Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades para 01 de Janeiro

0 3

Ano novo – 01 de janeiro

01 de Janeiro é também o dia Confraternização Universal reconhecido pela Organização Mundial das Nações Unidas – ONU, como um momento de diálogo e paz entre os povos.

ano-novo-5125006-8770791-6810379

Essa data é comemorada no mundo todo. As famílias se reúnem, muitas pessoas dão festas e banquetes para celebrar. Mas, sem dúvida o evento mais famoso dessa ocasião são os tradicionais fogos de artifício.

No Brasil, os fogos da praia de Copacabana são famosos internacionalmente atraindo milhares de turistas só para vê-los, mas mesmo as cidades pequenas costumam fazer alguma atividade para festejar.

Origem do 01 de Janeiro – Ano Novo

Os Persas e Fenícios já comemoravam o ano novo, para eles a celebração acontecia em 23 de setembro. Outros povos também tinham suas datas de comemoração, os povos celtas, por exemplo, comemoravam o ano novo em 01 de novembro.

O Ano Novo como o conhecemos teve inicio em 46 a.C., após decreto do Imperador Júlio Cesar determinar que 01 de janeiro fosse o dia inicial do ano.

Ideias de atividades para o Ano Novo

O melhor para essa data é passar junto a família, fazer um jantar fraternal, reunir os amigos e comemorar assistindo os fogos é a nossa sugestão de atividade para você e seus familiares. Se você estiver em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, também pode ir assistir ao Show Da Virada, com atrações artísticas e curtir os fogos de artifício a meia noite.

Como as crianças estão de férias escolares nesse período, a sugestão de atividade escolar para comemorar o Ano Novo é realizar uma confraternização com todos os alunos, a qual pode ser feita no último dia de aula, é possível aproveitar a ocasião para trabalhar o significado das cores, convidando as crianças a virem vestidas com as cores de seus desejos para o próximo ano.

Gincanas, jogos, brincadeiras e lanches são o ideal para dar andamento a comemoração, enfocando atividades que estimulem a confraternização amistosa, o respeito e a tolerância entre os alunos como forma de lembrar a Confraternização Mundial que também ocorre nessa data. Por fim, pode-se fazer um evento de encerramento distribuindo balas e bombons aos alunos, junto a cartão desejando Feliz Ano Novo.

Dia de São Basílio Magno – 01 de janeiro

São Basílio o Grande é um santo cristão celebrado pela Igreja Católica Romana e também pela Igreja Ortodoxa, sendo que esta última o celebra em primeiro de janeiro. Nasceu no ano 329 d.C em Cesaria, cidade romana a época. Abraçou a vida religiosa monástica redigindo a primeira regra religiosa conhecida e foi Bispo de sua terra natal. Deixou vários escritos sobre filosofia, teologia e o modo de vida cristão. Foi um exemplo de caridade e em alguns países, como a Grécia, as crianças esperam receber presentes desse santo no dia 01 de janeiro.

Origem do dia de São Basílio

São Basílio morreu em 01 de janeiro de 379 d.C., provavelmente de hepatite, e foi sepultado em 02 janeiro por multidões que já o reconheciam como santo ainda em vida. Desde então sua celebração foi instituída pelos primeiros cristãos, que passaram a lembrar de São Basílio e suas obras neste dia, a data foi oficializada posteriormente pela Igreja Católica.

Sugestões de Atividade para o dia de São Basílio

As famílias podem comemorar o dia de São Basílio com orações e ações de caridade, já que o santo é lembrado pelo seu generoso coração. Na escola é um excelente momento para recordar a vida de São Basílio, apresentando as obras que o santo prestou para a própria construção do catolicismo enquanto religião.

Essa é uma excelente atividade para as aulas de ensino religioso e história. A escola também pode organizar uma ação coletiva de caridade, como arrecadar um quilo de alimento não perecível de cada aluno e dor para uma instituição que precise, como asilos, orfanatos ou famílias pobres.

Leave A Reply

Your email address will not be published.