A place where you need to follow for what happening in world cup

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

0 328

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

O alfabeto será ensinado de uma maneira lúdica para os alunos, de modo que aprendam com diversão e não se cansem da atividade. Portanto, a equipe do Minhas Atividades a criou para as crianças brincarem em casa com os pais ou na companhia dos colegas.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores que fazem grande diferença na vida dos alunos. Vocês são incríveis!

Letra A

Com a letra A, será apresentado o quebra-cabeça do alfabeto, no qual contém 26 peças para as crianças brincarem enquanto aprendem. O professor se encarrará de realizar o recorte das imagens para esta atividade em específico.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

Os alunos podem se reunir em grupos, de acordo com a quantidade de alunos em sala de aula, para divertirem-se juntos nesta atividade.

Letra B

Esta atividade tem como principal objetivo fazer os alunos reconhecerem as letras e os objetos com suas respectivas letras.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

O fortalecimento do quebra-cabeça alfabético ajuda na memória visual do aluno, portanto, ao invés de apenas decorar o que vê, conseguirá memorizar facilmente e lembrar por toda a vida.

Letra C

O quebra-cabeça auxilia a melhorar as atividades cerebrais e agilidade mental. Essa brincadeira sempre estimulará o lado esquerdo do cérebro, com racionalidade e lógica e o direito com criatividade, além de proporcionar uma visão artística.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

Na parte intelectual da atividade, há um grande incentivo para as habilidades cognitivas.

Letra D

A brincadeira de quebra-cabeças trabalha também com a memória de curta duração, ou seja, as crianças lembrarão de formas, cores, traços e demais encaixes e por fim, uma visão amplificada da figura que precisa ser construída.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

A memória de curto prazo significa simplesmente que a memória guarda para si uma pequena quantidade de informações por pouco tempo.

Letra E

Outra habilidade que esta atividade melhora nas crianças trata-se da visão espacial, pois terão noção e capacidade de perceber como os objetos estarão inseridos naquele espaço.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

No futuro, o aluno que teve a visão espacial treinada por esse tipo de atividade, auxiliará no momento de dirigir e a ter atenção nos sinais, por exemplo.

Letra F

O aluno conseguirá usar a imaginação para descobrir quantas peças podem ser postas dentro de uma caixa, em malas ou qualquer outro tipo de objeto.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

Brincar com o quebra-cabeça é importante para uma variedade de carreiras, por exemplo, a arquitetura, engenharia, artes, etc. Perceber os mínimos detalhes de cores e formatos são explorados nesse estilo de brincadeira, durante a infância.

Letra H

As crianças conseguirão encontrar soluções para os problemas ao realizar a atividade em sala de aula, de modo que se algum colega sentir dificuldades a encontrar outra peça, poderá ser ajudado por aquele aluno em específico.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

Outra parte importante que é a ajuda e solução para cada problema encontrado. Eles devem perceber que sempre haverá maneiras de solucionar quaisquer problemas ao pensar.

Letra I

Brincadeiras que precisam de mais crianças para brincar, lidam diretamente com a colaboração, sem sentir qualquer tipo de interesse em fazê-lo. O professor deve ensinar-lhes isto na atividade, de modo que desenvolvam seus lados altruístas, solidários e generosos.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

Portanto, a colaboração é essencial para resolver todos os problemas e dar sucesso para os grupos concluírem a brincadeira.

Letra J

Quando as crianças conseguirem finalizar a atividade, sentirão uma grande felicidade por terem encontrado e juntado todas as peças do quebra-cabeça, além de terem conhecido as letras.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

As crianças podem interagir durante a brincadeira, pois é essencial e elas não ficarão cansadas de fazerem sozinhas.

Letra K

O aluno desenvolve estratégias, de modo que opte por montar o quebra-cabeças pela beirada ou os separar de acordo com suas respectivas cores.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

O estímulo de encaixar coisas é essencial para crianças mais novas, pois deve-se lembrar sempre da coordenação motora e o mão-olho. Muitas ainda não tem uma noção das distâncias, portanto, o quebra-cabeças é uma atividade sadia que promove o conhecimento na criança.

Letra L

A criança percebe ser capaz de conseguir realizar desafios por conta própria, o que a fará se sentir satisfeita e muito feliz.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto

A criatividade é posta para trabalhar, pois a criança precisa formular suas estratégias para conseguir montar o quebra-cabeças.

Letra M

Os quebra-cabeças podem conter mais de 48 peças para ser utilizado para as crianças maiores de 5 anos, e aos poucos, deve aumentar a dificuldade.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
A partir dos 10 anos de idade, as crianças podem montar qualquer quebra-cabeça, com muitas ou poucas peças.

