A place where you need to follow for what happening in world cup

Atividade de continhas para educação infantil

Continhas de matemática são importantes para o desenvolvimento da criança

0 306

Crianças tem como principal problema em suas rotinas escolares as aulas de matemática, com aqueles números e sinais diferentes que para eles pode não fazer qualquer tipo de sentido. Cabe ao educador explicar a maneira com a qual funcionam e sua importância no dia a dia.

A importância da matemática

Os neurônios conseguem fazer a conexão e é dessa maneira que o raciocínio lógico, indutivo e dedutivo serão reforçados. Esses estímulos são úteis para fazer o aluno pensar por conta própria e aprender a resolver determinados problemas sozinho.

Foi criado um dia para se comemorar a matemática no Brasil, datado no dia 6 de maio. É provável que muitas pessoas nunca tenham descoberto que esse dia é comemorado uma das matérias mais importantes do mundo.

Julio César de Mello e Souza nasceu no dia 6 de maio de 1895 e seu falecimento ocorreu no ano de 1974, portanto escolheram a data de seu aniversário para realizar essa homenagem.

Os números estão por toda parte

Desde abrir os olhos pela manhã, até a hora de caminhar até a escola são contabilizadas as horas através do relógio. Uma noite de sono com duração de 8 oito horas ou mais, entra matemática, da mesma forma que ao fazer bolo ou esquentar uma comida no micro-ondas. Estão presentes nas casas, na rua, nos preços de produtos, nas placas dos carros.

Caderno de atividades com continhas para educação infantil

Foi preparado um caderno especial com várias continhas para serem usadas com crianças, e cabe ao professor ajudá-los a resolver esses probleminhas.

Atividade de continhas para educação infantil

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que estão sempre a ensinar sobre a matemática de maneira fácil e simples.

Conte as garrafas de leite

Para esta atividade o aluno deve contabilizar o número total de garrafas e colar os números que correspondem ao resultado obtido acima das garrafas.

Atividade de continhas para educação infantil

O consumo de leite acontece desde o período neolítico, datado há 6.000 anos. Inicialmente, a vaca foi domesticada e depois a cabra e por fim a ovelha. O leite é uma bebida rica em cálcio que serve para fortalecer os ossos, a fim de evitar problemas como a osteoporose.

Caixas

Será necessário que o aluno identifique o número de bolas com as respectivas cores, recortar e colá-las em seus devidos lugares.

Atividade de continhas para educação infantil

De acordo com pesquisadores, as caixas de papelão tiveram origem na China há cerca de 3 a 4 mil anos. Ainda na Dinastia Han, os chineses utilizavam folhas feitas da casca de amoreira com o intuito de proteger os alimentos. O país chinês aparece em segundo lugar no que se diz invenções patenteadas, apenas atrás dos Estados Unidos.

Conte as estrelas

A atividade a seguir tem como objetivo fazer os alunos contarem o número de estrelas, recortar e colar os números que equivalem ao resultado obtido.

Atividade de continhas para educação infantil

É estimado que a Via Láctea possua cerca de 200 a 400 bilhões de estrelas, já as galáxias tem cerca de centenas de bilhões. Quando olhamos para o céu noturno apenas vimos centenas de estrelas ou próximo disso, mas com ajuda de um telescópio torna-se possível enxergar seu brilho.

Ligue os numerais

O aluno deverá apenas ligar as imagens aos números que correspondem entre si. Por fim, poderá pintar as figuras.

Atividade de continhas para educação infantil

No século 17 alguns carpinteiros de Nuremberg, na Alemanha, passaram a fazer lápis, porém isso deixou de acontecer no século 18, graças as oficinas familiares. A Kaspar Faber, de 1761, existente até os dias de hoje fabricam os famosos lápis da Faber-Castell.

Ligue os numerais às figuras

Da mesma forma que na atividade anterior, o aluno deve apenas ligar os números correspondentes nas imagens e por fim pintá-las.

Atividade de continhas para educação infantil

Em 1800 os bonés passaram a serem vistos nas cabeças de açougueiros, na Inglaterra. Tal acessório era feito em gomos, o que significa que possuía partes costuradas. Atualmente os bonés são acessórios da moda, qualquer pessoa pode usá-lo seja para passear na praia ou apenas sair com amigos.

Ligue as imagens

Para finalizar a atividade, o aluno pode pintar todas as imagens e ligá-las aos respectivos números que estão na lacuna ao lado.

Atividade de continhas para educação infantil

A lupa tem como função ampliar imagens para tornar mais fácil a observação de objetos muito pequenos ou alguns detalhes que possam passar despercebidos. Por exemplo, ao se ver um inseto no chão com ajuda da lupa poderá ser possível enxergá-lo mais de perto, para assim perceber suas peculiaridades e diferenças.

