7 Atividades sobre Astecas e Incas
Astecas e Incas, assim como os maias, são grandes responsáveis pela formação de antigas civilizações, principalmente nas Américas. Embora sejam considerados como civilizações extintas, eles se espalharam entre outros povos, e seus descendentes estão entre nós, isso se não forem, muitos de nós!
7 atividades sobre Astecas e Incas
Para sabermos mais sobre os importantes povos do passado, trouxemos um resumo bem legal e 7 atividades interessantes, vamos lá?
Resumo : Astecas
Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, vindos da atual Califórnia, dominaram as outras tribos que viviam na região e em pouco tempo construíram um grande império teocrático.

Quando os europeus chegaram à América havia dois tipos básicos de formação social. As chamadas comunidades primitivas e as civilizações dos astecas e dos incas. Os maias, outra grande civilização, já não habitavam suas cidades.
Os astecas haviam construído um império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico. Tenochtitlán tornou-se o centro e a mais importante cidade do Império Asteca. Em 1450, contava com cerca de 300 mil habitantes.
Sociedade e Economia Asteca
A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

Os camponeses tinham o direito de ocupar e usar a terra, mas estavam sujeitos ao pagamento de um imposto coletivo e ao trabalho gratuito na construção de obras públicas.
A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. O milho era o alimento básico. Como não existia dinheiro usava-se a semente de cacau como referência de valor, a semente era considerada símbolo de riqueza e poder.
Cultura Asteca
A arquitetura foi a arte de maior expressão. A escultura, principalmente de símbolos religiosos, a pintura, que retratava cenas mitológicas e históricas, foram bastante desenvolvidas pelos povos astecas. Possuíam técnicas avançadas na construção de palanques, rampas de transporte, represas e obras de irrigação.
Curiosidades Astecas
- Eles enterravam o morto debaixo de suas casas.
- O verdadeiro nome deles era “Mexica” , o termo Asteca foi colocado pelos europeus
- Muitas vezes, quando alguém morria, matava-se um cachorro para que ele pudesse servia de guia no além-túmulo
- Se um asteca estivesse muito endividado, eles tinham a opção de se vender como escravos ou até mesmo negociar os filhos para isso. Quando pagasse a dívida, podia comprar a liberdade de volta.
- Os astecas foram um dos primeiros povos a investir na educação infantil
- A capital do Império Asteca se chamava Tenochtitlán e ficava no meio de um lago ( hoje é o México)
- Eles tinham um sistema eficiente de coleta de lixo e a cidade era considerada extremamente limpa
- Foram os Astecas que cultivaram o uso do chocolate, e a semente de cacau era tão valiosa, que a usavam como moeda para compra e venda.

Os mensageiros Astecas e Incas

Agilidade a todo vigor

Transporte por lhamas
Incas
Origem
Até o século XI, os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusco, no Peru. No século XII, iniciaram a formação de um vasto e poderoso império, dominando várias outras nações indígenas. Pouco a pouco, num processo que durou até o século XV, a força e a supremacia guerreira dos incas levou o Império a alcançar sua maior extensão.
Para controlar seu vasto território, abriram duas estradas, uma no litoral, e outra nas montanhas, que cortavam o território de norte a sul. Ambas interligadas por transversais de leste a oeste.
Ao longo desses caminhos, havia guaritas com mensageiros especialmente treinados para correr o mais depressa possível. Desta maneira, os incas tinham um sistema de comunicação eficiente e que os permitia saber o que acontecia nos seus domínios.
Sociedade

O Inca, filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.
Abaixo do imperador estavam seus parentes, os nobres, e os escolhidos para ocupar os postos de comando, como governadores de províncias, chefes militares, sábios, juízes e sacerdotes.
A camada seguinte era formada de funcionários públicos e trabalhadores especializados, como ourives, marceneiros, pedreiros etc. Na base da hierarquia estavam os agricultores.
Economia
A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes.
Lavouras se estendiam por encostas íngremes, com o sistema de terraços – espécie de degraus construídos com paredes de pedras. As terras estatais eram cultivadas por todos os campos e a produção era armazenada para sustentar a nobreza, os sacerdotes e os militares.
Os excedentes eram estocados em armazéns instalados ao longo de todo o império e repartidos em tempo de carência ou épocas de calamidades. Para melhorar a produtividade da terra eram usados dois recursos: a adubação, feita com esterco de lhama e de pássaros; e a irrigação, com tanques e canais.
Criavam a lhama, que serviam para o transporte, a alpaca e a vicunha, das quais obtinham a lã e a carne. No litoral, as populações viviam principalmente da pesca.
Para prestar conta dos impostos recolhidos e controlar a produção era usado o quipu, que significa nó, em quéchuca. O quipo consistia num cordão, no qual estava presa uma série de pequenos cordões coloridos, pendurados em forma de franja e com vários nós.

