Com o tempo os conhecimentos básicos aprendidos na época de escola vão caindo em esquecimento devido a aquisição de novas ideias ou simplesmente pela falta de prática desses. Isso é muito recorrente com conhecimentos relacionados as áreas das exatas(Física, Matemática e Química), até porque quem nunca se fez a pergunta durante o ensino médio “pra que eu vou precisar usar fórmula de Bhaskara na minha vida?”.
Entretanto, regras básicas dessas áreas citadas, principalmente matemática, são cruciais na hora de tomar alguns decisões do dia a dia, como quanto de farinha de trigo usar em uma receita que rende um bolo se eu quiser dobrar seu rendimento ou qual a quantidade de taças que uma garrafa de vinho serve? E é com o intuito de te ajudar a relembrar essas regras e facilitar seu dia a dia, que o hoje o Demonstre vai te dar dicas de como fazer uma regra três rapidinha.
Atividades
______________________________________________
O primeiro passo para tudo é OBSERVAR!
Para conseguir prosseguir com o cálculo é imprescindível observar o que vai fazer parte da conta ( que chamamos de grandezas) e o que é só informação desnecessária. Para isso, vamos analisar uma questão de regra de três:
“Se 12 operários levam 18 dias para realizar determinado trabalho, quantos operários realizarão este trabalho em 6 dias?”
Nesse exemplo, as grandezas citadas são o número de operários e os dias de trabalhos. O número de grandezas varia, mas o mínimo para ocorrer uma regra de três são duas grandezas. E o número máximo aqui não existe!
Essas grandezas se relacionam!!!
O principio básico da regra de três é a relação entre as grandezas. Há duas formas de nomear essas relações: diretamente e inversamente proporcional.
Uma relação diretamente proporcional significa que as duas ou mais grandezas crescem juntas ou diminuem juntas. Já na inversamente, as grandezas não são proporcionais, ou seja, enquanto a Grandeza A cresce, a grandeza B diminui.
No exemplo anterior, com 12 operários a empresa leva 18 dias para realizar um trabalho. Se eu diminui essa jornada de trabalho para 6 dias a minha quantidade de operários terá que aumentar para realizar o mesmo trabalho. Ou seja, com menos dias precisaremos de mais operários. Sendo assim, a grandeza operários cresce, enquanto a grandeza dias decresce, caracterizando, assim, esse exemplo como inversamente proporcional.
Mas como calcular?
A má notícia é que para cada forma de relação entre grandezas existe uma forma de calcular. Mas a boa notícia é que temos uma dica infalível que dá pra utilizar tanto com as grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Vejamos com um outro exemplo:
“Para fazer o bolo de aniversário utilizamos 300 gramas de chocolate. No entanto, faremos 5 bolos. Qual a quantidade de chocolate que necessitaremos?”
Grandezas: gramas de chocolate e quantidade de bolos
Com 300 gramas de chocolate eu produzo um bolo. Se eu quiser fazer 5 bolos terei que usar mais gramas de chocolate. Ou seja, para cada bolo 300 gramas. Assim ficaria 300+300+300+300+300.
Para isso, depois de identificar as grandezas usadas prosseguiremos assim:
300 gramas de chocolate — 1 bolo
X gramas de chocolate. —- 5 bolos
Isolamos o x de um lado e separamos ele do outro lado com um sinal de igualdade. Em seguida, do lado direito passamos um linha, e na parte de cima da linha colocamos o número respectivo ao x, ou seja o que está do mesmo lado do x, no nosso exemplo o respectivo do x é 300. Depois desse processo, vamos fazer nossa análise com a seguinte pergunta: Se com 300 gramas de chocolate eu produzo 1 bolo, produzir mais bolos eu vou precisar de mais ou de menos gramas de chocolate? Dos números que sobraram, quem responder a resposta fica na parte de cima juntamente ao 300 e o outro desce. No nosso exemplo, a resposta é mais. Entre 1 e 5, o maior é o 5, então ele responde nossa pergunta, e, por isso, ele ficará na parte de cima e o 1 irá descer. Depois disso os números de cima se multiplicarão e o resultado dessa multiplicação será dividido pelo número de baixo:
Vejamos agora a resposta do nosso primeiro exemplo:
Se 12 operários levam 18 dias para realizar determinado trabalho, quantos operários realizarão este trabalho em 6 dias?
X= 36
Agora, para fechar com chave de ouro a gente deixa mais uma dica de vídeo e de outro exemplo sobre o uso da regra de três:
______________________________________________
Exercício de fixação sobre como se faz regra de três
1 – Uma padaria produz 100 pães a cada quatro horas. Sabendo que ela fica aberta durante 16 horas, quantos pães ela produz durante um dia?
(a) 200
(b) 300
(c) 400
2 – Um carro percorre 120 km em duas horas se dirigir com velocidade constante de 60 km/h. Se esse mesmo carro percorrer esse trecho com velocidade constante de 40 km/h, quantas horas ele leva para completar o percurso?
(a) 2 horas
(b) 3 horas
(c) 4 horas
3 – Uma confecção leva 4 dias para produzir 160 peças de roupas com 8 funcionários. Se apenas 6 funcionários estiverem trabalhando, quantos dias leva para essa confecção produzir 300 peças?
(a) 12
(b) 10
(c) 8
Respostas:
1 – c, 2 – b, 3 – b.
________________________________________________________________________
Fonte
Racha Cuca, link: https://rachacuca.com.br/quiz/62220/exercicios-de-regra-de-tres/