A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

A importância da data significa muito ao povo negro em sua história.

0 440

O dia da Consciência Negra foi criado no ano de 2003 e incluído no calendário escolar para ser instituído tempos depois como feriado nacional. O feriado é celebrado no dia 20 de novembro e tem como principal referência a data da morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu no ano de 1695.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares foi o líder Quilombo dos Palmares e é conhecido por ter levado a resistência de um povo à frente, contra os ataques dos portugueses. Sua liderança perdurou até os anos de 1678 a 1694, pois no ano seguinte o povo português o pegou em uma emboscada a qual tirou sua vida.

Qual o motivo para se comemorar o dia da Consciência Negra?

O principal e mais importante motivo é justamente pela liberdade de um povo que foi escravizado e torturado durante anos com a chegada ao Brasil de maneira forçosa pelos portugueses. A discussão acerca deste tema é necessária para lutar contra o racismo e toda uma questão de desigualdade social perdura mesmo após tanto tempo.

Caderno de atividades sobre o dia da Consciência Negra

Foi preparado um caderno com várias atividades legais e interessantes que ajudarão o aluno a aprender mais sobre esse dia tão importante na vida de tantos negros no país, que deve ser lembrado e ensinado para todos compreenderem.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

Qual a influência do negro na culinária brasileira?

Vários alimentos do nosso cotidiano tiveram forte influência da cultura negra, dentre elas temos uma das comidas mais apreciada pelos nordestinos que é o acarajé. Nesta atividade, o aluno deverá circular os nomes das refeições e completar a lista abaixo em ordem alfabética.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que estão sempre atrás de novas maneiras para ensinar os alunos sobre questões importantes do cotidiano.

Aprender com matemática

Matemática pode ser uma matéria difícil, mas com o alfabeto pode se tornar muito mais intuitivo e legal. Para realizar essa atividade o aluno deverá resolver as operações abaixo e colocar as letras nos respectivos lugares.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

Para ajudar com esta atividade, o nome de Zumbi dos Palmares foi escolhido por ser resistência e ter lutado até o fim contra os portugueses que tiraram sua vida em 1695.

O que os negros trouxeram para a cultura brasileira

Para concluir esta atividade, o aluno deverá pintar o desenho e por fim, circular o que os africanos acrescentaram na cultura do Brasil.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

A capoeira é um misto de luta marcial, música, dança, cultura popular e esporte, que teve sua origem no Brasil datada no século 16. Tal luta foi criada com intuito de os escravos defenderem-se contra as violências sofridas.

Colorir é também aprender sobre a liberdade e igualdade

O aluno deverá colorir o desenho e circular as palavras que os negros trouxeram para o país e são importantes durante o dia a dia.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

No ano de 1888 a princesa Isabel decretou o fim da escravidão através da Lei Áurea, porém apenas aconteceu pelas inúmeras fugas que poderiam ameaçar as safras de café.

Igualdade e respeito

Será necessário que o aluno escreva as palavras que indiquem igualdade entre as pessoas, sem qualquer tipo de discriminação.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

A esperança é de todos terem um futuro melhor e sem julgamentos sobre diferenças raciais ou qualquer outra coisa que insulte uma pessoa.

Os porquês da Consciência Negra terem acontecido

O aluno responderá quatro perguntas que tem como objetivo fazê-los questionarem-se sobre os motivos da escravidão ter uma data e sua importância.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

A princesa Isabel foi quem assinou a abolição à escravidão, porém seus motivos não eram bons como muitos costumam pensar.

Escolha uma receita que tem influência africana

Muitas comidas no Brasil possuem origem africana e o aluno poderá escolher uma receita e escrever no espaço reservado.

Atividade sobre o dia da Consciência Negra

O vatapá é um dos pratos mais famosos da culinária afro-brasileira e muitos são amantes dessa maravilhosa comida.

As máscaras africanas

O aluno deverá ler o texto que explica mais sobre as máscaras da cultura africana e comentar sobre como podem ser feitas com materiais simples.

Atividade sobre o dia da consciência negra

As máscaras africanas são usadas em rituais e demais cerimônias, além de possuir importância na religião desse povo. Essas máscaras são conhecidas por “Máscara Tribal”, e é uma tradição do povo que fica ao sul do Deserto do Saara.

Pinte a máscara

O aluno deve apenas realizar a pintura da máscara de acordo com sua escolha de cores.

Atividade sobre o dia da consciência negra

Durante as cerimônias essas máscaras estabelecem um contato entre o mundo espiritual e com os deuses.

Pinte a máscara

O aluno deve realizar a pintura dessa máscara de acordo com sua escolha de cores.

Atividade sobre o dia da consciência negra

As máscaras africanas tem seus significados e há diferentes tipos que representam diversas coisas. Elas podem ser utilizadas para agradecer a boa colheita, vitória nas guerras e prosperidade.

Pinte a máscara

Neste ponto, o aluno poderá perceber que existem diversos tipos de máscaras africanas e cada uma representa coisas diferentes para a cultura desse povo.

Atividade sobre o dia da consciência negra

Essas belas máscaras tem em seu significado a humildade, coragem, sabedoria, força perseverança. Elas também são usadas em casamentos, nascimentos e demais rituais de iniciação.

Pinte a máscara

Como o aluno pode perceber, as máscaras africanas tem diversos significados que são importantes para a cultura africana e seu interesse sobre o assunto pode aumentar.

Atividade sobre o dia da consciência negra

Durante funerais e cerimônias para a guerra, dentre outros rituais para realizar a expulsão de espíritos ruins, as máscaras africanas são usadas.

Pinte a máscara

O aluno estará por finalizar a pintura das máscaras e o professor pode instigar a curiosidade das crianças com brincadeiras.

Atividade sobre o dia da consciência negra

É provável que no Período Paleolítico as máscaras já eram usadas e tem cerca de 2,5 milhões de anos.

Adedonha

Mais conhecido em regiões do sudeste como Stop!, a brincadeira consiste em escrever palavras primeiro que os amigos e gritar Adedonha!, ou Stop! Uma letra é escolhida em comum acordo e com concentradas, as crianças devem escrever as palavras que lembram.

Atividade sobre o dia da consciência negra

Usar as letras do alfabeto ajudam na memorização e raciocínio lógico.

Brinque de Adedonha

No espaço reservado, cabe aos alunos escreverem as palavras com base na letra escolhida e finalizar com anotações dos pontos obtidos.

Atividade sobre o dia da consciência negra

Os alunos saberão mais sobre a importância do dia Consciência Negra de forma divertida e intuitiva. Compreenderão a necessidade de se haver um dia a ser comemorado, além de aprenderem sobre uma cultura rica em diversos aspectos.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.