Pesquisar
1908-12_ico_ena-4047976-7320910-3876084-6313671

Bourdieu e Passeron: sua influência na educação

Bourdieu e Passeron: sua influência na educação 

download-7-4748589-6164529-3248959
passeron-6548532-8857977-3052142

Pierre Félix Bourdieu nasceu em 1 de agosto de 1930  no vilarejo de Denguin, no sudoeste da França, proveniente de uma família  de camponeses. Ao completar seus estudos básicos, mudou-se para Paris, aos 21 anos de idade, onde estudou na Faculdade de Letras,  no ano de 1951.

Em 1954,  graduou-se em filosofia e também iniciou sua vida profissional como professor, entretanto foi convocado a prestar serviços militares  na Argélia (então colônia francesa), aonde assumiu o cargo de professor na Faculdade de Letras da capital do país e escreveu  seu primeiro livro, sobre a sociedade local.

De volta a Paris,  Bourdieu, em 1960, se tornou membro do Centro de Sociologia Europeia. Em  1975, fundou as publicações Actes de laRechercheenSciencesSociales e Liber. Em 1982, propôs a criação de uma “sociologia da sociologia”, assunto que levou a diante durante anos. Em 1989, recebeu o título de Doutor honoris causa na Universidade Livre de Berlim e,em 1996 recebeu o mesmo título, na Universidade Johann Wolfgang Goethe, e na Universidade de Atenas.

Essas duas décadas, após seu retorno a França, foram os mais produtivos de sua carreira, transformando-o em um dos maiores sociólogo do século XX, com mais de trezentos trabalhos abordando o tema  do sistema capitalista. Em 1974, escreveu um dos livros mais importantes de sua carreira “A reprodução”, escrito em parceria com seu discípulo, o sociólogo também francês Jean-Claude Passeron, com quem também escreveu “Os herdeiros” (1964).

Pierre Bourdieu faleceu no dia 23 de janeiro de 2002 na cidade de Paris.

pierre-bourdieu-3246341-3471255-9264536

Suas obras e influência na educação

                         Pierre Bourdieu publicou diversos trabalhos sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política, sendo diretamente influenciado Weber  e Karl Marx, ele criou conceitos para entender a sociedades, separando-as por categorias.

Um dos principais conceitos apontados pelo filósofo é o de habitus,  que surge da necessidade compreender como as ações individuais, como os sentimentos, pensamentos e valores, pode incorporar na estrutura social.

“….um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas …”

Outro ponto, abordado pelo autor é a teoria do “Capital”, que seria um estudo ampliado dos pontos abordados por Marx, expandindo o entendimento de  capital, para todos os recursos que se possam obter em uma atividade social, criando ainda os  sub-conceitos: Capital Social, Cultural, Econômico e Simbólico.

Nesse sentido, o conceito de “Capital Cultural”, explicado pelo  autor,  começou a aprofundar as questões das diferenças sociais que são evidenciadas pelas escolas, na qual  algumas habilidades como o gosto  pelas letras, musical e toda manifestação artística, que não de acesso a todos, tendem a intensificar as vantagens daqueles que já são privilégios de alguns poucos.

Dessa forma, em 1970, Pierre Bourdieu,publicou o livro “A Reprodução”, escrito em parceria com Jean-Claude Passeron (foto), que seria o resultado de  uma analise sobre o sistema escolar francês, principalmente  dentro do campo universitário, que viria a confirmar a questão das desigualdades promovidas pelas escolas.

le_raisonnement_sociologique-3948253-6173374-1785893

Assim, segundo os autores, desde quando a  criança começa sua aprendizagem,é recebida em um ambiente com divisões claras de classe, desde a organização pedagógica até o modo como prepara o futuro dos alunos.

Em a Reprodução, os autores demonstraram também, como que as características sociais, culturais e políticas, representam  as hierarquias existentes e as formas de dominação sociais. Em seus estudos, eles evidenciaram ainda,  o fato que  as pessoas normalmente acreditam que existem oportunidades de forma igual para todos, sendo que na verdade, as estruturas existentes, como as escolas, permeiam a estrutura social e reproduzem a situação atual da sociedade, sendo ainda, uma forma de ascensão social, conforme explicado abaixo:

Eis porque a estrutura das oportunidades objetivas da ascensão pela Escola, condiciona as disposições relativamente à Escola e à ascensão pela Escola, disposições que contribuem por sua vez de uma maneira determinante para definir as oportunidades de ter acesso à Escola, de aderir às suas normas e de nela ter êxito, e, por conseguinte as oportunidades de ascensão social”.

Assim, com base nesses estudos e no observado na sociedade atual, podemos concluir  que as escolhas de cursos e instituições de ensino passam a ser repletas de valores atribuídos socialmente, sendo  que é valorizado não o quanto o indivíduo sabe ou estudou, mas qual foi à faculdade cursada e o curso feito, e  dessa forma, a desigualdade social se acentuam mais ainda nos  currículos.

FIM

Bem interessante a trajetória desses dois filósofos, não? Neste mês de abril, estamos fazendo uma série com vários nomes da Filosofia que contribuíram para a educação. Não deixe de acompanhar e de compartilhar, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ATIVIDADES RELACIONADAS

Calculadora de Pagamento Mínimo de Cartão de Crédito ℹ️ Esta...

Trabalhar com atividades de quebra cabeça de halloween na sala...

As atividades com moldes alfabéticos de halloween, foram preparadas exclusivamente...

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

Calculadora de Pagamento Mínimo de Cartão de Crédito ℹ️ Esta...

Trabalhar com atividades de quebra cabeça de halloween na sala...

As atividades com moldes alfabéticos de halloween, foram preparadas exclusivamente...

Ensinar as letrinhas de forma lúdica às crianças requer um...

O dia das bruxas está bem perto e para comemorar...

As atividades com crianças na escola colorir, ajudam as crianças...