A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

0 98

Você já parou pra ver o quão incrível o solo é? Sim, o solo; Nossa terra é recheada de conteúdo e novidades interessantes que sempre podemos extrair e aprender um pouco mais, mas sabe o que é ainda mais intrigante? Estamos o tempo todo caminhando sob um dos maiores mistérios da humanidade, nosso solo é repleto de segredos no qual até hoje estamos desvendando por dentro e por fora, além disso, o solo terrestre é um local surpreendentemente único que consegue abrigar vida.

Então vamos dar uma olhadinha sobre o que é o solo, como é composto e o que exatamente são todas essas coisas que estão ocupando todo o nosso globo terrestre, também entenderemos um mistério bobo porém igualmente intrigante, o que são exatamente as pedras e as rochas? Sem mais enrolações vamos lá.

Do que é composto o solo

Nosso solo é surpreendentemente recheado de novidades tanto internamente quanto externamente, uma grande variação disso podemos encontrar no cotidiano do dia-a-dia, como nas árvores, prédios, animais, toda matéria orgânica e vida em si, tudo isso é basicamente um resultado do intemperismo e da decomposição das rochas, onde sendo bastante breve e bem resumidamente o processo é basicamente uma decomposição das rochas onde elas se desfragmentam e compõe nossos relevos, grãos e minerais presentes na superfície, e isso tem relação com nosso clima, temperatura, chuva, vento e condições terrestres.

Por isso, o solo é nossa principal fonte de alimentos, de recursos e de lazer, além da lenta decomposição do solo ao passar dos anos também houveram acúmulos de materiais genéticos, formigas, bactérias, fungos e tudo isso contribui para um ambiente vívido e ativo 24 horas por dia. O tempo para a formação de um solo, no qual conhecemos que pode ser cultivado ou tenha existência de vida com gramado ou formigas, é tão lento e paciente que para criar apenas 1 cm de solo são necessários cerca de 400 anos, e 1cm é equivalente ao tamanho de uma unha.

Qual é a diferença da rocha e da pedra?

Além disso, o solo é lotado de macro nutrientes e micronutrientes, essenciais para as plantas, um detalhe que é presente nele também são as pedras e rochas, apesar de suas origens serem bastante complexas e antigas basicamente pedras são tudo aquilo que pode ser encontrado em fragmentos, pedaços de qualquer substância sólida e dura como gelo, cimento, tijolo, ou britas.

Rochas normalmente são encontradas em grande escalas e são mais rígidas como as vistas na praia, nelas elas guardam um ou mais minerais, já os cristais são minerais que podem ser vistas de forma pura fora de rochas, raramente encontrados na superfície. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo que vimos aqui hoje, e talvez quando você estiver caminhando pelas ruas, possa olhar novamente para uma pedrinha no caminho e enxergar que talvez ela possa ser 200 anos mais velha que você, mas piadinhas a parte, lembrem-se de olhar por onde anda para não topar em nenhuma pedra, até!

Caderno de Atividades sobre o ciclo da rocha e o solo

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

A equipe do Minhas Atividades agradece aos professores e educadores pelo tempo e dedicação em ajudar a fazer do Minhas Atividades o maior acervo de material de ensino do Brasil.

Ciclo das rochas

Vamos entender juntos como funciona o ciclo das rochas com este demonstrativo simples.

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

O professor deve ajudar os alunos a entenderem melhor este assunto fazendo perguntas e levantando questões sobre o tema.

Intemperismo, Erosão, deposição

Vamos entender as características destes três fenômenos.

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

O professor deve ajudar os alunos a entender um pouco melhor este tema tirando duvidas sobre as questões acima.

Leitura e compreensão do solo

Nesta atividade vamos ajudar os alunos a compreender um pouco mais sobre o solo.

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

Em nossa segunda folha vamos responder algumas perguntas sobre o que aprendemos.

Atividades sobre o Ciclo da rocha e o solo

Agora seus alunos podem aprender um pouco mais sobre o solo com esta atividade divertida e simples.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o solo e quer encontrar ainda atividades e outros materiais de ensino sobre diversos temas, aproveite todo o conteúdo do Minhas Atividades e tenha tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More