A place where you need to follow for what happening in world cup

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

O folclore está em nossa cultura há muito tempo e as crianças podem conhecer mais através de brincadeiras

0 294

Como um todo, o folclore são contos culturais e que são típicas de determinados povos. Danças, histórias e demais ritmos podem ser realizados. É transmitido de geração em geração e sua origem é diversificada entre os povos africanos, portugueses e indígenas.

A data que comemora-se o folclore

No dia 22 de agosto é o dia escolhido para se comemorar o folclore brasileiro. A palavra foi usada inicialmente no ano de 1846, por um pesquisador chamado William John Thoms, que uniu Folk (povo) e Lore (conhecimento) e temos o que chamamos de folclore no Brasil.

Os personagens que protegem a natureza

Existe um personagem que contribui para a proteção do meio ambiente, e ele é mais conhecido como Curupira. O garoto com os pés virados para trás e que protege as matas. Iara cuida do curso da água e o Boitatá cuida contra às queimadas.

Como jogar o jogo da memória

Para que os pais consigam auxiliar as crianças com essa brincadeira, será necessário recortar cada imagem com uma tesoura sem ponta e embaralhá-las. O jogo da memória consiste em ajudar os pequenos a usar suas memórias fotográficas para conseguir encontrar a outra imagem.

É dessa maneira que o raciocínio lógico será utilizado, tanto para relações pessoais, quanto pelas características, nomes, detalhes e por fim, a criatividade. Os pais devem auxiliar os filhos e brincar junto, além de contar um pouco da história de cada personagem.

Jogo da memória sobre o folclore

Foi preparado um jogo especial para comemorar o dia do folclore com os alunos da pré-escola e fundamental I. Eles poderão recortar as imagens, embaralhá-las e se divertir.

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que merecem reconhecimento pelo esforço de cuidar e nutrir as próximas gerações com uma educação de qualidade.

Boi Bumbá

Também conhecido como Bumba Meu Boi, o personagem torna-se vivo através de personagens humanos e a história trata-se da morte e a ressurreição do Boi.

Há uma dança na lenda do Boi Bumbá, que possui ligação direta a um casal escravizado que chamavam-se Francisco e Catirina, que havia engravidado e passou a sentir desejos de língua de boi. O marido acatou o pedido de sua esposa, e matou o mais belo boi de seu senhorio.

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

A lenda da Mula sem Cabeça gira em torno de mulheres que eram amaldiçoadas e nas noites de quinta-feira se transformavam no animal, com fogo flamejante saindo do pescoço.

Cuca

A Cuca é conhecida por ser uma bruxa que sequestra crianças e tem a aparência como a de uma idosa ou de feiticeira com cabeça de jacaré. Essa lenda foi trazida na época da colonização.

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

A cada 1000 anos nasce de um ovo, uma nova Cuca e antiga torna-se um pássaro que emite canções tristes. O Curupira é sempre lembrado por todos graças aos seus pés virados para trás, que gera confusões em caçadores e pessoas que tentam segui-lo na floresta. Ele protege as florestas e os animais dos perigos causados por pessoas sem intenções boas.

Saci

Como as lendas dizem, o Saci-Pererê possui apenas uma perna, tem estatura baixa e é negro. Ele pula para poder se locomover e sua principal característica é o gorrinho vermelho. O Saci faz travessuras, gosta de brincar e é bem agitado. A mitologia africana conta que o Saci perdeu sua perna ao lutar capoeira.

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

A história da Iara gira em torno de uma moça que havia sido salva por peixes e neste dia a lua estava cheia, emitia seu brilho e ela acabou por se transformar na sereia Iara. Ela encanta homens através de sua beleza para os matar afogados.

Boitatá

Conhecido também como fogo que corre, se alguém encará-lo diretamente nos olhos ficará louco e cego. Ele ainda transforma-se em um tronco cheio de chamas para queimar os invasores da floresta.

Brincadeira de jogo da memória sobre o Folclore

A lenda do Boto é peculiar e costuma ocorrer na Amazônia, ele pode se transformar em um belo homem para seduzir mulheres e as engravidar, por fim, volta ao seu hábitat como Boto. As crianças poderão aprender mais sobre o dia em questão através de brincadeiras, histórias e até usar fantasias dos personagens do folclore.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.