A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividade de quebra-cabeças matemático

A matemática pode ser como um vilão para diversas pessoas, mas as contas são importantes no dia a dia das crianças

0 334

A matemática estuda sobre medidas, estruturas, variações, estatísticas e quantidades. Ao longo dos anos foi possível ver sua evolução graças as fórmulas, teoremas e demais leis. Geometria também faz parte da matemática e tem como finalidade estudar formas, tamanhos e posições.

Mesmo que diversas pessoas não sejam nada fãs das operações matemáticas, ela está presente em nosso dia a dia desde as coisas mais simples até as mais complexas. Alguns ainda surpreendem-se com esse fato, porém mexer com números não é tão difícil quanto parece.

Como os números surgiram

Os antigos começaram a ter necessidade de contar os objetos há cerca de 30.000 mil anos e nessa época, os humanos eram mais conhecidos como “Os homens das cavernas”. Ninguém fazia ideia de como contar as coisas que tinham e sentiam essa necessidade.

A matemática se torna mais extensa em conceitos diferentes, como é o caso da trigonometria, sistematização e outras estruturas. Para poder relaxar no momento de estudar, é importante lembrar dos conceitos iniciais dos sinais.

Basta lembrar-se dos sinais e da maneira que os conheceu. Adição, subtração, multiplicação e divisão, sempre serão o inverso um do outro. Estão em nosso meio sem que percebamos, e realizar cada operação com ajuda dos dedos pode ser uma boa solução de problemas.

Onde a matemática se iniciou

A matemática que todos já conhecem surgiu em um lugar muito distante e apreciado por várias pessoas, que é o Egito Antigo, lá para o ano de 3500 a.C. Nessa época, já existia o conceito de medir e contar. Isso aconteceu também na Babilônia.

Caderno de quebra-cabeças matemático

Foi preparado um caderno com diversas atividades de subtração, adição, multiplicação e divisão, posteriormente preencher as lacunas com os resultados obtidos através da colagem na folha superior que deve ser recortada com ajuda de um adulto para evitar acidentes.

Atividade de quebra-cabeças matemático

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que merecem nota 10 pelo esforço de cuidar e nutrir as próximas gerações com uma educação de qualidade.

Resolva as contas de subtração

Para ser resolvido as contas de subtração, o aluno poderá ter a ajuda dos dedos para chegar aos resultados e facilitar a maneira com a qual pode pensar.

Atividade de quebra-cabeças matemático

A subtração foi introduzida na Grã-Bretanha, no ano de 1557, por um homem chamado Robert Recorde. Talvez ele não soubesse, mas a subtração é um dos sinais mais importantes da matemática.

Subtração dos números

O professor poderá ajudar os alunos, caso sintam dúvidas em como montar as contas e efetuá-las.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Em 1518 foi datado através de um livro publicado por Henricus Grammateus, que a antiguidade já tinha o hábito de usar o sinal de subtração.

Subtração com o número 1

Os alunos perceberão que esta folha de atividade possui sempre o número 1 do outro lado, e isso tem como objetivo mostrar a facilidade de subtrair um número maior com o 1.

Atividade de quebra-cabeças matemático

A estimativa da criação do número 1 tem cerca de 20 mil anos e foi usado para representá-lo os ossos. Isso ocorreu no Congo, localizado na África Central.

Subtrair números maiores

Alguns alunos podem ter dificuldades para chegarem aos resultados finais, por conta dos números maiores que geram confusão. Cabe ao professor explicar de modo que os alunos compreendam.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Matemática pode ser o terror de muitos alunos, porém ela está presente em nosso corpo e até mesmo no funcionamento de todas as coisas do mundo. Até os animais tem matemática dentro de seus corpos, assim como os humanos.

Subtração com números maiores e menores

Para finalizar as contas de subtração, os alunos deverão subtrair os números para obter os resultados corretos.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Um dos matemáticos mais conhecido pelo mundo todo chama-se Pitágoras de Samos, foi um matemático e filósofo grego.

Adição e Subtração

O aluno terá facilidade de somar com a ajuda de seus dedos na atividade, o que o ajudará a ter um raciocínio mais rápido, além de assimilar o que se pede.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Michael Stifel foi o primeiro a usar o sinal de +, para que pudesse utilizar nas adições algébricas. Antes de começar a utilizá-lo, Stifel escrevia a palavra latina “Et”, que quer dizer adição.

Adição

Os alunos devem apenas realizar a soma dos números, recortar e colar os resultados onde estão os respectivos valores.

Atividade de quebra-cabeças matemático

No século 15, matemáticos que viviam na França e Itália usavam palavras para adição que era o “P” de “Plus” e “M” de “Minus” para subtrair os números.

