Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades para o dia 11 de Abril

1 4

Dia do Infectologista – 11 de abril

A infectologia é uma especialidade médica muito importante reconhecida desde o século XIX quando grandes epidemias de doenças passaram a assolar o mundo, inclusive o Brasil. O infectologista é especializado em doenças infecciosas e parasitárias, como a dengue, febre amarela e hepatite.

sick-woman-wearing-protective-mask-home_23-2147953259-2850247-7345579-7944762

Origem do Dia do Infectologista – 11 de abril

A data foi criada no ano de 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do médico Emílio Ribas, um dos pioneiros da área no Brasil.

Sugestão de Atividade para o Dia do Infectologista

Neste dia previna-se! Veja sua carteira de vacinas e a de seus filhos, e se algo estiver faltando procure um posto de saúde e coloque a prevenção da sua saúde em dia.

Na escola aproveite para trabalhar sobre doenças infecciosas e prevenção. Fale sobre os perigos da dengue e do Zika vírus, ensine as crianças a não deixarem água parada em casa como em vasos de flores e objetos jogados no quintal, estimule os alunos a serem socialmente conscientes.

Dia da Escola de Samba – 11 de abril

A data homenageia os grupos que animam o carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro nos tradicionais desfiles de carnaval. As escolas de samba são os elementos mais lembrados em tempos carnavalescos.

brazilian-dancers_23-2148046777-5119177-8838197-1981936

Origem do Dia da Escola de Samba – 11 de abril

A criação deste dia visa homenagear a fundação do bloco carnavalesco Ouro Sobre Azul, por Paulo da Portela em 1935. Posteriormente o bloco passou a ser conhecido como Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz.

Sugestão de Atividade para o Dia da Escola de Samba

O Carnaval já passou, mas sempre é possível ouvir um bom samba. Neste dia reserve um tempo para se divertir e quem sabe dançar, não deixe as crianças de forma da brincadeira. Na escola aproveite o momento para trabalhar elementos artísticos como cor, forma, textura, luz e sombra usando exemplos dos belos carros alegóricos e fantasias carnavalescas dos desfiles. Peça para seus alunos fazerem um desenho apresentando cada um desses elementos.

1 Comment
  1. Jubitiára Amorim says

    olá achei bem bacana essa postagem…Tenho acompanhado essa página, há alguns dias e estou gostando muito. Sou da área da assistência Social e me preocupa muito a educação das pessoas…Montei um Clubinho Terapia Pedagógico infantil e desenvolvo um trabalho informativo. É tudo brincando mas aprendendo e essa página está me ajudando muito.
    Beijos e obrigada mesmo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.