Como gerar interação em sala de aula
Oi pessoal, o post vai trazer sugestões de como gerar interação em sala de aula. Daremos dicas e estratégias para ultrapassar a barreira da apatia e timidez na sala de aula!
Como fazer com que os alunos interajam?
As salas de aula estão repletas de alunos que não conseguem se sentir à vontade no contexto escolar, alguns pelo motivo que ainda não possuem amizades, outros por timidez severa e outros ainda pelo próprio ambiente escolar e práticas docentes que sem sempre são os mais amistosos.

Entre alguns problemas que podemos destacar para que alunos não consigam interagir está a falta de motivação para isso e interferência docente, uma vez que muitos professores não são treinados para desenrolar estas dificuldades em sala ou mesmo não sabem identificar se o problema tem origem no ambiente familiar ou se o problema está realmente na sala de aula.
Toda essa falta de interação entre os alunos e até mesmo professor/aluno trazem consequências como a indisciplina, a falta de atenção e a produção em sala de aula, o que segue para uma falta de compromisso e consequentemente problemas no convívio social e de aprendizagem.
Sendo assim, antes de tudo cabe aqui uma reflexão para que nós, professores, em nosso papel de educador e intermediador de conteúdo, estejamos sempre atentos aos alunos, estranhando e acompanhando as suas diferentes articulações, para que o estudante não fique prejudicado nas matérias e nem na sua vida pessoal.
Penetrando o assunto, embora pareça que estamos mais uma vez super responsabilizando o docente, veja que um bom diagnóstico de que suas aulas estão confluindo está justamente na interação do alunado, e que se os alunos não se interessam pela aula e não se comunicam entre si a aula acaba não fluindo, pois, a falta de interação irá interferir tanto no desenvolvimento das atividades, quanto na geração de interesses para os alunos procurem os conteúdos e se engajem em atividades extraclasse.
Sendo assim a interação em sala de aula é um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, por isso o professor deve exercer em sala de aula um papel que vai bem além do explanador, e que mais dialoga como animador, oficineiro e mediador de relações.
Para isso, tenho algumas dicas e instrumentos poderosos que podem te ajudar muito a fazer com que seus alunos interajam mais em sala de aula:
Alterne suas estratégias de ensino
Se o método que você está trabalhando não está sendo suficiente para unir a turma mude, afinal muitos alunos acabam se cansando das aulas tradicionais com livros, papel e caneta.
Organize aulas mais colaborativas, que abordem problemas reais e faça uso da tecnologia ao seu favor, afinal toda criança gosta de coisas curiosas, e a tecnologia irá atrair a atenção dos alunos. Palestras, debates e apresentações para quebrar a rotina da sala de aula também são uma ótima abordagem.
Dê opções aos alunos
Procure deixar os alunos em alguns momentos mais a vontade em escolher o que querem aprender para a próxima aula, assim cada um poderá se identificar mais com que gosta e dessa forma o professor estará trabalhando mais a participação.
Faça Grupos e Participe Deles
Muitos alunos interagem pouco, pois não passam momentos de conflito em conjunto na sala. Sempre é cada um em sua carteira e pronto. Sendo assim, procure formar grupos de estudos dentro da sala, colocando os alunos mais tímidos com os que têm mais facilidade em comunicação e interferindo constantemente de modo a estimular o diálogo e garantir a participação de todos.
Faça atividades lúdicas
Essas atividades possibilitam que os alunos estejam mais interessados e esqueçam o estigma escolar como um ambiente avesso a diversão. Quando eles brincam acabam se soltando, deixando as aulas mais dinâmicas e divertidas e focando no outro. Fora que as atividades lúdicas geram lembranças, trabalham a cinestesia e repetição de maneira muita mais eficiente.
Mude de ambiente
Aproveite as atividades fora da sala como a quadra, as viagens de campo, as redes sociais online e as festinhas para fortalecer a relação entre os alunos. A comunicação não deve se restringir as quatro paredes da sala, e sim permear o ambiente familiar e social dos estudantes.
Muita luz, paz e alegria para vocês. Continuarei aqui com meus textos diários e sugestões de atividades. Por favor compartilhe e comente! <3
Referência: PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Excelente dicas. Muito obrigado.