Civilização Bizantina, pode ser considerada como, aquela que se desenvolveu na idade média. Com grande influencia de Constantino, justiniano e outros, a civilização Bizantina abraçou principalmente a arte, como forte legado.
Atividades
7 atividades sobre Civilização Bizantina
Para que possamos apreciar melhor a arte o costume e cultura dessa civilização, apresentamos o presente trabalho com 7 atividades interessantes, que ajudará aos alunos gravarem melhor as informações.

Resumo sobre a Civilização Bizantina
O período de decadência de Roma fez com que surgisse no Oriente, na antiga colônia grega de Bizâncio, o Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla. Essa divisão do Império Romano tinha um comércio bastante desenvolvido devido a sua localização privilegiada.
A capital ficava em um território que ligava caminhos para a Europa e a Ásia, entre o Mar Egeu e o Mar Negro, nas margens do estreito de Bósforo. Por oferecer muitos recursos, diversos povos se instalaram na região, possibilitando um crescimento rápido.
A prosperidade da civilização bizantina crescia rapidamente, ao mesmo tempo em que o Império Romano Ocidental sucumbia. Foi apenas no século XV que o Império Bizantino cedeu às pressões e caiu, quando turcos otomanos invadiram Constantinopla. Continue lendo para conhecer mais sobre a civilização bizantina ( Fonte).
Aspectos culturais
A cultura foi bastante rica durante todo o período de existência dos bizantinos. A arquitetura, a escultura e a pintura produziram grandes obras. Além disso, um alfabeto foi desenvolvido, chamado cirílico. O nome se deve a um dos seus criadores, o monge Cirilo, que juntamente com o companheiro Metódio desenvolveram a escrita.
A Arte Bizantina foi influenciada por grandes povos, como os gregos, romanos antigos e civilizações da Ásia Menor. Até hoje podemos ver um exemplo da grandeza das obras nas famosas decorações de igrejas.
Os arquitetos utilizaram a herança romana para criar um estilo único. Os planos, as dimensões e outros elementos que constituem as basílicas romanas marcaram a tradição bizantina, como é possível ver na famosa Igreja de Santa Sofia.
A pintura era essencialmente decorativa, e representava santos, anjos e figuras importantes da civilização bizantina. O tom das imagens era marcado pelas poses estáticas e expressões de benevolência e misticismo. A mesma linha decorativa seguia a escultura, que era feita com marfim, vidro e ouro. Os escultores também eram especialistas em baixo-relevo em edifícios.
A força artística era tão forte que Constantinopla tornou-se um celeiro cultural, com muitos artistas vindos em busca de inspiração. A cultura helenística desempenhou um papel importante na forma como os bizantinos viam o desenvolvimento das obras. O grego era até considerado um segundo idioma ( Fonte)..
Literatura
A literatura também foi rica, com muitas obras de qualidade em prosa e verso. O cuidado com os livros era extremo, tanto no conteúdo como na forma. Os artistas se preocupavam em desenhar iluminuras e fontes de alto valor estético.

A sociedade bizantina possuía uma estrutura rígida, com o imperador e sua família como soberanos. Abaixo, vinham seus assessores e a nobreza. Em seguida o alto clero e, depois, a elite, que era formada por fazendeiros ricos, donos de oficinas artesanais e comerciantes.
Abaixo dessa estrutura piramidal estavam as camadas média e baixa, compostas por trabalhadores das oficinas artesanais, agricultores, camponeses e escravos.
O auge da civilização bizantina foi durante o reinado de Justiniano, que transformou o Império Bizantino em um dos estados mais poderosos do Mediterrâneo no Período Medieval. No seu reinado surgiu o Corpus Juris Civilis, uma formalização do Direito, criado por uma comissão de juristas nomeada por Justiniano.
Ele preocupou-se em decodificar o Direito Romano, elaborando uma nova forma de instituição jurídica sem as contradições e omissões dos antepassados. A obra da comissão de Justiniano era dividida em quatro partes: Digesto, Institutas, Novelas e Pandeclas.
Esse corpo jurídico foi tão importante que sobreviveu ao tempo, e foi a base para a criação de quase todas as legislações modernas ( Fonte)..

Comércio
O crescimento do Império Bizantino se deu principalmente pelo comércio. Devido a localização, as atividades comerciais trouxeram rapidamente a urbanização. Entre os principais produtos vendidos estavam os perfumes finos, peças de vidro, porcelana e tecidos de seda. Como eram produtos vindos da Ásia, as pessoas ricas da Europa os compravam pagando muito dinheiro.
O governo inspecionava as atividades econômicas controlando a qualidade e a quantidade da produção das corporações de ofício. O Estado também tinha negócios nas áreas de metalurgia, tecelagem, armamento e pesca.
A agricultura também era uma grande fonte de renda, por causa dos grandes latifúndios. Mas as atividades agrícolas não rendiam o suficiente, e, como 90% da população bizantina viviam no campo, havia muita escassez e crises de abastecimento no Império ( Fonte).
7 atividades sobre Civilização Bizantina
Confiram agora 7 atividades sobre a civilização Bizantina, e aprendam um pouco mais, sobre o assunto.
1- Atividade para sala de aula – Jogo da garrafa – Civilização Bizantina
Essa atividade irá se aproveitar da famosa brincadeira ” verdade ou consequência”, para se adaptar a uma forma divertida de aprender.

