A place where you need to follow for what happening in world cup

Caderno Complete as sílabas que faltam

Completar as sílabas na educação infantil é uma das atividades mais importantes para os ajudar a lembrar das palavras e como escrevê-las

0 383

Ensinar sílabas para as crianças requer muita atenção, compreensão e várias atividades para fortalecer esse tipo de conhecimento que será muito útil para o futuro do aluno em sala de aula. Os pais podem instigar os filhos a utilizarem as sílabas em casa, de modo que eles consigam contar o número de sílabas ou criar listas com palavras que rimem.

Sílabas são fonemas, ou seja, elas são pronunciadas por apenas uma emissão de voz e sempre será uma vogal. Sílabas podem ser classificadas entre tônicas e átonas.

Método fônico

O professor pode fazer o uso de cartões, apresentar letras ou sons, também pode ser possível associar figuras e sons ou trocar as letras para ser possível transformar as palavras. Porém, o método mais viável e interessante que pode ser feito não só na escola, mas em casa também é a leitura.

Ler livros sempre ajudam a leitura e escrita, de modo que as crianças fiquem curiosas, mais observadoras e atentas com o espaço ao redor, inclusive com todo tipo de som reproduzido ao falar determinadas palavras silábicas.

Método alfabético

Este é um dos mais antigos processos de aprendizagem de alfabetização, e pode ser denominado por soletração. O principal objetivo deste método é memorizar as letras através da repetição oral das letras, posteriormente utilizar uma combinação entre sílabas e demais palavras.

No método silábico as crianças podem aprender as sílabas primeiro, muito antes de conseguirem entender melhor o funcionamento das palavras.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades preparou atividades divertidas para que as crianças consigam realizá-las, de acordo com o tema proposto: completar as sílabas faltantes!

Caderno Complete as sílabas que faltam

A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores e educadores que trabalham dia após dia para ensinar nossas crianças. Vocês são incríveis!

Complete com Ba, Be, Bi, Bo, Bu

O aluno deve observar cada figura e completá-las com as palavras BA, BE BI, BO ou BU, mesmo que não consigam ler muito bem, elas reconhecerão os diversos animais apresentados e devem escrever nos espaços reservados o que falta.

Caderno Complete as sílabas que faltam

As crianças conseguem desenvolver a oralidade através das sílabas, por esse motivo é importante que professores e educadores pratiquem essas atividades com os alunos sempre que possível.

Complete as palavras com Ca, Ce, Ci, Co, Cu

Desta vez é a letra C de casa, portanto, os alunos devem seguir as imagens para conseguirem responder o que se pede e se ficarem com dúvidas, o professor pode reproduzir o som da sílaba para os auxiliar.

Caderno Complete as sílabas que faltam

O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças consigam ampliar todas as possibilidades para poderem socializar, além de aumentar o desejo de ler e escrever.

Complete com Da, De, Di, Do ou Du

Existem muitas palavras com Da, De, Di, Do e Du, portanto, a criança pode falar o nome da palavra e encontrar a sílaba faltante para a preencher no lugar correto.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Todos os processos de alfabetização, como oralidade, memória e atenção serão trabalhados nesta atividade com o auxílio do professor.

Complete com Fa, Fe, Fi, Fo, Fu

As próximas palavras que servirão para completar os espaços vazios serão o Fa, Fe, Fi, Fo e Fu. O aluno deve repetir o nome de cada figura para conseguir localizar a sílaba perdida.

Caderno Complete as sílabas que faltam

As sílabas podem ser ensinadas ao reproduzir sons ou com músicas e vídeos divertidos, que chamem atenção das crianças. É possível realizar a associação de palavras para ajudar na memorização.

Complete com Ga, Ge, Gi, Go e Gu

Muitas palavras com G parecem ter algum tipo desconhecido de som, portanto quando se pede para a criança repeti-la torna-se mais nítido e menos complicado de entender.

Caderno Complete as sílabas que faltam

A principal habilidade e que deve ser desenvolvida nesta atividade com ajuda do professor, chama-se consciência fonológica. É a capacidade de reconhecer sons distintos que compõem as palavras.

Complete com Ha, He, Hi, Ho, Hu

O aluno precisa completar as lacunas vazias com Ha, He, Hi, Ho e Hu, mas sempre tentar falar o nome de cada objeto para conseguir descobrir qual sílaba não está ali.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Muitos especialistas preferem que ao invés de ensinar o alfabeto diretamente, que educadores, pais e professores passem a ensinar o som de cada palavra primeiro.

Complete com Ja, Je, Ji, Jo e Ju

Algumas palavras possuem o Ja, Je, Ji, Jo e Ju, que estão sempre presentes no dia a dia da criança, como janela. O professor deve pedir ao aluno para repetir cada palavra e descobrir seus sons.