Pinte de acordo com o número

O aluno precisa prestar atenção ao realizar tal atividade porque é necessário pintar apenas o número exigido na imagem.

Atividade de continhas para educação infantil

Charles Marie de la Condamine, levou consigo para a Europa algumas poucas amostras de algo extraído da Seringueira. No ano de 1770, as amostras iniciais de borracha chegaram à Inglaterra.

Pinte o número que se pede

Ainda é necessário manter a atenção do aluno e não deixá-lo pintar números a mais. O professor deve auxiliar durante a explicação.

Atividade de continhas para educação infantil

Os ursos pardos podem chegar a 3 metros de altura e correm com duas pernas, assim como os seres humanos. Eles são os maiores mamíferos que se alimentam de carne no mundo.

Finalize os numerais

O aluno poderá finalizar os numerais ao terminar de pintar os números exigidos em cada lacuna. A questão de os ver perguntar sobre o porquê de ser seis ou dois é importante, porque mostra que prestam atenção ao que estão a fazer.

Atividade de continhas para educação infantil

O cérebro dos gatos são mais parecidos com o do ser humano, ao contrário do cachorro. Há uma região no cérebro dos felinos e humanos que são totalmente similares.

Pinte somente os números

Para realizar tal atividade o aluno deve pintar apenas os números que estiverem embaralhados por entre as letras do alfabeto.

Atividade de continhas para educação infantil

Os fenícios desenvolveram o alfabeto através da base da escrita dos semitas. O alfabeto fenício tem em sua composição 22 signos que tornam possível elaborar qualquer palavra.

Pinte somente as letras

O aluno deve colorir apenas as letras, desta vez, para deixar de lado por um momento os números. O professor pode sugerir cores a serem usadas.

Atividade de continhas para educação infantil

O alfabeto brasileiro é composto de 26 letras, e as letras K, W e Y, que antes eram usadas em poucos casos já fazem parte dele.

Pinte apenas os números

Para concluir a atividade de colorir números e letras, o aluno precisa pintar apenas o que tiver de número na imagem.

Atividade de continhas para educação infantil

Na matemática números e letras serão vistos mais vezes no futuro, e conhecê-los um pouco antes do que está por vir é importante para as crianças. Eles vão ser complexos e complicados para alguns, porém terão sua utilidade em vários momentos.

Complete os numerais

Para esta atividade o aluno deve apenas acrescentar os números que não estão no quadrinho e contar o número de estrelas.

Atividade de continhas para educação infantil

As estrelas podem ser observadas no céu noturno emitindo seu forte brilho, porém elas também são quentes e são radioativas.

Conte o número de bolas

Completar o numeral e contar a quantidade de bolas nas lacunas do lado devem ser realizadas para concluir a atividade.

Atividade de continhas para educação infantil

Por mais que seja impossível de acreditar, as bolas foram feitas na China no século 4. É possível que a primeira bola tenha sido criada pelo governante Fu-Hi que era amante de invenções. Os inventores são pessoas dotadas de conhecimento e criatividade, que os permitem criar coisas de todo tipo.

Complete o numeral de trás para frente

Para concluir a atividade de numerais, o aluno deve completar os espaços com os números de trás para frente, e por fim contar a quantidade de estrelas.

Atividade de continhas para educação infantil

As estrelas, na verdade, tem uma forma esférica e bem diferente do que as imagens mostram. Essa é a maneira de ter equilíbrio porque possuem muita massa.

Conte junto com os dedos

Faça os sinais com as mãos de acordo com as imagens para poder registrar os números obtidos e depois poder pintar cada figura.

Atividade de continhas para educação infantil

Algumas pessoas não podem se comunicar com outras porque nasceram surdas e como não sabem a forma de dizer as palavras, interagem com a Língua Brasileira de Sinais mais conhecido como LIBRAS. Vale lembrar que nem todo surdo é um surdo-mudo.

Conte os objetos

O aluno precisa contar os objetos contidos na imagem, colocar os resultados nas linhas abaixo e finalizar com o desenho colorido.

Atividade de continhas para educação infantil

Contar a quantidade de itens é necessário aos alunos que estão a aprender matemática básica, e evitar ter eventuais problemas com dinheiro, por exemplo. Eles terão um raciocínio lógico para solucionar determinadas coisas e aprenderão a pensar mais rápido.

Conte cada objeto

A atividade será concluída ao contar cada objeto, preencher com a resposta nas linhas abaixo e colorir com as cores que o aluno desejar.

Atividade de continhas para educação infantil

Para explicar sobre continhas aos alunos este material poderá auxiliar o professor, além de ter um rendimento maior em suas aulas. Em alguns momentos haverá curiosidade das crianças sobre o porquê de precisarem contar coisas ou de aprender matemática.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.