o vencedor.
Um ingrediente interessante para essa brincadeira é a formação de equipes, formando uma forma de revezamento. Por exemplo, o jogador A da equipe 1 inicia o trajeto e quando chega no outro lado da piscina entrega a bola para o seu colega de equipe, que deverá retornar até o lado inicial da disputa. Se você não tiver bolas de praia fique tranquilo. Em lojas populares existem modelos alternativos que são baratos e também podem ser utilizados nessa brincadeira.
Batata quente aquática!
Essa brincadeira mistura elementos da tradicional dança das cadeiras e da famosa e clássica batata quente. Para a realização dessa atividade, alguém deverá estar fora da piscina e controlar o volume do som. Todos os demais participantes permanecem dentro d’água formando um círculo.
Eles passarão a bola entre si até que o som seja interrompido. A regra geral é que quem estiver com a bola quando o som for pausado está fora da brincadeira. É interessante que quem controla o som não esteja olhando a brincadeira diretamente, para que não haja nenhum tipo de trapaça. Ao final dos stops, restará apenas um único jogador, que será o vencedor.
Com as brincadeiras aquáticas elencadas aqui, esperamos que você tenha um ótimo Dia da Natação!