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Uma garrafa vazia
- Papel e caneta
Passo a passo para a atividade em sala de aula: Jogo da garrafa- Civilização Bizantina
- Convide aos alunos, para que elaborem, cada um deles, uma pergunta para fazer ao colega sobre a civilização bizantina, que esteja dentro do texto ou vídeo assistido.
- Abram uma roda, e todos deverão assentarem-se no chão.
- Pegue a garrafa e comece a brincadeira, fazendo-a girar no chão até parar.
- O aluno que ficar com o fundo da garrafa para ele, fará sua pergunta, e o aluno que ficar na mira, da boca da garrafa deverá tentar responder a pergunta do colega.
- Se ele acertar, continua na competição, se não acertar irá saindo da roda.
- Ganha o que ficar por último.
Pensa quanta informação poderá ser gravada durante uma atividade como essa?
2 Atividade para sala de aula – Criando versos – Civilização Bizantina
Versos também eram muito valorizados no período bizantino. O importante é que esse tipo de arte sempre acaba registrando pensamentos, crenças e costumes dos povos, os quais ficam registrados para os povos do futuro.

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Folha de papel
- Caneta
Passo a passo para a atividade em sala de aula – Criando versos Civilização Bizantina
- Convide a turminha para construir poemas ou versos.
- Desafie -os a se colocarem em lugar de uma pessoa que vivia na idade média e escreverem algo sobre o que viam e viviam.
- Surpreenda-se com a criatividade da galera.
Poderá ser uma atividade bem interessante!
3 Atividade para sala de aula – Coloque V ou F- Civilização Bizantina
Atividades com V ou F, são especialistas em nos deixar bem atentos! Vamos fazer?

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Folha de exercício
- Caneta
Passo a passo para a atividade de V ou F – Civilização Bizantina
- Espalhe a folha de exercício entre os alunos
- Após resolverem as questões confiram juntos os resultados.
( ) A força artística era tão forte que Constantinopla tornou-se um celeiro cultural, com muitos artistas vindos em busca de inspiração.
( ) O Estado tinha negócios nas áreas de metalurgia, tecelagem, armamento e pesca. A agricultura também era uma grande fonte de renda, por causa dos grandes latifúndios.
( ) No período bizantino, um alfabeto foi desenvolvido, chamado cirílico. O nome se deve a um dos seus criadores, o monge Augustiniano.
( ) A cultura helenística desempenhou um papel importante na forma como os bizantinos viam o desenvolvimento das obras.
( ) Entre os principais produtos vendidos no comércio Bizantino, estavam os perfumes finos, peças de vidro, porcelana e tecidos de seda. Como eram produtos vindos da Europa, as pessoas ricas da Asia os compravam pagando muito dinheiro.
( ) O grego era até considerado um segundo idioma.
4 Atividade para sala de aula :Construção de texto – Civilização Bizantina
Faça uma visita à página “Bizantinística” seguindo o link . Após fazerem a leitura, escrevam um texto dissertativo, e nele coloque sua opinião sobre o que o autor do artigo alega, que verdadeiramente aconteceu ao império Bizantino.

Idade
A partir dos 14 anos
Material necessário
- Papel
- Caneta
Passo a passo para atividade em sala de aula :Construção de texto – Civilização Bizantina
- Faça o texto, fazendo os seguinte comentários:
- De acordo com a visão e provas apontadas pelo autor, foram ou Otomanos que destruíram aquele império?
- Se não houvesse invasões, como seria aquela localização e aquele povo?
Compartilhe com seus colegas, as suas conclusões.
5 Atividade para sala de aula – Visita ao museu ou igreja histórica – Civilização Bizantina
As visitas aos museus contribuem bastante para o entendimento do assunto.
Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Folha de exercício
- Caneta
Passo a passo para a atividade em sala de aula – Civilização Bizantina
- Organize a ida ao museu convocando toda turma
- escolha um lugar onde esteja relacionado a cultura bizantina
- Mostre para eles os traços bem característicos, onde existem imagens, muito comuns, presente na igreja católica.
- Comente que é devido o fato de Constantino ter se convertido ao Cristianismo contribuiu muito para que artistas desenvolvesse sua arte voltado aos vitrais coloridos.
Após a visita, pode-se pedir que escrevam a impressão que tiveram sobre a arte Bizantina.
6- Atividade para sala de aula – Resenha crítica- Civilização Bizantina
Conhecer hoje o lugar que um dia foi palco de muitos atos históricos!

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Folha de papel
- Caneta
Passo a passo para a atividade em sala de aula – Civilização Bizantina
- Após estudarem o assunto e assistirem videos sobre a civilização Bizantina, vamos construir textos?
- Deixe que os alunos livremente façam uma resenha crítica sobre o assunto,
- de tal forma que poderão escolher outros textos sobre a civilização Bizantina, desde que não fujam do assunto.
Dificilmente se entende o presente o projeta-se o futuro, caso não não estude o passado!
7 – Atividade para sala de aula -História em quadrinhos – Civilização Bizantina
Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Papel
- Caneta
- Caneta ou lápis de cor
Passo a passo para a atividade em sala de aula – História em quadrinhos Civilização Bizantina
- Assista o vídeo acima para ter uma noção de como se passou na idade média e o Império bizantino
- Divida a turma em grupos, e proponha a construção de histórias em quadrinhos
- os alunos poderão inventar histórias, de forma que seus personagens estejam vivendo naquele período, imaginando como fariam.
- Deverão ilustrar, de forma que fique bem caracterizado
após os grupos montarem suas histórias, façam uma exposição e troquem de histórias para que todos leiam as histórias uns dos outros
Fim
Que tal as atividades sobre a civilização Bizantina, gostou? Se foi útil para você, não deixe de compartilhar, e se desejar, poderá acessar outras atividades como essa, bem aqui na Demonstre!
Um grande abraço e até breve!