A lebre e a tartaruga, faz parte do clássicos, atribuídos a Esopo. é praticamente impossível ouvir contar essa fábula e não refletir em frases como : ” Devagar e sempre”, “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente”. Apontando o ato da tartaruga e a frescura da lebre.
São ditos e mais ditos, os quais, justificam a sabia fábula, que defende as possibilidades de se dar bem, agindo com constância nas obras. A conhecida história deixa ainda, um bom ensinamento para quem gosta de zombar das capacidades alheias.
Atividades
A lebre e a tartaruga- Fábula de Esopo
Dona Tartaruga como sempre, dava sua volta a tardinha no campo, sem pressa ou preocupação, vivia cada dia de uma vez. Um dia ao passar próximo á toca da Lebre vaidosa, ouviu palavras das quais não gostou.

Sem nenhum respeito, a lebre desafiou a pobre Tartaruga:
-Você é lenta hein! Enquanto eu dou a volta na floresta três vezes e volto, porém você não nem mesmo chegou na esquina!
-Cada um com sua capacidade, dona Lebre! se não consigo ser tão rápida quanto você, me conforto em saber que embora devagar eu posso caminhar.
O bem-te-vi ouvindo a discussão, intencionou dar uma lição na lebre. Metendo o bico na conversa, propôs às duas:


-Escute amigas, é feio ficar discutindo, quem pode mais ou quem pode menos! Por que vocês não tiram as diferenças na disputa?
-Disputa de quê Bem-te-vi ? Com essa lerda da tartaruga, é capaz de não conseguir me acompanhar nem em um espirro!
– Hora dona lebre, não se deve dar tanta certeza das coisas quando não se pode provar, concorda? Vocês devem fazer uma competição. Eu e os animais da floresta, colocaremos uma faixa de chegada lá perto do bambuzal, a primeira de vocês duas, que chegar no local, será considerada a campeã, e receberá todos os aplausos dos bichos.- Dando uma enorme risada, a lebre disse: Aceito!

A pobre tartaruga, embora sentindo-se humilhada, não deu o braço a torcer:
– Eu também aceito Bem-te-vi! Sei que minhas capacidades são limitadas, mas, não custa nada tentar!
– É assim que se fala dona Tartaruga, não devemos nos dar por vencido antes de ter competido!
A lebre e a tartaruga – A competição
Quando tudo estava já preparado para o desafio, o bem-te-vi deu a largada. A lebre com uma rapidez, desapareceu na frente, enquanto a tartaruga, se esforçando para arrastar o peso de seu casco seguia em linha reta.


O bem-te-vi voando, alcançou a lebre e sugeriu: – Dona lebre, para que correr tanto? Sabe muito bem que a tartaruga nem saiu das proximidades de sua casa! para que tanta pressa? Porque não deita um pouco e descansa, enquanto isso a molenga da tartaruga caminha, quando avistá-la lá na ponta, você se levanta e corre, chegando certamente na frente.
Ouvindo o bem-te-vi, a lebre concordou e logo caiu no sono! As horas passaram, a pobre tartaruga se esforçava mais e mais. Aproximando-se do local de chegada, ela viu a lebre deitada em profundo sono. Sem dizer nada continuou a difícil caminhada.

Ao despertar do sono, a lebre ouviu gritos e aplausos. Confusa ela balançou a cabeça e perguntou, o que está acontecendo? Contudo, correu velozmente em direção ao local de chegada foi surpreendida, quando viu todos os bichos aplaudindo a tartaruga, que acabar de atravessar a linha de chegada!
O bem-te-vi , rolava de tanto rir! A tartaruga,entretanto, mal podia acreditar que havia vencido aquela disputa, e a lebre envergonhada, nunca mais teve coragem de afrontar a pobre tartaruga!

Moral da história ” Devagar e sempre, se chegará onde desejar”.
Fábula de Esopo – Adaptação Eline Costa
Autor da história: A lebre e a tartaruga
Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.No entanto, várias adaptações são feitas aos longos dos anos.

Exercícios de leitura para fundamental I
- Escreva em seu caderno 3 adjetivos da tartaruga e 3 adjetivos da lebre
- Copie do texto: 4 palavras trissílabos e duas dissílabos
- Por que o bem-te -vi quis ajudar a tartaruga vencer a corrida?
- O que acontece quando nos esforçamos para conseguir bons resultados?
- Você acha que a lebre fez bem em humilhar a tartaruga?
Você encontrará mais atividades na´demonstre seguindo esse link aqui
Proposta de atividade/dinâmica
- O professor levará as crianças para o pátio ou quadra
- Promova uma competição de passos largos
- A principio deverão competir todos os alunos
- o primeiro a chegar deve ser separado
- Repita a competição, e novamente selecione o primeiro.
- Repita até tirar os três vencedores, e faça a competição entre eles.
Atenção! Não vale correr, contudo, a competição precisará ser feita à passos largos!
Fim
Se você gostou da fábula a lebre e a tartaruga, no blog da demonstre tem mais! São várias fábulas de Esopo adaptadas, com atividades para serem desenvolvidas entre os pequeninos. Portanto, não esqueça de curtir e deixar seu comentário!
Um abraço e até breve!