Atividades de férias para educação infantil

0
Avalie este artigo!

O período de recesso chegou e a criança está curtindo em casa, mas você sabia que pode trabalhar com atividades de férias para educação infantil? Exercitar os conteúdos é indispensável para os pequenos, principalmente na época em que não estão frequentando a escola para não perderem o hábito de estudar e desenvolver as principais habilidades importantes da primeira infância.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Não significa que porque as crianças não estão na escola que precisem relaxar completamente, e esquecer do aprendizado inteiro adquirido no ano passado. É por esta razão que desenvolvemos sempre conteúdos de alta qualidade, bem trabalhados, lúdicos e que ajudem no estudo dos pequenos.

Atividades para fazer nas férias de verão

As crianças podem trabalhar com escrita no nosso caderno de atividades de férias para aprimorar o conhecimento do alfabeto, fortalecer a escrita e melhorar a coordenação motora fina. Ainda, escrever possibilita que os pequenos melhorem o vocabulário e aprendam adequadamente a se comunicar com pessoas próximas, sejam os coleguinhas da escola, com professores ou os pais.

Você também pode realizar brincadeiras lúdicas para fortalecer a coordenação motora grossa, como corridas, pega-bandeira, caça ao tesouro, esconde-esconde, quente ou frio. Ou as seguintes e principais que são muito divertidas:

  • O chão é de lava;
  • Corrida do Saci;
  • Bobinho;
  • Corre, cotia;
  • Vampiro, vampirão;
  • Pula-corda;
  • Corrida com bola;
  • Equilibrista.

A pintura com dedos é uma das principais atividades de férias para educação infantil que podem ser feitas com os nossos materiais. Ou seja, temos um caderno completo, didático e que permitirá aos pequenos o desenvolvimento criativo e imaginativo de formas, cores, tamanhos e objetos.

Atividades para fazer com seus filhos

Para trabalhar com a criatividade na educação infantil, você deve incluir materiais de pintura como lápis de cor, canetinha, giz de cera e tinta guache. Mas, será que são apenas estes os objetos que existem para incluir na pintura? De fato, existem muitos outros, como cola glitter, purpurina, lantejoulas e itens alimentícios, como grãos de feijão, de arroz, rótulos de garrafa e tampinhas para fazer colagens.

É necessário também de cola bastão ou líquida, pincel de cerdas macias e chanfrado, além de tesoura sem ponta. Disponibilize folha sulfite branca, amarela ou rosada para fazer dobraduras ou pinturas divertidas para as crianças trabalharem mais com a criatividade.

O que podemos fazer nas férias escolares?

Brincadeiras, visitas em museus, passeios em parques, viagens para a praia, trilhas junto das crianças e atividades que melhorem a coordenação motora fina e grossa. Com estas inclusões, os alunos da educação infantil aprenderão muito mais sobre a sociedade caso visitem museus ou zoológicos, além de regiões especiais como a praia. Vamos conhecer mais opções para as férias:

  • Cozinhar com as crianças;
  • Acampamento em casa;
  • Cinema em casa;
  • Dê banho nos brinquedos com as crianças;
  • Piquenique;
  • Karaokê em casa;
  • Jardinagem;
  • Organize ou atualize o quarto das crianças;
  • Faça quizzes de desenhos animados para testar a memória das crianças;
  • Deixe a criança desenvolver habilidades com um instrumento musical.

Oferecer um tempo de qualidade com atividades de férias para educação infantil, é indispensável para o aprendizado das crianças. Estas são sugestões perfeitas, que podem ser feitas durante os 31 dias de janeiro, além do começo da semana de fevereiro que terá feriado prolongado devido o carnaval.

