O pastorzinho e o lobo é mais uma das famosas fábulas de Esopo. Ela mostra claramente que um mentiroso poderá sofrer drasticamente devido seu vicio em contar mentiras.
Não alimentar o hábito de mentir é o melhor remédio, para que, no momento em que dizer a verdade, não fique desacreditado diante das pessoas.
Atividades
O pastorzinho e o lobo – Fábula de Esopo
Certo menino, por ser muito travesso e viver sempre aprontando na vizinhança, acabou chamando a atenção do dono da propriedade. O mesmo, foi até a mãe do garoto e sugeriu:
– Seu filho já está na idade de contribuir para as despesas da casa não acha? Gostaria dar-lhe algumas ovelhas para que pudesse pastorear, em troca, lhe darei um salário, o que acha?


-Boa ideia senhor, assim Esopo não terá tempo de ficar por aí pregando mentiras e assustando as pessoas!
No entanto, o garoto não gostou nada da ideia de ter que dar duro, contudo, na manhã seguinte, pegou seu cantil com água, um cajado, e lá foi ele, pastorear o rebanho.
Passado alguns dias, já entediado por não ter aprontado com ninguém, Esopo decidiu que iria pregar uma peça nas pessoas do pequeno lugarejo. Pelo amanhecer ele correu até o povoado e gritou:

– Olha o lobo! Olha o loboooo! Ele está pegando minhas ovelhas socorro!
As pessoas ao ouvirem o grito do menino, saíram correndo para ajudá-lo. Ao chegarem no lugar, nada encontraram. Ao verem que se tratava de uma brincadeira de mau gosto, ficaram muito enraivecidos, porém, Esopo, agachava-se de tanto rir. Riu tanto que até cansou, e resolveu adormecer debaixo de uma árvore.

Quando ouviu um urrado, acordou assustado! Um enorme lobo, começou a devorar o rebanho, desesperado, Esopo correu a até a cidade e pediu socorro!

– Olha o lobo, olha o lobo! Me acudam, olha o lobo!
Porém, ninguém mais lhe quis dar ouvidos, pois pensavam ser mentira. Quando ele voltou, o lobo já havia ido embora, porém, havia devorado todas as ovelhas.

Moral da história: “Ninguém acredita no mentiroso, mesmo que ele esteja dizendo a verdade”
Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa
Sobre Esopo: o autor da fábula : O pastorzinho e o lobo
Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.No entanto, parece não haver registros validados sobre avida de Esopo, a não ser os contos passados de geração em geração.

Uma obra que é retrato de seu tempo.
Exercício de Leitura para fundamental l
Vamos para o exercício.
- O que a fábula do pastorzinho e o lobo nos ensina?
- Por que dizer mentiras não é bom?
- Dê o antônimo das seguintes palavras: Desesperado – assustado – mentiroso
- Dê o sinônimo de : Enraivecido – rir- devorar
- Escreva dois parágrafos contando alguma mentira que trouxe medo para você ou sua família. Se não se lembrar, comente em sua construção textual, o que pensa sobre enganar as pessoas.
- Vamos colorir?

Faça o seu melhor para responder tudo.
Proposta de atividade/ Dinâmica -O pastorzinho e o lobo
Essa é uma ótima oportunidade para trabalhar com as crianças sobre a questão de não mentirem. Há quem defenda que uma mentira, se for para boa causa não faz mal, mas, na realidade, toda pessoa que tem o hábito de mentir, torna-se alguém de conduta duvidosa, e isso não é bom.
Sugerimos um teatro de fantoches, que pode ser feito aproveitando a fábula, do pastorzinho e o lobo, ou com outras adaptações ou versões diferentes. Para auxiliá-lo na construção de fantoches, inserimos abaixo um vídeo do Youtube, ensinado a fabricar de forma fácil e reciclável, fantoches incríveis! Vamos ver?
Estes videos vão te ajudar muito.
Versão em vídeo : O pastorzinho e o lobo
Aqui nós temos outra versão da história : O pastorzinho e o lobo, portanto, divirta-se!
Uma historia super marcante e divertida.
FIM
Que tal? Gostou da fábula o pastorzinho e o lobo? Se gostou e deseja conhecer outras fábulas e histórias infantis, basta visitar os arquivos da demonstre, e se deliciar no mundo da imaginação. No entanto,não deixe de fazer seus comentários, pois é muito importante para nós.
Um grande abraço e até breve!