Dia da Consciência Negra – Material de Apoio para o Ensino Médio
Material de poio para Trabalhar o Dia da Consciência Negra no Ensino Médio
Grandes personalidades da cultura afro-brasileira
O Museu Afrobrasil possui muitas informações úteis a respeito da cultura afro-brasileira e você professor tem em mãos ainda mais conhecimento aplicável em sala de aula. No site poderá ter acesso a fotos e biografias de grandes ícones da cultura afrodescendente.
Vídeo: Museu Afrobrasil – Trabalho e escravidão
Esse vídeo é interessante porque em poucos minutos informa de modo didático sobre a cultura afro-brasileira e africana. Também fala sobre as confusões que normalmente as pessoas fazem, como por exemplo, falar da África como se fosse um país, sendo que ela é um continente com diversos povos e culturas que divergem entre si.
O vídeo pode ser baixado através do site Keepvid (https://keepvid.com/), basta inserir a URL do vídeo e escolher o formato desejado.
Cartilha: Mercado de Trabalho e Igualdade Racial
Nada mais é do que uma cartilha da CUT que está disponível para download. Ela trata sobre a luta pela igualdade racial no mercado do trabalho e discute acerca do preconceito e da discriminação. É um material interessante para o professor baixar e obter conteúdo extra sobre o tema, o que lhe possibilita novas abordagens a respeito do dia da consciência negra e, respectivamente, por meio do mesmo pode-se criar atividades e planos de aula com maior facilidade.
Por se tratar de um material recente, possibilita uma abordagem contemporânea e precisa; que pode ser percebida facilmente na sociedade brasileira atual.
https://cut.org.br/acao/cartilha-mercado-de-trabalho-e-igualdade-racial-cd71/
Músicas da cultura afro-brasileira
O professor pode contar com várias músicas da cultura afrodescendente, e isso é enriquecedor, uma vez que a música faz parte da cultura intrínseca de um povo. Isso acontece em todos os cantos do globo, e cada cultura tem suas músicas e cânticos. Nas playlists dos respectivos músicos dos links abaixo você encontrará diversas canções que podem ser baixadas e utilizadas como material de apoio em suas aulas.
https://palcomp3.com/quilombolas/
https://palcomp3.com/tambordomatcao/
“10 Imagens sobre a escravidão no Brasil com mais de 150 anos”
O professor pode discutir com seus alunos acerca dessas imagens, pois é possível salvá-las em seu computador e depois apresenta-las em sala de aula. Com o pacote de imagens do link fornecido é possível realizar discussões em sala sobre o que pode ser extraído através das fotografias, ou propor uma redação acerca do que pode ser constatado a partir das imagens, variando na quantidade de linhas e de tempo para execução conforme desejado.
Essas fotografias contam com a descrição da ocasião em que foram. Imagens normalmente têm um grande poder de comunicação, sendo um reflexo direto e fatídico de uma realidade. E tal realidade é captada numa fração de segundos por nossos olhos.
Já ouviu aquela frase que diz “uma imagem vale mais que mil palavras?”. Em alguns casos, sim. Fotografias tem o poder de chocar, cativar, e em outras palavras, demonstrar de maneira artística ou mesmo nua e crua uma realidade social. A grande notícia é que essas fotografias podem ser baixadas e mostradas em sala de aula, acrescentando material para as atividades a serem desenvolvidas. Confira:
https://historiailustrada.com.br/2014/04/raras-fotografias-escravos-brasileiros.html
Imagens de diversas fotografias e gravuras, inclusive com um jornal com a capa “Brasil Livre: Extinção da Escravidão”
É um ótimo banco de imagens, contando com fotografias e gravuras raras que refletem a triste realidade histórica do período de escravidão.
https://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2009/08/escravos.html
Fotografias em homenagem a Zumbi dos Palmares
O site brasiliana fotográfica contem um rico acervo de fotografias especiais para a comemoração do dia da consciência negra.
MAE: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP)
O site possui um pequeno acervo online com diversas fotografias com boa resolução, trazendo belas imagens da etnologia africana e afro-brasileira. Seguem os respectivos endereços:
Agradecimentos
Com isso acabamos mais um post aqui no Demonstre dedicado a materiais de apoio sobre o Dia da Consciência Negra. Neste caso trabalhamos pontualmente o Ensino médio e materiais que permitam uma discussão mais rica e aprofundada.
Se você gostou, por favor comente, compartilhe e divulgue! 😀