Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades dia 02 de Fevereiro

0 2

Dia de Iemanjá – 02 de fevereiro

Conhecida como “Rainha do Mar”, Iemanjá é um orixá feminino muito cultuado no Brasil por pessoas de religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. É a padroeira de pescadores, jangadeiros e marinheiros. Esta data é o maior dia de festa em honra a Iemanjá, milhares de pessoas vestidas de branco costumam ir as praias nesta ocasião para depositar no mar suas oferendas e fazer seus pedidos a Rainha do Mar.

medicina-babosa-site-18-1630526-5306412-7035030

Origem do Dia de Iemanjá – 02 de fevereiro

Este dia foi escolhido em razão do sincretismo religioso com o catolicismo. Nessa data é comemorada a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo da Igreja Católica e também celebra-se a Nossa Senhora dos Navegantes.

Sugestão de Atividade para o Dia de Iemanjá

Se você é devoto de Iemanjá vá a praia e faça uma oferenda para pedir as bençãos desta Orixá. Não se esqueça de deixar tudo limpo, sem lixo na areia e no mar. Se você é católico aproveite para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes. Faça uma oração ou compareça a missa com sua família.

Na escola você pode levar um pequeno texto sobre Iemanjá, junto a uma bela imagem que a represente para que seus alunos colem no caderno. Aproveite o dia para falar aos seus estudantes sobre as religiões de matriz africana existentes no Brasil, uma forma de levar conhecimento e estimular o respeito e a tolerância tão necessários hoje em dia.

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes – 02 de fevereiro

Esta data é feriado municipal na capital Porto Alegre, onde Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira. Costuma-se realizar uma procissão religiosa anualmente na cidade gaucha carregando a imagem da santa em direção ao Porto de Pelotas e no resto do Brasil o dia também é celebrado em cultos e missas. A crença e a reverência religiosa a Nossa Senhora dos Navegantes é especialmente forte entre pescadores, marinheiros e comunidades costeiras de todo o Brasil.

Origem do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes – 02 de fevereiro

A tradição de celebrar Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida pelos navegadores portugueses e espanhóis no período colonial brasileiro. Esta é uma das festas religiosas mais antigas do Brasil.

Sugestão de Atividade para o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Se você é católico faça uma oração pedido a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para você e todos em seu lar. Você também pode ir a missa ou participar da procissão a santa caso more na capital gaúcha.

Na escola, o dia desta santa pode ser trabalhado conjuntamente ao dia de Iemanjá, que ocorre na mesma data, como uma forma de apresentar as crianças os sincretismos religiosos existentes no Brasil, estimulando a tolerância e o respeito mútuo entre as religiões.

Dia do Agente Fiscal – 02 de fevereiro

O agente fiscal é o profissional que representa e aplica as leis de cobranças de impostos, contribuindo para a manutenção da ordem social e da legalidade. Pagar impostos é uma obrigação de todo cidadão, pois é a partir deles que os serviços públicos como saúde e educação são financiados.

accountant-calculator-making-financial-report-tax-time_8119-2092-3473361-4061139-6733074

Origem do Dia do Agente Fiscal – 02 de fevereiro

A data foi criada para homenagear esse profissional que atua em todas as áreas importantes da sociedade e da economia, fiscalizando desde os serviços públicos como saúde e educação, até o setor privado, garantindo assim que os impostos necessários aos serviços prestados pelo Estado sejam pagos. Este profissional combate a fraude e a corrupção.

Sugestão de Atividade para o Dia do Agente Fiscal

Aproveite a data para conhecer melhor o trabalho desses profissionais, faça uma pesquisa na internet e converse com seus filhos sobre a importância da honestidade e do respeito a autoridade. Se não estiver em dia com seus impostos, é uma ótima oportunidade para dar andamento a regularização da sua situação fiscal.

Na escola aproveite a data para explicar as crianças o que são os impostos, e porque eles são importantes. Leve um texto, um desenho, um vídeo lúdico ou até mesmo um esquema mental explicando como o Estado usa o dinheiro arrecadado para financiar os serviços básicos da sociedade. Contribua para a formação cidadã de seus aluno.

Leave A Reply

Your email address will not be published.