
O dia da consciência negra tem grande importância histórica e político-social. Nesse artigo o profissional da educação será munido com diversos materiais de apoio com o objetivo promover ao aluno especificamente o conteúdo para o ensino fundamental II. É claro que as atividades podem ser simplificadas ou mesmo tornadas complexas, dependendo da sua intenção de abordagem sobre o tema. Faz-se necessário, porém, manter o foco principal, que é o de mostrar a importância desse dia e o que nos trouxe a ele, além de pregar a igualdade étnica.
http://www.nptbr.mae.usp.br/acervo/etnologia-brasileira/ http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2009/08/escravos.html http://brasilianafotografica.bn.br/?p=3578

Veja alguns:
Dizem na Guiné que a primeira viagem à Lua foi feita pelo Macaquinho de nariz branco. Segundo dizem, certo dia, os macaquinhos de nariz branco resolveram fazer uma viagem à Lua a fim de trazê-la para a Terra. Após tanto tentar subir, sem nenhum sucesso, um deles, dizem que o menor, teve a ideia de subirem uns por cima dos outros, até que um deles conseguiu chegar à Lua.
Porém, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram; menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como regalo, um tamborinho. O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio. O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido.
Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.