Adição dos números

Para frisar a atividade aos alunos, o professor deve explicar como alguns métodos matemáticos funcionam e que alguns números podem ser somados de diversas formas.

Atividade de quebra-cabeças matemático

No ano de 1514, o holandês Vander Hoecke que era um matemático, utilizou os símbolos + e – para realizar suas operações matemáticas.

Adição

O professor em conjunto do aluno deverá auxiliar em qualquer dúvida que possa existir, a fim de saná-las por completo.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Johannes Widman já utilizava os símbolos de adição e subtração, inclusive é possível ver através do livro publicado no ano de 1489, Aritmética Mercantil, que esses símbolos conhecidos por todos foram apresentados.

Adição com números pequenos

Em alguns momentos serão necessários realizar adições com números grandes e outros com números inferiores, a intenção desta atividade é justamente estimular os alunos.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Essas foram as somas de números positivos ao contrário dos negativos, popularmente conhecido como subtração. Todo número + permanece positivo.

Multiplicação

A multiplicação é uma das regras de sinais mais importantes no mundo, porque sem ela não seria possível obter diferentes resultados ou criar novas coisas. O aluno deverá efetuar as continhas com ajuda do professor.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Pitágoras foi quem criou uma tabela onde era possível realizar as operações de multiplicação da tabuada que todos conhecem.

Multiplicação é conhecer a tabuada

Nessa fase da vida, os alunos devem conhecer as tabuadas para saberem como funcionam e perceber que multiplicar pode ser muito divertido.

Atividade de quebra-cabeças matemático

No ano de 1631 o sinal X foi usado pela primeira vez, porém como começou a gerar confusão em algumas pessoas por conta da variável X, o uso do ponto teve de ser inserido por Leibniz em 1698.

Multiplicar o 0 é impossível

Comumente falado, o número zero não possui qualquer tipo de valor, portanto, é geralmente deixado de lado em algumas operações matemáticas.

Atividade de quebra-cabeças matemático

A multiplicação nasceu no Egito Antigo, por assim dizer, uma vez que eles precisavam de algo útil e que os ajudasse a chegar em novos resultados. O número mais usado naquela época era qualquer número multiplicado por 2.

O zero é deixado de lado

Como explicado anteriormente, o zero não serve para ser multiplicado, somado, dividido ou subtraído porque não possui valor algum.

Atividade de quebra-cabeças matemático

O matemático Guilherme Oughtred colocou em seu livro Clavis Matematicae, no ano 1631.

Divisão

Esse é um dos sinais que podem causar certo incômodo em alguns alunos, porque possuem dúvidas ao realizar a divisão e parece ser bem complicado à primeira vista.

Atividade de quebra-cabeças matemático

O sinal de divisão com o ponto em cima, uma barra do meio e abaixo foi criado por Johann Heinrich Rahna, um suíço. E até os dias de hoje este sinal é utilizado.

A metade

É importante que os alunos saibam que a divisão representa a metade de um número e o professor deve ensiná-los como pode ser feita essa atividade.

Atividade de quebra-cabeças matemático

A divisão é o contrário da multiplicação, da mesma maneira que acontece com a adição e subtração. Como o zero não é um número inteiro, não há como definir a divisão do mesmo.

Os resultados sempre serão a metade dos números

É interessante o fato de a multiplicação sempre atuar como o contrário da divisão, e é justamente para fazer o trabalho ser mais fácil aos que resolverão a operação.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Os números divididos sofreram um fracionamento, significa que foi fragmentado e pode ter em seu resultados números decimais ou números inteiros.

Dividir pode ser feito com balas

Muitos professores costumam facilitar suas explicações aos alunos de pré-escola e fundamental I, com ajuda de balas, frutas ou até mesmo doces. Dessa forma, entrará mais facilmente na cabeça de cada um a ideia de que se pode ter facilidade ao dividir as balas para cada colega, de acordo com a quantidade que possuir em mãos.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Ao se realizar uma divisão, podem vir diversos resultados e aqueles que acabam em zero são chamados de divisão exata, caso não seja zero, chama-se de divisão não exata.

A tabuada influência a divisão

Saber a tabuada para realizar qualquer operação de divisão será como uma mão na roda para os alunos que ainda estão a aprender os conceitos mais básicos na sala de aula.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Caso a operação realizada não termine em zero, será possível continuar a fazê-la até reduzir seu número por completo.

Finalize a divisão

Nesta etapa, o aluno terá compreendido as melhores maneiras de realizar a divisão dos números com ajuda da tabuada e explicações do professor.

Atividade de quebra-cabeças matemático

Com as dicas e curiosidades, será possível ver os alunos compreenderem mais da matéria e deixar de sentir medo de errar ao mexer com os números.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.