Caderno Complete as sílabas que faltam

O professor pode ajudar as crianças a aprenderem sobre as sílabas com palavras que rimam e/ou que possuam o mesmo efeito sonoro.

Complete com as letras La, Le, Li, Lo e Lu

O aluno deve saber que letras como RR, SS, SC, SÇ, XS e XS não podem nunca ficarem juntas no momento de separar as sílabas, já a Lua não pode ser separada.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Para ajudar o aprendizado de cada aluno, de acordo com o grau de dificuldade apresentados, o professor pode fazer brincadeiras lúdicas como esta atividade ou um jogo da memória com as sílabas, por exemplo.

Complete com Ma, Me, Mi, Mo e Mu

Uma maneira legal de trabalhar esse tipo de atividade com os alunos, é pedir-lhes para montar palavras silábicas com auxílio de E.VA. Poderão usar como exemplo a atividade feita aqui.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Todo tipo de atividade que mexa diretamente com sons, precisa ser feita diversas vezes para obter a compreensão real do aluno.

Complete com Na, Ne, Ni, No, Nu

As próximas letras são o Na, Ne, Ni, No e Nu, e para melhorar a habilidade fonológica os alunos devem continuar a repetir cada palavra, de modo que em pouco tempo consigam manipulá-las intencionalmente.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Trabalhar a consciência fonológica servirá não apenas para a manipulação, como também manipular outras palavras, rimas e até mesmo as aliterações. O professor fortificará as atividades em sala de aula e como dever de casa.

Complete com Pa, Pe, Pi, Po, Pu

Outra sílaba com um bom efeito sonoro são aquelas com Pa, Pe, Pi, Po e Pu inseridas em palavras como pato ou sapato. Peça aos alunos que repitam o nome de cada figura em voz alta.

Caderno Complete as sílabas que faltam

No momento em que as crianças começarem a ler em voz alta, peça que eles repitam e escrevam-nas para compreender os objetivos das sílabas nas palavras.

Complete com Qua, Que e Qui

O aluno deve preencher as palavras após falá-las em voz alta, porém se por algum motivo ele não conseguir fazer alguma palavra deve pedir ajuda.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Aos alunos que possuem certa dificuldade de ler, o professor deve incentivar o hábito de leitura com todas as criança, de modo que seja possível aprender de maneira mais leve.

Complete com Ra, Re, Ri, Ro e Ru

O aluno deve preencher as lacunas vagas com as sílabas Ra, Re, Ri, Ro e Ru, repetirem-na de acordo com o pedido de professor para compreenderem melhor a atividade.

Caderno Complete as sílabas que faltam

O professor pode cantar as sílabas para as crianças durante a realização desta atividade, de modo que elas também se interessem a participar da brincadeira.

Complete com Sa, Se, Si, So e Su

As palavras com Sa, Se, Si, So e Su comumente são repetidas todos os dias pelas crianças, sem que as mesmas consigam perceber isso.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode ligar o som com músicas silábicas.

Complete com Ta, Te, Ti, To e Tu

O aluno deve completar as lacunas com as sílabas Ta, Te, Ti, To e Tu, verificar cada imagem de modo que consigam respondê-las corretamente.

Caderno Complete as sílabas que faltam

A palavra Tatu tem duas sílabas em sua composição, Ta e Tu, além de ser uma palavra aguda.

Complete com Va, Ve, Vi, Vo e Vu

As sílabas com Va, Ve, Vi, Vo e Vu são interessantes nessa fase de aprendizagem, pois as crianças podem associar a Vaca com o som de Mu, e lembrarão da sílaba Mu automaticamente.

Caderno Complete as sílabas que faltam

A vaca será de grande ajuda para as crianças conseguirem memorizar determinadas sílabas presentes nesta atividade, como o Mu. O professor deve instigá-las a repetirem cada palavra.

Complete com Za, Ze, Zi, Zo e Zu

Para que o aluno finalize a atividade, basta completar cada lacuna com Za, Ze, Zi, Zo e Zu.

Caderno Complete as sílabas que faltam

Neste momento de conclusão, as crianças terão tido a chance de conhecer melhor as sílabas, reproduzirem-nas e consequentemente estarão memorizadas em suas mentes, de modo que não se esqueçam nunca mais de seus sons distintos.

Para ajudar e conciliar com a atividade, o professor pode ligar o som em músicas silábicas enquanto as crianças desenvolvem as lições. Através do Youtube os pais poderão pesquisar mais sobre atividades musicais, e o canal Crianças Inteligentes disponibilizam ótimos conteúdos infantis para ensiná-los.

Em momentos como o que o Brasil enfrenta pela pandemia, é possível recorrer às brincadeiras educativas em casa com auxílio dos pais.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.