Siga nossas redes sociais:

Search
Search
Close this search box.
slide4-27-6680319-7475554-7293161

Enunciação literária

Olá, pessoal! Hoje no demonstre viemos pra falar sobre literatura e leitura no geral. Você conhece o termo enunciação literária? Vem com a gente pra conferir!

Os princípios da enunciação literária

Quando alguém “pegou a palavra” e disse “eu” implicitamente ou explicitamente, ele imediatamente colocou o som ouvido ou prestes a ser ouvido por outras pessoas (como interlocutores) na cena. O uso repetido de qualquer idioma em qualquer sociedade constitui essa descrição. A linguagem só pode ser posta em prática através da expressão, portanto, só pode ser estudada no processo de expressão: quem está falando? Com quem você está falando? O que os palestrantes dizem, com quem estão conversando?

Essas perguntas indicam outros fatores importantes para a compreensão desse processo: o tempo e o espaço das pessoas que estabelecem o diálogo. Eu, a primeira pessoa no discurso, estou inserida no contexto da sociedade-história e devo me dirigir a você, a segunda pessoa, e você se comunicará através da linguagem. Quando você atende um telefonema ou responde a um e-mail, quando debate com um parceiro atencioso ou um oponente político, quando ouve um sermão religioso ou discurso publicitário, as cenas narrativas e os discursos que os compõem mudam.

A consolidação da enunciação literária

É nessa série de experiências humanas que a enunciação literária foi estabelecida, precisamente no estágio do jogo de linguagem em si, no estágio do falante. Nesse caso, a pronúncia é expandida com vários “eu” e “tus”, que estão relacionados na cadeia de expressões. Estabelece não apenas a relação entre interlocutores reais, mas também estabelece a relação entre interlocutores ficcionais, ou seja, narradores, caracteres e gráficos de texto (como autores e leitores implícitos). Tudo isso pode ser expandido infinitamente em todas as performances de escrita e leitura. Esse desenvolvimento pode mostrar intertextualidade e geralmente é metalingüístico (a linguagem mostra sua própria função), mas é sempre variável e sempre histórica. Isso ocorre porque toda cena confusa pode se referir a outras cenas, sejam elas voltadas para o mundo ou para outras obras literárias.

Enunciação literária

Nesse processo, o campo do discurso ficcional está relacionado a outros campos do discurso, divididos em diferentes textos e gêneros. Portanto, o discurso ficcional pode ser combinado com outros discursos e métodos discursivos para assimilá-los, mas, em teoria, a proposta de interação literária é diferente porque utiliza edifícios que representam a criatividade da criação artística.

Espero que o conceito de enunciação literária tenha ficado claro

Acompanhe outros textos sobre literatura e linguagem aqui no Demonstre, por exemplo, você já viu nosso texto sobre leitura intensiva?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CATEGORIAS

POSTS RELACIONADOS

A brincadeira stop a mais nova versão do clássico jogo de adedonha Aprenda mais sobre este game seu funcionamento e...

Entrar no mês de junho e não pensar em brincadeiras de festa junina festa e comidas típicas da época é...

O dia do trabalhador é comemorado internacionalmente todos os anos no dia 1 de maio e esta data existe desde...