Férias escolares o que fazer com os filhos: planejamento para o mês

Existem várias opções de atividades para fazer com os filhos durante as férias escolares e por este motivo, desenvolvemos um planejamento com dicas úteis que permitirão o desenvolvimento. Algumas sugestões são as seguintes:

  • Planejar passeios em família, como visitas a parques temáticos, museus, praias, zoológicos ou trilhas ao ar livre;
    Organizar atividades em casa, como jogos de tabuleiro, sessões de cinema, leitura em grupo, artesanato ou culinária;
    Inscrever as crianças em colônias de férias ou acampamentos, onde elas podem participar de atividades recreativas e esportivas;
    Estimular a prática de esportes ao ar livre, como natação, futebol, ciclismo ou caminhadas;
    Incentivar a criatividade através de desenhos, pinturas, música, dança ou teatro;
    Promover momentos de interação social, convidando amigos dos seus filhos para brincar em casa ou organizar encontros em parques;
    Planejar viagens curtas em família para explorar novos lugares e vivenciar novas experiências;
  • Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e interesses dos seus filhos. O importante é proporcionar momentos de diversão, aprendizado e vínculo familiar durante as férias escolares;

Oferecer um tempo de qualidade com atividades de férias para educação infantil, é indispensável para o aprendizado das crianças. Estas são sugestões perfeitas, que podem ser feitas durante os 31 dias de janeiro, além do começo da semana de fevereiro que terá feriado prolongado devido o carnaval. Existe um planejamento com dicas úteis que permitirão o desenvolvimento durante as férias escolares.

Por que as férias são importantes?

As férias escolares são importantes porque permitem que as crianças tenham um tempo de descanso e relaxamento após um período intenso de estudos. Além disso, durante as férias, as crianças têm a oportunidade de explorar novas atividades e experiências, o que contribui para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Inclusive, as férias também oferecem a chance de passar mais tempo em família, fortalecendo os laços afetivos e criando memórias positivas. Por fim, as férias escolares proporcionam uma pausa na rotina e uma oportunidade de recarregar as energias, preparando as crianças para um novo ciclo de aprendizado quando retornarem às aulas.

Onde passar as férias com as crianças?

Passe as férias com as crianças em parques temáticos, praias, acampamentos, ou até mesmo em viagens para destinos turísticos. O importante é escolher um local que ofereça atividades adequadas para a idade das crianças e que proporcione diversão e momentos de lazer em família.

Outra opção é visitar praias conhecidas por serem familiares, como a Praia do Forte ou Porto de Galinhas. Se preferir algo mais aventureiro, acampamentos em locais naturais como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros podem ser uma ótima escolha.

Além disso, você também pode considerar viagens para destinos turísticos culturais, como visitar o Museu do Futebol em São Paulo ou o Museu de Arte do Rio de Janeiro. O importante é escolher um local que ofereça uma variedade de atividades e experiências para garantir a diversão das crianças.

Sugestão de atividades de férias para educação infantil

O Minhas Atividades preparou atividades de férias para educação infantil que devem ser feitas em sala de aula com as crianças do ensino infantil. Vamos conhecer o nosso material que pode ser encontrado na íntegra diretamente em nossa loja:

Encontre os melhores conteúdos diretamente em nossa lojinha!

atividades de férias para educação infantil
Atividades de férias para educação infantil 3

O Minhas Atividades agradece aos professores por ensinarem os melhores conteúdos às crianças do ensino infantil. Vocês são demais!

Pintura de figuras de amarelo em atividades

Em atividades de férias para educação infantil, a criança deve pintar de amarelo o que gosta e o que não gosta de azul.

A criança pode fazer a pintura de lápis de cor, canetinha ou giz de cera.

Perguntas sobre férias para crianças

Será necessário que nas atividades de férias para educação infantil, você explique à criança sobre o melhor período de férias.

atividades de férias para educação infantil
Atividades de férias para educação infantil 4

Além disso, é importante que as crianças desenvolvam as respostas e leiam as informações depois.

Atividades de férias para crianças

Para concluir as atividades de férias para educação infantil, é necessário que as crianças respondam todas as perguntas corretamente.

Depois, deve-se anotar nos quadros os brinquedos favoritos de brincar. Encontre nossos conteúdos completos abaixo:

Se você gostou de nossas atividades para trabalhar de diversas formas, e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino? Fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar. Acompanhe-nos também pelo Instagram!

Deixe um comentário