Política
O Império Inca tinha 4.000.000 de km, uma população de 15 milhões de pessoas espalhadas em 200 povos diferentes e a capital era Cusco. Para dar coesão a este vasto império, se impôs um idioma – o quéchua – e se estabeleceu o culto ao deus Sol, Inti.
Igualmente, todos deveriam trabalhar para o sustento da família e isso garantia que tivessem comida e roupas. Claro que o Imperador e seus nobres tinham privilégios, mas na sociedade inca ninguém passava fome e todos tinham trabalho.
Cultura
A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos.
Os incas não tinham escrita. Eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
A arte funerária com suas máscaras e oferendas também chegou até nós e nos permite conhecer mais sobre as habilidades artísticas deste povo.

Religião
A religião marcava grande parte da vida e da cultura inca. Adoravam diversos deuses, que em geral eram associados a elementos da natureza, como o sol, a lua, o rio, a chuva etc.
As divindades recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc. Em homenagem ao deus Sol – Inti – foi construído um grande templo em Cusco.
Fim do Império
O Império Inca começou a se desagregar no final do século XV, ao enfrentar várias rebeliões internas. Com a chegada dos espanhóis, estes se aliam aos inimigos dos incas e terminam por conquistá-los em 1533.
O imperador Atahualpa foi executado e após sua morte os incas se refugiaram nas montanhas, onde resistiram até 1571, quando foi capturado e morto o último líder – Tupac Amaru. Seu neto, Tupac Amaru II, liderou a última insurreição inca, mas também foi assassinado.
Cultura Inca Hoje
Ao contrário do que possa parecer, a cultura inca está viva e presente nas sociedades andinas. No Peru, especialmente na cidade de Cusco, é possível visitar vários lugares e conhecer a cultura inca.
Machu Picchu – situada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, não foi encontrada pelos colonizadores; só foi descoberta em 1912, por um pesquisador norte-americano. Tratava-se, provavelmente, de um santuário religioso. ( fonte )
Curiosidades
- O Imperador era considerado um deus, por tanto, todo o que dizia era acatado. Geralmente, casava-se com uma irmã que também era vista como a encarnação de Mama Quilla.
- Não importava a classe social: as casas não tinha móveis, somente esteiras e tapetes.
- As Virgens do Sol eram mulheres selecionadas aos quatro anos pela sua beleza e saúde. Aos 14 podiam decidir se ficariam servindo ao deu Sol – o próprio Inca – ou se voltariam para casa.
- A distribuição de terras era feita de acordo com o tamanho da famíla. Quanto mais filhos, mais terras. Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole ( Fonte)
- Os incas tinham uma economia planejada de maneira muito central, na qual os agricultores basicamente sabiam quanto tinham que produzir. E todo homem era essencialmente um soldado/agricultor.
7 atividades sobre Astecas e Incas
1 -Atividade para sala de aula – comunicação – Astecas e Incas
Os mensageiros chamados de Chaquis, eles eram treinados para serem velocistas, pois as mensagens eram levadas de forma oral, até o imperador e faziam tudo com precisão…
Quer experimentar como é correr e se comunicar?

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
- Quadra da escola
Passo a passo para a atividade sobre Comunicação – Astecas e Incas
- O ideal é que essa atividade seja realizada na quadra da escola, já que os velocistas terão que correr.
- Abram com os alunos uma roda na quadra, de tal forma que ela fique espaçosa
- Escolha um aluno para começar a atividade, ele deverá parar perto de um colega que dirá em seu ouvido uma mensagem para o professor, após receber a mensagem ele sairá correndo ao redor da roda formada e tocará um colega que sairá correndo com ele enquanto ele passa a mensagem destinada ao professor para o colega.
- Ele só voltará ao seu lugar após dizer toda mensagem correndo ( os dois) o colega que recebeu a mensagem continuará correndo em círculos até que encontre outro colega e correndo fará a mesma coisa
- Assim em constante movimento prosseguem até a mensagem chegar ao professor.
- Se não quiserem a roda, poderão ir em linha reta, mas, é importante manter espaço, para que a dinâmica dê certo.
Imaginem que hoje temos a internet, a qual em fração de segundos, nos faz manter contato até com o Japão! Pensa nos velocistas correndo passando mensagem de um para outro sem parar!
2 -Atividade para sala de aula – concerte as letras e descubra as palavras – Astecas e Maias
Os incas não tinham escrita. Eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos. Mas nó temos escrita não é mesmo? Então bora treinar!

Idade
A partir de 11 anos
Material necessário
- Papel
- Caneta
- Folha de exercício
Passo a passo para a atividade- Concerte as letras e descubra as palavras – Astecas e Maias
- Abaixo estão algumas palavras, com sua ordem trocada
- Tente concertar a ordem e descobrir que palavras são estas
A C T S E S A —————
I S C N C A —————
G N T I A O ——————–
I M O É R I P ——————–
M X É C O I ——————-
Q E A U R O D ——————-
Treina o cérebro é uma forma de se dar bem na vida! Espero que acertem!
Resposta: Incas- Equador – império – Asteca – Antigo – México
3 -Atividade para sala de aula – Faça a correspondência- Astecas e Incas
Muitos pontos em comum e diversos diferenciados. Astecas e Incas, se encontram e se afastam, vamos conhecer as diferenças?