Letra N

Para os pais que desejam realizar a atividade em casa, junto dos filhos, servirá para aumentar os laços familiares. Dedique-se ao momento, perceba o quão a criança conseguiu se desenvolver e aprimorar suas habilidades.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
O contato com os pais, de longe, é o mais essencial no processo de aprendizagem das crianças. Principalmente as que possuem 5 anos ou menos.

Letra O

Outra habilidade que poderá ser desenvolvida e melhor trabalhada será a intuição. O aluno aprende a antecipar determinados resultados e já ter uma certa noção de como terminará o quebra-cabeças, por exemplo.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
A atividade fomenta a ideia de fazer um quebra-cabeça por conta própria, ou seja, o professor não comprou e optou por produzir algo com os materiais disponíveis.

Letra P

As brincadeiras em sala de aula com as crianças tornam-se necessárias para que suas habilidades se aprimorem, como criatividade, imitação, memória e imaginação.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
Elas serão capazes de reconhecerem os objetos presentes nas peças de quebra-cabeças e lembrar quais letras são utilizadas para compor seu nome.

Letra Q

Crianças que estão no jardim de infância são capazes de aprender por meio das experiências físicas, interações com colegas e compreender melhor seus sentimentos.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
A interação infantil torna-se importante a partir do momento em que o aluno se depara com um ambiente escolar, onde aprenderão todos os tipos de atividades e terão brincadeiras em conjuntos – como um quebra-cabeças -, no qual terão de interagir.

Letra R

O aluno visualizará uma série de letras que o estimularão a memorizá-las, inclusive, o professor deve aplicar a atividade outras vezes até que as crianças aprendam a reconhecer todas as letras do alfabeto.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
Para localizarem-se na brincadeira, podem repetir os nomes das palavras em aumentativo e diminutivo com o auxílio do professor.

Letra S

O aluno reconhecerá as peças do quebra-cabeças da letra S por conta dos sapatos, pois utilizam diariamente para irem a escola brincar.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
No entanto, se por algum motivo o aluno sentir dificuldades para realizar as atividades, o professor deve guiá-lo até conseguir se virar por conta própria.

Letra T

O aluno deve encontrar todas as peças do T e t para montar o quebra-cabeças, de modo que consigam visualizar toda a imagem.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
As cores dos objetos a farão lembrar da exata posição em que as peças devem ser encaixadas, e de como mudam de posição.

Letra U

A observação para esse tipo de atividade torna-se importante, porque fará a criança notar pequenas coisas que outros podem não perceber.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
A memória visual deve ser uma das principais habilidades trabalhadas nesta atividade de quebra-cabeças alfabético.

Letra V

O aluno perceberá que na letra minúscula, os objetos também são pequenos, portanto será mais fácil de encontrar e montar o quebra-cabeças.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
É um detalhe que será trabalhado nas crianças: pequenos detalhes que costumeiramente podem passar despercebidos.

Letra W

Em sala de aula, o aluno precisa encontrar todas as peças da vigésima terceira letra do alfabeto a qual se identifica o W.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
Com as peças devidamente misturadas, o aluno deve encontrar e verificar sempre se encaixou na posição correta que se pede.

Letra X

Vigésima quarta letra do alfabeto, o aluno deverá encontrar suas peças para conseguir montá-lo, com ajuda de seus colegas em sala de aula.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
Caso os pais optem por brincar com os filhos, basta ajudá-lo a encontrar as peças do X maiúsculo e x minúsculo, juntamente das demais figuras de objetos.

Letra Y

Vigésima quinta letra do alfabeto, o professor deverá recortar as letras para conseguir montar nos formatos corretos de um quebra-cabeça. Para fixar as peças, utilize cola e de preferência optar por papeis que não amassem e possuam dureza, como o papel couchê.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
As impressões feitas por papel couchê são realizadas por qualquer papelaria, e este papel é aquele utilizado para revistas, cartazes e cartões de visita.

Letra Z

Diferente das outras letras, o Z não possui uma grande quantidade de palavras, mas está presente em muitas e possui sonorização em muitas outras. O professor deve explicar aos alunos os sons das palavras, conforme montam o quebra-cabeças.

Jogo de quebra-cabeça do alfabeto
A letra Z é a vigésima sexta letra do alfabeto, e última peça do quebra-cabeças no qual o professor montará para brincar com os alunos. Lembre-se, muitas habilidades serão instigadas com esta atividade, tanto em sala de aula quanto em casa, na companhia dos pais. Eles conseguirão aprender o alfabeto eficientemente por conta própria!

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como trabalhar os diversos órgãos do corpo humano em sala de aula e quer aprender cada vez mais sobre este e outros temas, fique atento ao Minhas Atividades e encontre os melhores materiais de ensino para tornar suas aulas ainda melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.