Seu site de atividades educativas para o ensino infantil

Atividades dia 30 de Janeiro

0 2

Dia da Saudade – 30 de janeiro

Todos nos temos alguém de quem sentimentos saudades, seja uma pessoa distante ou um entende querido que faleceu. Também sentimos saudades de momentos bons que passamos. Saudade é uma palavra complexa e cheia de significados profundos, difícil de ser traduzida para outros idiomas devido a sua complexidade.

Origem do Dia da Saudade – 30 de janeiro

Esta data se destina a recordar a memória das pessoas queridas que já partiram, também serve para lembrar os bons tempos passados, a infância e aquelas pessoas queridas que estão longe.

Sugestão de Atividade para o Dia da Saudade

Ligue para alguém que você ama e sente saudade, envie uma mensagem para alguém distante ou relembre os bons momentos passados com aquela que você ama que não está mais aqui.

Na escola o momento pode ser aproveitado para estimular a expressão de sentimentos e das emoções da criança. Peça a seus alunos para fazerem um desenho de algo ou alguém que tenham saudade. Se sua turma for mais velha, você pode pedir um poema com o mesmo tema.

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – 30 de janeiro

As histórias em quadrinho são uma forma divertida de ler, conhecidas também como HQ`s, elas misturam elementos visuais (imagens) com elementos textuais. Esse gênero literário é muito apreciado pelas crianças e jovens, sendo uma excelente forma de estimular o gosto pela leitura nos pequenos.

comic-backgrounds_23-2147508673-1652101-4333461-6740287

Origem do Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – 30 de janeiro

Esta foi escolhida em virtude de ter sido em um dia 30 de janeiro, no ano de 1869, que a primeira história em quadrinho brasileira foi publicada. O quadrinho chamava-se As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte e foi produzido pelo cartunista Angelo Agostini.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

No dia das Histórias em Quadrinhos que tal comprar uma revista deste gênero literário e ler? Depois você pode presentear seus filhos com ela e incentivar o hábito da leitura.

Na escola você pode levar seus alunos a biblioteca e fazer um momento de leitura ou pede pedir a eles para que criem uma pequena história em quadrinhos, eles farão os desenhos, criarão os personagens e vão escolher o enrendo. Uma forma de estimular a criatividade a leitura ao mesmo tempo.

Dia do Padrinho – 30 de janeiro

Padrinhos são nossos segundos pais. Quando nascemos nossa pais biológicos logo escolhe aquele casal de pessoas queridas e confiáveis que vão ajudar na nossa educação, nos proteger e amar junto a nossa família. Também escolhemos padrinhos para ocasiões importantes como casamento e formatura. Nesta data todos os padrinhos podem ser homenageados, embora o dia seja especificamente destinado a prestar homenagem aos padrinhos de batismo.

images-2-1-7085334-6466316-1372225

Origem do Dia do Padrinho – 30 de janeiro

A data foi escolhida para prestar homenagem aos padrinhos de batismo como forma de homenagear esses importantes personagens da vida social e religiosa dos brasileiros.

Sugestão de Atividade para o Dia do Padrinho

Visite ou ligue para seus padrinhos, caso eles já tenham falecido, dedique um tempo a meditar sobre o que aprendeu com eles e a lembrar de sua memória. Na escola peça para seus alunos fazerem um cartão votivo para entregarem aos seus padrinhos e madrinhas de bastimo em casa.

Leave A Reply

Your email address will not be published.