Idade
A partir de 12 anos
Material necessário
Passo a passo para a atividade: Faça a correspondência
Nessa atividade, os alunos irão numerar os dados de acordo com o povo o correspondente, portanto, mãos à obra!
- Distribua as folhas impressas entre os alunos
- deixe que façam a correspondência
- Permita que eles confiram entre eles e vejam se acertaram, ou faça a correção no quadro.
Coloque os números dos povos correspondente as ações
1-Se forem os Astecas 2 -Se forem os Incas
( ) Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico
( ) Quando alguém morria, matava-se um cachorro para que ele pudesse servir de guia no além-túmulo
( ) A capital de seu império se chamava Tenochtitlán e ficava no meio de um lago
( ) Os homens tinham que se casar até os 20 anos, caso contrário, uma esposa seria escolhida para eles.
( ) filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade.
( ) O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.
( ) O milho era o alimento básico. Como não existia dinheiro usava-se a semente de cacau como referência de valor, a semente era considerada símbolo de riqueza e poder.
4 -Atividade para sala de aula – construção textual – Astecas e Incas
Assistam o vídeo abaixo, e se surpreenda!
Idade
A partir de 14 anos
Material necessário
- Internet
- Papel
- Caneta
Passo a passo para a atividade – Construção textual
- Assistam o vídeo
- Descrevam com suas palavras o que entenderam sobre o assunto, e o que lhes parece mais interessante
- Compartilhe as idéias com os colegas de sala
O mundo antigo era simplesmente incrível e surpreendente!
5 -Atividade para sala de aula – Responda se puder- Astecas e Incas
Vamos gravar um pouco mais a lição? Como tudo na vida depende da coragem para se conquistar, vamos lá?

Nessa atividade serão sorteadas perguntas e o aluno irá responder as perguntas que houver tirado.
Idade
A partir de 14 anos
Material necessário
- Folha de papel
- Caneta
Passo a passo para a atividade: Responda se puder -Astecas e Incas
- Escreva diversas perguntas relacionadas a cultura Asteca e Incas, em tiras de papel
- Recorte as perguntas e dobre os papeis
- Você poderá selecionar alguns alunos para o sorteio, ou realizá-lo com toda turma
- Realize o sorteio e anote os alunos que responderam certo.
- Anote as perguntas que não conseguirem responder, busque as respostas e explique-as para a turma.
Essa é uma forma de estimular os alunos a estudarem, não apenas para terem condições de responder as perguntas, mas para memorizarem melhor os fatos históricos
6 -Atividade para sala de aula -Qual a sequencia correta – Astecas e Incas
Vamos saber se conseguimos gravar as diferenças existentes em cada uma das culturas? é um desafio hein?

Idade
A partir de 14 anos
Material necessário
- Folha de exercícios
- Caneta
Passo a passo para a atividade: Qual a sequencia correta
Responda qual a sequência, na qual todas alternativas estão corretas
( ) As divindades Incas recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc.
( ) A sociedade asteca era composta pelo imperador, considerado semideus, uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.
( ) Entre os Incas, a distribuição de terras era feita de acordo com o tamanho da família, quanto mais filhos, mais terras para plantar. Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole
( ) Os astecas haviam construído um império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico.
( )Entre os Incas , os homens comuns podiam ter mais de uma esposa, mas os líderes só podiam ter uma.
7 -Atividade para sala de aula -Disputa entre Astecas e Incas
Essa atividade promete ser divertida

Idade
A partir de 14 anos
Material necessário
- Papel
- Balões
- barbantes
- Cano de PVC ou barra de ferro
- Caneta
Passo a passo para a atividade: Disputa entre astecas e Incas
- Em um cano de PVC ou barra suspensa, amarre em sequencia balões contendo perguntas dentro deles,sobre os povos em estudo.
- Separe dois grupos: Um Asteca e outro Inca
- De forma intercalada, cada um dos participantes do grupo terão a oportunidade de ir até um dos balões expostos, lançando algo nele ou furando.
- Irá tirar a pergunta que tem dentro dele e responder
- Alguém deverá ficar responsável por anotar as respostas certas, dando a pontuação para o grupo do aluno que respondeu corretamente.
- No final, se contará quantos pontos foram feitos por cada grupo,vencendo o que tiver mais respostas corretas.
Quem sabe mais, Incas ou Astecas?
Fim
Então, gostou das atividades de história sobre os Astecas e Incas? Se está apreciando, continue conosco, ficamos imensamente felizes em poder auxiliá-lo a encontrar meios para gravar o conhecimento! Se desejar conhecer outros trabalhos sobre povos antigos, já temos diversos postados, e traremos um pouco mais para você.
Fique conosco!
Um grande abraço e até breve!