Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades 19 de Abril

0 3

Sexta-Feira Santa – 19 de abril

Esta é outra data de grande importância para os cristãos, especialmente os católicos. Conhecida também como Sexta-Feira da Paixão, é a última sexta-feira antes da Páscoa, nesta data os fiéis relembram a morte de Jesus Cristo.

sexta-feira-santa_c-1081967-4351433-3164601

Origem da Sexta-Feira Santa – 19 de abril

Esta data é feriado e deve obrigatoriamente ocorrer em uma sexta-feira, podendo mudar o dia do mês todo o ano. É o primeiro dos três dias que celebram a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Sugestão de Atividade para a Sexta-Feira Santa

Se você é cristão não deixe de observar a sacralidade do dia junto a sua família, faça jejum, não como carne, faça orações e evite brigas e conflitos. Na escola a data pode ser abordada nas aulas de ensino religioso, fale sobre a importância do dia, seu significado e costumes tradicionais para a data.

Dia do Índio – 19 de abril

Esta data visa recordar e reforçar a identidade do povo indígena, tanto os nativos brasileiros quanto os nativos norte-americanos, refletindo sobre a importância da manutenção de sua cultura.

indian-people-collection_1308-855-7585356-2322561-5294409

Origem do Dia do Índio – 19 de abril

Esta data foi escolhida para homenagear a cultura indígena em referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.

Sugestão de Atividade para o Dia do Índio

Neste dia pesquise sobre as tribos indígenas brasileiras, reflita sobre a importância de sua cultura, especialmente o respeito e reverencia dos nativos pela natureza, hábitos que podem nos ensinar a construir um mundo melhor. Na escola aproveite para trabalhar a cultura brasileira junto a seus alunos, reúne elementos presentes na nossa cultura que possuem origem indígena, como palavras, comidas típicas e hábitos culturais, e apresente aos estudantes ajudando-os a perceber a importância dos nativos para a própria identidade brasileira.

Dia do Exército Brasileiro – 19 de abril

O dia presta homenagem a força e presença do exército nacional brasileiro, uma instituição responsável pela proteção do território e da nossa nação como um todo. De forma oficial, o Exército Brasileiro foi fundado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Origem do Dia do Exército Brasileiro – 19 de abril

A data foi escolhida para homenagear a memória da Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, foi a primeira vez que um grupo de brasileiros providos de sentimento patriótico se reuniu para combater os invasores holandeses em Pernambuco.

Sugestão de Atividade para o Dia do Exército Brasileiro

Nesta data não deixe de homenagear o exército nacional, faça uma publicação em sua rede social para lembrar seus amigos do dia. Se você conhece um militar dê os parabéns pela data. Na escola apresente aos alunos a data, fale sobre as atividades do exército e sua importância para a Soberania do país, então peça para o estudantes fazerem um desenho homenageando os miliares. Socialize as produções no mural.

Dia de Santo Expedito – 19 de abril

Dia especialmente celebrado pela comunidade cristã católica destinado a homenagear um santo muito popular, conhecido como Santo das Causas Justas e Urgentes. O santo teria teria vivido durante o século IV e era comandante de uma legião de soldados romanos.

Origem do Dia de Santo Expedito -19 de abril

Comemora-se sua festa litúrgica nesse dia, por ser a data provável de sua morte. Expedito foi martirizado e teve sua cabeça decepada em 19 de abril de 303, por se recusar a renegar sua fé em Cristo.

Sugestão de Atividade para o Dia de Santo Expedito

A Igreja celebra a data com missas e procissões especiais, então se você é católico compareça a celebração. Na escola aproveite para trabalhar a data com seus alunos apresentando o Dia de Logunedé celebrado na Umbanda e sincretizado com Santo Expedito, como forma de estimular o respeito e a tolerância religiosa. Passe tópicos relacionando ambas as entidades religiosas e peça que os alunos anotem no caderno, depois converse um pouco com eles sobre o assunto.

Leave A Reply

Your email address will not be published.