Você sabe diferença entre alfabetização e letramento?
Muitas pessoas ainda pensam que a alfabetização e o letramento são a mesma coisa que um indivíduo alfabetizado é plenamente capaz de entender os conceitos e usos sociais da língua sem ser um indivíduo letrado.
Mas, na verdade, o letramento é um processo muito maior e mais amplo do que a alfabetização da criança. É Importante entender que uma pessoa alfabetizada não é necessariamente uma pessoa letrada.
E pensando na diferença entre alfabetização e letramento elaboramos uma pequena lista com 4 dicas que vão te ajudar a compreender melhor as distinções entre ambos os processos!
Vamos lá?
Atividades
Diferença entre alfabetização e letramento na prática
Quando a criança entra para a escola ela começa a ser inserido em um processo de alfabetização, pois a alfabetização e o letramento começam na educação infantil.
Juntamente a este processo o docente também precisa construir letramento da criança, que necessita da alfabetização como pré-requisito, mas já ultrapassa em significado.
E nesse contexto muitos pais e professores ainda são adeptos da velha cartilha repleta de exercícios de gramática, coerência, coesão, e outras normas e outras normas da língua culta.
No entanto, estes modos tradicionais de ensino não são suficientes para um processo de letramento eficaz e também não são mais suficientes para alfabetização da criança.
Isso porque a sociedade mudou muito e estes métodos deixaram interessantes para criança, perdendo a sua eficácia. Mas, nós vamos entender melhor em tudo isso nas dicas que preparamos a seguir.
Acompanhe.
1. Diferença entre alfabetização e letramento – a alfabetização
A alfabetização pode ser definida como o processo de aquisição da leitura e da escrita pelo indivíduo.

Esse processo começa na escola para a maioria das crianças, embora alguns alunos já sejam iniciados pelos pais em casa na aquisição da leitura e da escrita.
Trata-se de dominar o significado dos símbolos escritos e decodificar os corretamente associando aos sons aos quais se referem.
Por quê isso é importante para compreender a diferença entre alfabetização e letramento?
Compreender o que é a alfabetização nos ajuda a entender tanta importância quanto o porque ela não é suficiente para dar a plena capacidade do uso da linguagem em diferentes contextos sociais a um indivíduo.
Por que a alfabetização é um requisito para o letramento?
Uma criança não alfabetizada não vai conseguir ler e escrever o que impossibilita que ela esteja entrada, ela pode até ter o entendimento da oralidade adequar em cada situação mas viverá em mundo muito limitado sem o domínio da leitura da escrita.
2. Diferença entre alfabetização e letramento – letramento
O letramento é um processo mais amplo que necessita da alfabetização, mas não se limita a ela pois propicia ao indivíduo o entendimento do uso social da língua e uma compreensão profunda linguagem.
Uma pessoa letrada sabe não apenas ver e escrever devidamente, mas em que circunstância aplicar os diferentes tipos de linguagem e as diferentes formas de falar.
O letramento envolve desde compreensões mais simples, como identificar corretamente uma vaca e a mensagem que ela traduz, até aqueles usos mais complexos da linguagem que dizem ao indivíduo quando ele pode, por exemplo, usar a forma coloquial da sala e quando precisa manter a formalidade.
Como surgiu o estilo entendimento entre a diferença de alfabetização e letramento?
Alguns pesquisadores e educadores começaram a perceber que diante das demandas do viver na sociedade atual a alfabetização já não dava conta de preparar o indivíduo para diferentes situações e contextos sociais. A compreensão sobre o equipamento surge para sanar esta lacuna.
Como trabalhar o letramento na educação infantil?
A criança na Educação Infantil vai ter o contato com as letras e começar o seu processo de alfabetização, mas é importante inserir o letramento desde já juntamente com a alfabetização e a melhor forma de fazer isso é com atividades lúdicas.
3. Diferença entre alfabetização e letramento – o professor
Esta compreensão da diferença entre alfabetização e letramento implica na necessidade de que os professores tenham uma formação que Prepare os mesmos para atuarem neste contexto.

Portanto, a formação de professores torna-se uma densidade para que o processo de alfabetização e letramento possa ser bem sucedido.
O professor precisa necessariamente compreender a diferença entre alfabetização e letramento para que possa ter capaz de mensurar formas de não apenas alfabetizar a criança mas também de letra-la desde a sua entrada no ambiente escolar até a sua formação completa com a conclusão do Ensino Médio.
O que o professor pode fazer para compreender melhor a diferença entre alfabetização e letramento?
A melhor forma de compreender este processo é ler a respeito dele e observar como as crianças se comportam no dia a dia, percebendo que elas precisam de um processo de letramento para poderem dominar as diferentes ferramentas do mundo ao redor.
O que mais o professor pode fazer para conduzir um bom processo de alfabetização e letramento?
É imprescindível que o professor busque diversificar a sua metodologia atividades que desenvolvam o pensamento crítico, a capacidade de raciocínio e uma compreensão prática das coisas.
4. Diferença entre alfabetização e letramento: a família
Como dissemos no início do texto muitos pais ainda acreditam que seguir a velha cartilha gramatical é o modo correto de alfabetizar os alunos e eles não compreendem o que é letramento.

Nesse contexto, além de conduzir um processo de letramento o professor também precisa demonstrar para as famílias que a educação tem passado por transformações necessárias de que os velhos métodos de ensino Já não são suficientes.
É importante que não apenas os professores mas também os pais e responsáveis pelas crianças comprando o que é letramento, pois enquanto a escola ensina é em casa que a criança efetivamente recebe educação.
Nesse contexto, a família não apenas vai compreender o que é um letramento como vai contribuir para complementar este processo de ensino no dia a dia da criança forma da escola, ensinando-a de forma prática a ter um entendimento real do uso da linguagem.
Por quê a diferença entre alfabetização e letramento precisa ser esclarecida também para a família e responsáveis pela criança?
O processo de ensino-aprendizagem conduzido na escola não pode andar em contramão do processo de educação que a criança recebe em casa. Como isso acontece deixa criança no meio de um jogo de disputa de força e torna a aprendizagem muito ineficiente.
Como o professor pode dialogar com a família para apresentar a diferença entre alfabetização e letramento?
A escola deve convidar os pais a participar e acompanhar a educação dos filhos de perto, não apenas nas reuniões escolares, é importante demonstrar os pais que os novos métodos de ensino e aprendizagem são mais eficientes na promoção da aprendizagem, sendo assim a família como aliada nesse processo e não como uma inimiga.
Diferença entre alfabetização e letramento: dicas finais
É fundamental que tanto a escola quantas famílias entendam a diferença entre alfabetização e letramento, somente assim podemos formar indivíduos mais preparados para as demandas e necessidades da vida na sociedade atual.

Ensinar a criança desde cedo em um processo de letramento vai permitir que ela tenha o entendimento mais assertivo do mundo e consiga planejar melhor aspectos como situações relativas ao trabalho, aos estudos e as relações interpessoais na sua vida adulta.
Essas foram as nossas dicas de hoje! Voltamos em breve com mais conteúdo para você, até a próxima!